Fermentação transbordou - FG em 1 dia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Philype Soares

Active Member
Joined
Nov 7, 2018
Messages
25
Reaction score
1
Location
Brasil
Buenas cervejeiros!
Sou bem novo aqui, e no mundo da cerveja artesanal. A pouco tempo, coisa de 1 mês, comprei meu kit básico pra produção em casa: 1 panela, 2 baldes, chiller etc... Kit com fundo falso.
Enfim, minha primeira brassegem foi no dia 02/11 de uma Weiss. Alguns percalços mas deu pra beber no fim das contas.

Ontem, dia 02/12 fui brassar pela segunda vez, uma APA. Kit de insumos pronto, com receita etc, pois ainda não sou entendido dos ingredientes pra comprar e fazer separado.
Mostura e fervura tudo perfeito. Usei whirlfloc pela primeira vez, aos 15 minutos finais.
Na hora colocar pro balde fermentador, estranhei pois fez muita espuma. MUITA mesmo, quase meio balde de espuma, tive que retirar bastante.
Eu abro a torneira da panela e deixo o balde no chão para criar um oxigênio no balde.
Enfim, coloquei fermentar umas 17:30h. O balde de fato ficou cheio. Capacidade de 22 litros, devia ter uns 19. Ainda não tenho controle total da minha temperatura de fermentação, então ela fica em um quarto onde consigo controlar com o ar condicionado. No momento estava em 24 graus. Quando cheguei em casa por volta das 22:00h já havia bom movimento no airlock.
Mais tarde, umas 23:30h quando fui verificar o balde, aí começou meu desespero. Transbordou tudo, saindo pelo airlock muita espuma.

Retirei o airlock um pouco, deixei sem um tempo, ele tava espumando demais mesmo.
Coloquei de volta, e fui dormir, deixei a bagunça rolar.

Enfim, minha OG estava em 1050, e hoje, depois de passado aquele tumulto de espuma, medi de novo pois está bem pouco movimento no airlock, quase nada... minha densidade está em 1015, sendo que o esperado FG da receita é 1016.

Eu não sei o que faço, se deixo assim os 7 dias da fermentação ou o que faço...
Enfim, desculpe o relato grande, é que não consigo resumir muito as coisas. Gosto que fiquem sabendo com o máximo de detalhes.

Agradeço se alguém puder me ajudar!
Meu nome é Philype Soares, sou do interior do RS.
Abraço gurizada!
 
Bem, tu teve uma fermentação bem acelerada por conta a alta temperatura.

Tenha em mente que a fermentação gera muito calor, com diferenças de mais de 3ºC entre a parte externa de um fermentador e a interna. Uma sala com ar condicionado tem uma grande variação de temperatura durante seu funcionamento (aquele comportamento das noites de se cobre, se descobre, se cobre de novo).

As leveduras tem uma atividade diretamente relacionada a temperatura, quanto mais alta, mais atividade. É possível sim que tenha fermentado tudo e 1 dia, mas também é bem possível que tenhas álcool superior produzido nesta loucura toda que foi esta fermentação.

Segue o baile e não desanima. No final vai ser cerveja, talvez com alguma dor de cabeça depois, mas ainda cerveja.
 
Bem, tu teve uma fermentação bem acelerada por conta a alta temperatura.

Tenha em mente que a fermentação gera muito calor, com diferenças de mais de 3ºC entre a parte externa de um fermentador e a interna. Uma sala com ar condicionado tem uma grande variação de temperatura durante seu funcionamento (aquele comportamento das noites de se cobre, se descobre, se cobre de novo).

As leveduras tem uma atividade diretamente relacionada a temperatura, quanto mais alta, mais atividade. É possível sim que tenha fermentado tudo e 1 dia, mas também é bem possível que tenhas álcool superior produzido nesta loucura toda que foi esta fermentação.

Segue o baile e não desanima. No final vai ser cerveja, talvez com alguma dor de cabeça depois, mas ainda cerveja.

Show cara, obrigado pelo suporte!
Vou providenciar uma geladeira usada e um controlador de temperatura pra fermentar melhor.
Vou deixar pelos 7 dias assim mesmo.
Obrigado!
 

Latest posts

Back
Top