Fermentação sob Pressão - Lager e Ales

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Nem cheguei usar o meu ainda, o vazamento não é entre a tampa e a conexão, acredito que seja no tubo pescador, por ser de alumínio, quando aperto o terminal ball lock, a mola do puppet amassa a borda do tubo pescador.
O meu não veio com o tubo de extração, como tenho outro terminal ball lock de liquido parado, estava pensando em retirar a válvula de segurança, e instalar o ball lock de liquido no lugar dela com uma mangueira ligada em um flutuador, assim ficaria bem parecida com o fermzilla. Daria para instalar o terminal ball lock no furo da outra conexão, mas ai eu perderia o termostato que vai dentro do liquido.
Eu ja havia pensado em fazer isso, tirando a valvula de segurança. Pra isso você vai precisar de uma broca mais larga pra aumentar esse buraco, inutilizando ele para a valvula de segurança dai pra frente.
Só não fiz porque vira e mexe minhas spunding valves travam, ai o que salva é a valvula de segurança.
 
Eu ja havia pensado em fazer isso, tirando a valvula de segurança. Pra isso você vai precisar de uma broca mais larga pra aumentar esse buraco, inutilizando ele para a valvula de segurança dai pra frente.
Só não fiz porque vira e mexe minhas spunding valves travam, ai o que salva é a valvula de segurança.

esse é meu medo, vou fazer mais uns testes mantendo a valvula de segurança, e utilizando um termostato externo
 
@johnsonbio @jgpc

vcs já utilizam a Spunding Valve da Kegland v1? Estou tentando usar, mas após a fermentação, sempre noto perda de pressão ao longo dos dias. Fiz um teste pressurizando a válvula isoladamente com 2bar, no dia seguinte estava praticamente com 1bar... como nunca usei e desde a primeira vez teve esse comportamento, estou tentando entender se é um comportamento esperado, se estou fazendo algo de errado ou se pode ser um micro furo, algo do tipo.

fiz a montagem da válvula seguindo o sentido da seta para a saída do gás
fecho a válvula e depois abro até atingir a pressão desejada
uso ball lock para a conexão junto com os engates dmfits
testei todas as peças mergulhando em água, nenhuma mostrou qualquer sinal de borbulhamento
 
@johnsonbio @jgpc

vcs já utilizam a Spunding Valve da Kegland v1? Estou tentando usar, mas após a fermentação, sempre noto perda de pressão ao longo dos dias. Fiz um teste pressurizando a válvula isoladamente com 2bar, no dia seguinte estava praticamente com 1bar... como nunca usei e desde a primeira vez teve esse comportamento, estou tentando entender se é um comportamento esperado, se estou fazendo algo de errado ou se pode ser um micro furo, algo do tipo.

fiz a montagem da válvula seguindo o sentido da seta para a saída do gás
fecho a válvula e depois abro até atingir a pressão desejada
uso ball lock para a conexão junto com os engates dmfits
testei todas as peças mergulhando em água, nenhuma mostrou qualquer sinal de borbulhamento

Brunoh, vc fez o teste com o líquido dentro?
Caso sim, sempre vai ter absorção do gás no líquido.
Outra coisa, temperatura tb é um fator de oscilação de pressão.
Faço os meus testes no meu Fermzilla com sanitizante dentro, pressurizo e deixo um tempo, coloco de ponta cabeça tb e vejo se não tem vazamento.
Normalmente pego vazamento nos conectores carbonators, aí só aperto mais um pouco e não mexo mais, na tampa ou no pote coletor ainda não tive problema
 
Brunoh, vc fez o teste com o líquido dentro?
Caso sim, sempre vai ter absorção do gás no líquido.
Outra coisa, temperatura tb é um fator de oscilação de pressão.
Faço os meus testes no meu Fermzilla com sanitizante dentro, pressurizo e deixo um tempo, coloco de ponta cabeça tb e vejo se não tem vazamento.
Normalmente pego vazamento nos conectores carbonators, aí só aperto mais um pouco e não mexo mais, na tampa ou no pote coletor ainda não tive problema

Fiz testes sem líquido, quando desconecto do postmix a spunding valve fica pressurizada, mas aos poucos vai perdendo pressão, até zerar em alguns dias. Coloquei a spunding valve pressurizada dentro da água para tentar ver vazamento, nada, não tem borbulhamento... testando no cilindro de CO2, pressurizo, fecho o registro do regulador para isolar a spunding valve e no outro dia a pressão do manômetro da spunding valve está menor que o do regulador de pressão do cilindro de CO2...

Anexei uma foto do setup para ficar mais fácil o entendimento, pressurizo, regulando pressão que ficará em ambos os manômetros, com regulagem da spunding valve próxima desta, porém ligeiramente maior, fecho o registro amarelo do regulador de pressão do cilindro e acompanho a evolução ... que não se manem...

Já testou deixar a válvula pressurizada ao retirar do postmix? A pressão se manteve? (Lógico, considerando que não tenha vazamento no conector ball lock)
 

Attachments

  • IMG_0526.jpg
    IMG_0526.jpg
    54.5 KB · Views: 46
Last edited:
Olá a todos,

Irei em breve fermentar sob pressão pela primeira vez.
A fermentação será no keg.
No entanto, há uma dúvida que tenho que não encontrei informação nenhuma.
Talvez me possam ajudar:

É necessário deixar um "headspace" idêntico ao da fermentação tradicional?

Grato pelas respostas! 👍
 
Olá a todos,

Irei em breve fermentar sob pressão pela primeira vez.
A fermentação será no keg.
No entanto, há uma dúvida que tenho que não encontrei informação nenhuma.
Talvez me possam ajudar:

É necessário deixar um "headspace" idêntico ao da fermentação tradicional?

Grato pelas respostas! 👍
Na teoria, a pressao diminui o krausen. Na pratica ja tive problemas e amigos qvtambem tiveram problemas. O krausen subiu, entupiu a spunding valve e por pouco nao causou o estouro da valvula de segurança. De amigos chegou a estourar a valvula.
Eu sugiro manter o headspace. Nao seja guloso eheh
 
Fiz testes sem líquido, quando desconecto do postmix a spunding valve fica pressurizada, mas aos poucos vai perdendo pressão, até zerar em alguns dias. Coloquei a spunding valve pressurizada dentro da água para tentar ver vazamento, nada, não tem borbulhamento... testando no cilindro de CO2, pressurizo, fecho o registro do regulador para isolar a spunding valve e no outro dia a pressão do manômetro da spunding valve está menor que o do regulador de pressão do cilindro de CO2...

Anexei uma foto do setup para ficar mais fácil o entendimento, pressurizo, regulando pressão que ficará em ambos os manômetros, com regulagem da spunding valve próxima desta, porém ligeiramente maior, fecho o registro amarelo do regulador de pressão do cilindro e acompanho a evolução ... que não se manem...

Já testou deixar a válvula pressurizada ao retirar do postmix? A pressão se manteve? (Lógico, considerando que não tenha vazamento no conector ball lock)
A minha tb vaza e não consegui resolver. Oq faço, como o vazamento é lento é monitorar. Acabou a fermentação, tiro a valve. Começou a cair, vejo se a fermentação ja acabou e tiro a valve.
 
A minha tb vaza e não consegui resolver. Oq faço, como o vazamento é lento é monitorar. Acabou a fermentação, tiro a valve. Começou a cair, vejo se a fermentação ja acabou e tiro a valve.

É o que tenho feito também ... obrigado por compartilhar! cheers!
 
Bom dia pessoal, alguns de voces fizeram os testes em cervejas belgas como Dubbel, Tripel, Quadruppel em fermentação sob pressão? Devido a necessidade da produção de esteres para ceverjas belgas voces acham que a pressão pode atrapalhar? Pelo que eu sei meio por cima na Belgica tem alguns fementadores que são "deitados" para não gerar pressão, mas n me aprofundei sobre...
 
Bom dia pessoal, alguns de voces fizeram os testes em cervejas belgas como Dubbel, Tripel, Quadruppel em fermentação sob pressão? Devido a necessidade da produção de esteres para ceverjas belgas voces acham que a pressão pode atrapalhar? Pelo que eu sei meio por cima na Belgica tem alguns fementadores que são "deitados" para não gerar pressão, mas n me aprofundei sobre...
Atrapalha sim, justamente em razão da inibição da multiplicação celular e consequente redução da produção de ésteres. Uma saída é iniciar a fermentação com a válvula aberta (ou usar airlock/blowoff) e só fechar no finalzinho, quando os compostos aromáticos já estiverem formados.
 
Sera que da certo forçar uma temperatura alta tipo uns 25 a 30 graus pra forçar a produção de esteres e compensar a perda sob pressão? Problema de colocar priming é o contato com o oxigênio só, que é uma das vantagens de um fermentador pressurizado.
 
Fermento sob pressão e não volto mais para a bombona. Fermento em Barril de 50l, na maioria das vezes fermento com airlock e coloco no 3o dia faço spunding de 15 a 20psi. Já sirvo do barril mesmo, faço dry hopping também (uso no sifão um pedaço de copo plastico com um voil por cima para pegar a cerveja acima da lama e também não entrar lupulo do dry hopping no sifão). A vantagem que vejo, é que não oxida mais a cerveja na trasfega e consigo beber ALEs com 7 a 10 dias (apesar de que la pelo 15do costumam estarem melhor) e da menos trabalho de fermentar, trasfegar, carbonatar, etc.... Para limbar o Barril uso soda caustica e esquento o barril no fogão, se estou sem muito saco, so lavo o barril com agua e faço no chill. Jogo o mosto quente pro barril a 90oC e deixo de um dia pro outro resfriando fora da geladeira (fecho com o sifão para fechar fermeticamente e não contaminar) . Realmente há pouco informaçõe sobre o assunto. Existe alguns podcast e experimentos:
https://beersmith.com/blog/2018/01/...s-white-john-blichmann-beersmith-podcast-163/
http://brulosophy.com/2018/08/30/im...ion-on-a-lager-beer-the-bru-club-xbmt-series/
http://brulosophy.com/2016/06/13/un...ed-fermentation-on-lager-exbeeriment-results/
http://brulosophy.com/2015/04/27/un...gher-psi-fermentations-exbeeriment-results-2/
http://brulosophy.com/2018/02/26/ca...-carbonation-vs-spunding-exbeeriment-results/
mas como fica o tempo de consumo ja q a lama e possivelmente o DH ficam até o fim no fermentador??
 
Sera que da certo forçar uma temperatura alta tipo uns 25 a 30 graus pra forçar a produção de esteres e compensar a perda sob pressão? Problema de colocar priming é o contato com o oxigênio só, que é uma das vantagens de um fermentador pressurizado.
Já estou na quinta leva de 50l no fermizilla, fiz todas com pressão do começo ao fim a 25º e 1,8bar, com o S-04 fermentou em 3 dias. Já fiz Cream Ale, IPA e Amber Ale, todas perfeitas como se tivesse a 17º.
 
Já estou na quinta leva de 50l no fermizilla, fiz todas com pressão do começo ao fim a 25º e 1,8bar, com o S-04 fermentou em 3 dias. Já fiz Cream Ale, IPA e Amber Ale, todas perfeitas como se tivesse a 17º.
Fiz 20L de ipa a 28° e 0.7bar porém foi com Kveik.
Ficou boa! Atenuou quase tudo em 2 dias.
 
Atrapalha sim, justamente em razão da inibição da multiplicação celular e consequente redução da produção de ésteres. Uma saída é iniciar a fermentação com a válvula aberta (ou usar airlock/blowoff) e só fechar no finalzinho, quando os compostos aromáticos já estiverem formados.
O certo é iniciar com a spunding valve aberta porque a maioria dos compostos indesejados são produzidos no início da fermentação, "fecha" ao final da primária ou para a secundária.
 
O certo é iniciar com a spunding valve aberta porque a maioria dos compostos indesejados são produzidos no início da fermentação, "fecha" ao final da primária ou para a secundária.
Na minha opinião, não existe "o certo".
Já fiz algumas fechadas desde o início (na verdade faço todas fechado desde o inicio. Algumas pressurizo logo que inoculo e outras deixo subir naturalmente a pressao) as lagers quando pressurizo desde o inicio ficaram até melhores do que quando nao pressurizo.
Eu nao entendo muito essa teoria de que no inicio os compostos indesejaveis sao gerados e vai pra breja...Sim eles sao gerados, mas mesmo sob pressao eles irao sair. A fermentação gera muuuuuuito co2 e nada do que foi gerado no inicio ira ficar no fermentador pois sera liberado. Lembrando que o fechado nao é simplesmente fechado, é limitado em determinada pressao, ou seja, sempre tem gas saindo.
 
Galera, minha primeira cerva Blonde Ale em um fermentador pressurizado de 300 litros. Enchemos com 250 litros. Segui a receita, 7 dias de fermentação, liberei o CO2 no início, mas mantive a pressão em 1,5. Na fermentação com a diminuição da temperatura a pressão caiu, segui os 10 dias de maturação injetando CO2 em 1,5, no outro dia zerado de novo, deixei uns dias umas 6 horas conectado, e a pressão caia um pouco no outro dia. Envazei umas garrafas e o gás me pareceu ótimo, mas o manômetro agora está no zero pressão novamente. A dúvida é, quando a cerveja está carbonatada o manômetro v deveria ficar na pressão 1 ou 1,5? Ou não, ela pode estar carbonatada com a pressão marcada em zero? Já gastei um cilindro de 6kg
 
Galera, minha primeira cerva Blonde Ale em um fermentador pressurizado de 300 litros. Enchemos com 250 litros. Segui a receita, 7 dias de fermentação, liberei o CO2 no início, mas mantive a pressão em 1,5. Na fermentação com a diminuição da temperatura a pressão caiu, segui os 10 dias de maturação injetando CO2 em 1,5, no outro dia zerado de novo, deixei uns dias umas 6 horas conectado, e a pressão caia um pouco no outro dia. Envazei umas garrafas e o gás me pareceu ótimo, mas o manômetro agora está no zero pressão novamente. A dúvida é, quando a cerveja está carbonatada o manômetro v deveria ficar na pressão 1 ou 1,5? Ou não, ela pode estar carbonatada com a pressão marcada em zero? Já gastei um cilindro de 6kg
O CO2 dissolve na cerveja e a pressão cai mesmo, tem que tomar cuidado pra não carbonatar demais. Segue a tabela de carbonatação forçada.
 
Galera, minha primeira cerva Blonde Ale em um fermentador pressurizado de 300 litros. Enchemos com 250 litros. Segui a receita, 7 dias de fermentação, liberei o CO2 no início, mas mantive a pressão em 1,5. Na fermentação com a diminuição da temperatura a pressão caiu, segui os 10 dias de maturação injetando CO2 em 1,5, no outro dia zerado de novo, deixei uns dias umas 6 horas conectado, e a pressão caia um pouco no outro dia. Envazei umas garrafas e o gás me pareceu ótimo, mas o manômetro agora está no zero pressão novamente. A dúvida é, quando a cerveja está carbonatada o manômetro v deveria ficar na pressão 1 ou 1,5? Ou não, ela pode estar carbonatada com a pressão marcada em zero? Já gastei um cilindro de 6kg
Certamente há um vazamento aí amigo.
Salvo algum problema no seu manômetro, a cerveja não estará carbonatada marcando zero de pressão.
 
Tenho um Fermzilla, que quando há algum vazamento nos carbonators, acontece exatamente isso que vc relata.
Com uma esponja e sabão, da pra vc ir rastreando o possível vazamento.
Boa sorte ai!
 
Está parecendo ser vazamento sim.
Mas essa quantidade de 250Litros de cerveja também pode estar absorvendo ainda todo o gás, até chegar os 1,5Bar.
Por isso sua cerveja pode estar um pouco carbonatada, mas NÃO a 1.5 bar.
Só vai carbonatar a 1.5 Bar quando toda a cerveja estiver em contado com o CO2. Por isso as pessoas ficam balançando o postmix pra carbonatar mais rápido.

Faz um teste.
Pega uma garrafa PET de 2 Litros e joga 1.5 Bar de CO2 até a garrafa estufar. Depois, tire o carbonator e balança a garrafa. Vai ver que a garrafa vai ficar sem pressão as primeiras vezes. Quando colocar o Carbonator novamente a garrafa vai inflar novamente.
Isso só acaba quando toda a cerveja carbonatar a 1.5Bar, ou se ficar um tempo conectado ao CO2, porque vai entrando gás por um tempo.

Como você fez 250 Litros, é muita coisa. Deve demorar muito mais e levar muito mais gás.
Dependendo da grana, seria bom tacar prime e esperar uns 12 dias, claro com a Spundind Valve regulada aos 1.5bar que você usa.
Deverá gastar pouco com o prime e nesse tempo a cerveja também vai maturando.
Mas se o problema não for grana, acho que vai precisar de bastante CO2 mesmo.

Mas minha opinião é que está tendo vazamento sim.
Verique as mangueiras e os encaixes do fermentador.
 
Galera, minha primeira cerva Blonde Ale em um fermentador pressurizado de 300 litros. Enchemos com 250 litros. Segui a receita, 7 dias de fermentação, liberei o CO2 no início, mas mantive a pressão em 1,5. Na fermentação com a diminuição da temperatura a pressão caiu, segui os 10 dias de maturação injetando CO2 em 1,5, no outro dia zerado de novo, deixei uns dias umas 6 horas conectado, e a pressão caia um pouco no outro dia. Envazei umas garrafas e o gás me pareceu ótimo, mas o manômetro agora está no zero pressão novamente. A dúvida é, quando a cerveja está carbonatada o manômetro v deveria ficar na pressão 1 ou 1,5? Ou não, ela pode estar carbonatada com a pressão marcada em zero? Já gastei um cilindro de 6kg

Pelo seu relato, há vazamento aí. Quanto a pressão que ela deveria estar, aí depende da temperatura que está. Por ex: se ela estiver em 2° o ideal é 0.8kg no manômetro pra conseguir uma carbonatação de 2.5vol que vai bem pra blonde.
 
Back
Top