Fermentação nos dias Frios

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Filipunk

Active Member
Joined
Dec 14, 2015
Messages
28
Reaction score
6
Bom dia Srs.

Sou de SP e vou fazer uma IPA no domingo e estou com dúvida na fermentação durante a próxima semana. Pela previsão estará frio e minhas geladeiras ficam em um local aberto e sujeito a variação do clima externo.

Quando está calor tudo ok pois faço o controle de temperatura, mas no frio não sei como "aquecer" a geladeira.

Tenho esse controlador:
http://www.ink-bird.com/products-temperature-controller-itc2000.html

Não consegui entender se seria possível colocar uma lampada dentro dele e controlar com esse equipamento.

Alguma dica?

Obrigado
Filipe
 
Bom dia Srs.

Sou de SP e vou fazer uma IPA no domingo e estou com dúvida na fermentação durante a próxima semana. Pela previsão estará frio e minhas geladeiras ficam em um local aberto e sujeito a variação do clima externo.

Quando está calor tudo ok pois faço o controle de temperatura, mas no frio não sei como "aquecer" a geladeira.

Tenho esse controlador:
http://www.ink-bird.com/products-temperature-controller-itc2000.html

Não consegui entender se seria possível colocar uma lampada dentro dele e controlar com esse equipamento.

Alguma dica?

Obrigado
Filipe
Não é necessário ter um controlador especificamente para a lâmpada.

Simplesmente pegue uma lâmpada econômica de baixa potência, ligue numa extensão, e deixe ligada no fundo da geladeira. Isso vai simular como se vc estivesse numa outra estação do ano, anulando o frio demasiado, e sua geladeira vai funcionar normalmente, ligando quando tiver que resfriar.

É preciso lembrar sempre que a fonte de aquecimento, usualmente a lâmpada, não tem a função de aquecer realmente, e sim somente de anular o frio em excesso do ambiente. Ou seja, podemos deixá-la ligada para simular uma temperatura ambiente de uns 25 graus quando na realidade está 15, por exemplo.

Abraço,
 
Guenther...estou na mesma situação acima...posso colocar uma toalha em volta do balde de fermentação para chegar na temperatura de 18º?
 
Guenther...estou na mesma situação acima...posso colocar uma toalha em volta do balde de fermentação para chegar na temperatura de 18º?
Mas por que não faz o que citei acima?

Toalha não vai adiantar.
 
Blz...vo fazer isso...

Aquecedor é uma má ideia?

Abs

Lembre-se que é somente para anular o frio, não aquecer o local, tem que ser uma coisa sutil, você vai ver que somente a lampada econômica resolve.

Aqui em SC esses dias a 10 graus consegui fermentar e fazer uma secundária tranquilamente a 24° somente com uma lampada econômica.
 
Essa lâmpada precisa estar envolta em algo? Porque fiquei aqui pensando que com baldes fermentadores brancos a luminosidade deve atrapalhar, não?
 
Essa lâmpada precisa estar envolta em algo? Porque fiquei aqui pensando que com baldes fermentadores brancos a luminosidade deve atrapalhar, não?
Não precisa de nada... e não atrapalha. Atrapalharia se fosse totalmente transparente. A luminosidade em si não é problema, o problema são os raios que eventualmente atravessassem.

Fora tudo isso.... a lâmpada (econômica, nem LED, nem incandescente pelo amor de Deus) deve ficar no fundo da geladeira. Eu coloco embaixo da base que sustenta o fermentador, então no meu caso nem pega luz.

Abraço,
 
Não precisa de nada... e não atrapalha. Atrapalharia se fosse totalmente transparente. A luminosidade em si não é problema, o problema são os raios que eventualmente atravessassem.

Fora tudo isso.... a lâmpada (econômica, nem LED, nem incandescente pelo amor de Deus) deve ficar no fundo da geladeira. Eu coloco embaixo da base que sustenta o fermentador, então no meu caso nem pega luz.

Abraço,

porque não pode lâmpada incandescente?
LED eu concordo, pois não gera quase nada de calor.
Mas não entendi porque não poderia ser incandescente, é só devido a ela gastar mais ou tem outro motivo?

Abraço!
 
porque não pode lâmpada incandescente?
LED eu concordo, pois não gera quase nada de calor.
Mas não entendi porque não poderia ser incandescente, é só devido a ela gastar mais ou tem outro motivo?

Abraço!
Porque ela gera calor demais, não precisa nem perto do calor que ela gera, é muito violenta.

Além disso, o calor é tanto na superfície da lâmpada que pode derreter os plásticos de onde ela estiver encostada (já aconteceu comigo e com vários amigos), e até colocar fogo na geladeira (que já aconteceu com 1 amigo).

Abraço,
 
Porque ela gera calor demais, não precisa nem perto do calor que ela gera, é muito violenta.

Além disso, o calor é tanto na superfície da lâmpada que pode derreter os plásticos de onde ela estiver encostada (já aconteceu comigo e com vários amigos), e até colocar fogo na geladeira (que já aconteceu com 1 amigo).

Abraço,

aiuhaiuhaiuhaiuahiauh caraaa
por coincidência ontem fui dar uma olhada dentro da geladeira e o local onde a superfície da lente estava apoiada estava derretendo hahaha pqp

mas sem maiores danos...
já foi substituída por uma fluorescente!

vivendo e aprendendo!

valeu!
:mug:
 
Bom dia,

Coloquei uma lambada incandescente de 20wats em uma caixa de madeira envolvida com papel alumínio e coloquei na gaveta de legumes da geladeira.

Deu certo mas concorreu bastante com a geladeira. Acho que a lampada fluorescente seria melhor.

Valeu pelas dicas!
 
Bom dia,

Coloquei uma lambada incandescente de 20wats em uma caixa de madeira envolvida com papel alumínio e coloquei na gaveta de legumes da geladeira.

Deu certo mas concorreu bastante com a geladeira. Acho que a lampada fluorescente seria melhor.

Valeu pelas dicas!
Exato... por isso que eu sempre falo pra não usarem incandescente, e se não usar, não precisa de baixa, de papel alumínio, de nada.

Abraço,
 
Pessoal é pra quem não tem geladeira pra fazer a fermentação! Tem alguma dica? Pra manter a temperatura em 20 graus?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Pessoal é pra quem não tem geladeira pra fazer a fermentação! Tem alguma dica? Pra manter a temperatura em 20 graus?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Lâmpada e uma caixa de papelão grande de cabeça pra baixo em cima do fermentador.
 
Sim! Já tinha lido o tópico desde o início, por sinal sempre faço isso, só q estávamos falando em geladeira e fiquei na dúvida se uma lâmpada econômica aqueceria o suficiente nos dias de muito frio! Mas agradeço de qualquer forma é desculpa pela pergunta👍

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Sim! Já tinha lido o tópico desde o início, por sinal sempre faço isso, só q estávamos falando em geladeira e fiquei na dúvida se uma lâmpada econômica aqueceria o suficiente nos dias de muito frio! Mas agradeço de qualquer forma é desculpa pela pergunta👍

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Leandro.... primeiro, foi em tom de brincadeira. Não precisa ficar magoado, pedir desculpas, etc...... por favor. :)

Segundo, vc poderia ter escrito o que escreveu agora na pergunta original. Não tem como eu imaginar tudo isso simples com um simples "Mas lâmpada incandescente?"...... nesse caso, obviamente vou pensar que vc não leu nada.

Se vc tivesse escrito algo como: "Mas lâmpada incandescente ou econômica? Econômica nesse caso também é suficiente?"........ pronto, teria sido bem entendido.

Abraço,
 
Bom agora parece q vc ficou magoado😊! Mas tudo bem tem razão posso ter me expressado de forma equivocada na pergunta! Mas valeu de qualquer forma recebi a informação obrigado!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Bom agora parece q vc ficou magoado😊! Mas tudo bem tem razão posso ter me expressado de forma equivocada na pergunta! Mas valeu de qualquer forma recebi a informação obrigado!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Eu nunca fico, hehehehe. Se eu ficasse pra cada vez que isso acontece, eu já tinha me matado. :)
 
Pessoal! Estou fermentando 10 litros de red ale! Og de 1060! Fermentação sem controle de temperatura nos 3 primeiros dia o airlock borbulhou vigorosamente em uma média de temperatura de 20 até 22 graus! Só q agora no quarto dia as temperaturas onde mora caíram muito e baixou pra 15 graus! É cessou completamente as borbulhas do airlock! Medi a densidade do mosto que estava em 16 graus e corrigi na calculadora e deu em densidade de 1044! Tentei aumentar a temperatura pra 20 graus com a técnica dá lâmpada econômica mas não aumenta nem um grau! Minha dúvida é se tem como seguir a fermentação ainda se eu conseguir aumentar a temperatura? Ou já perdi está leva! E se sim mais alguma dica de como aumentar a temperatura?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Me deparei com esse problema de baixa temperatura esta semana e resolvi de um jeito fácil.

Iniciei a fermentação em 15ºC no domingo a noite. Ontem (segunda) de manhã vi que a temperatura da breja caiu pra 13,9ºC. Coloquei o set point em 16ºC, porém quando cheguei em casa no fim da tarde de ontem, estava somente em 15,4ºC.

Sabendo que a temperatura tem despencado de madrugada, imaginei que ia ter problema de chegar em 16ºC e manter nessa temperatura (ou até subir um pouco, como faço normalmente).

Solução: enrolei uma toalha no balde e gradualmente a temperatura foi auemntando e chegou em 16ºC por volta das 23h. Fez um bocado de frio de madrugada, mas hoje de manhã (terça) a temperatura estava lá no 16ºC.

Obs: temperatura medida no poço termométrico
 
Me deparei com esse problema de baixa temperatura esta semana e resolvi de um jeito fácil.

Iniciei a fermentação em 15ºC no domingo a noite. Ontem (segunda) de manhã vi que a temperatura da breja caiu pra 13,9ºC. Coloquei o set point em 16ºC, porém quando cheguei em casa no fim da tarde de ontem, estava somente em 15,4ºC.

Sabendo que a temperatura tem despencado de madrugada, imaginei que ia ter problema de chegar em 16ºC e manter nessa temperatura (ou até subir um pouco, como faço normalmente).

Solução: enrolei uma toalha no balde e gradualmente a temperatura foi auemntando e chegou em 16ºC por volta das 23h. Fez um bocado de frio de madrugada, mas hoje de manhã (terça) a temperatura estava lá no 16ºC.

Obs: temperatura medida no poço termométrico
Sim, mas ainda assim, é uma temperatura muito baixa... e isso pode fazer o fermento não terminar a fermentação direito, deixando de atenuar tudo que podia.
 
@Leandrobeermarques,

primeiro, se o @Guenter se magoasse assim tão facilmente ele já tinha abandonado o fórum a muito tempo.

Segundo, se vais usar caixa de papelão aí sim que tens que usar uma lampada com baixíssima potência (e potencial de aquecimento) pois vais ter um material de combustão
mais fácil e um ambiente com muito oxigênio disponível para queimar.

Dentro de uma geladeira, mesmo que a lampada super aqueça, coloque fogo no plástico do interior da mesma o ambiente fechado e o CO2 da queima dificultariam que ela se alastrasse. Já uma caixa de papelão em um ambiente aberto é diferente. Por isto uma lampada de baixa potência é mais indicada.
 
Pois é pessoal a minha dúvida é se mantenho a fermentação tentando aumentar a temperatura ou já era! Perdi a leva?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Hoje medi a densidade novamente e baixou minimamente mais baixos! Por isso estou com esperança em manter a fermentação até onde der!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Minha sugestão,

deixa como está e aguarda mais. O fermento não vai morrer, só vai entrar em dormência (como no cold crash / clarificação). Quando aquecer ele volta a ativa (como na carbonatação com priming).

Eu já usei algumas garrafas PET com água quente dentro de uma caixa para elevar um pouco a temperatura e depois algum isolamento térmico (cobertor velho).
 
Bom dia Srs.

Sou de SP e vou fazer uma IPA no domingo e estou com dúvida na fermentação durante a próxima semana. Pela previsão estará frio e minhas geladeiras ficam em um local aberto e sujeito a variação do clima externo.

Quando está calor tudo ok pois faço o controle de temperatura, mas no frio não sei como "aquecer" a geladeira.

Tenho esse controlador:
http://www.ink-bird.com/products-temperature-controller-itc2000.html

Não consegui entender se seria possível colocar uma lampada dentro dele e controlar com esse equipamento.

Alguma dica?

Obrigado
Filipe

Olá, Filipe.

Esse seu controlador é de duplo estágio, o que significa que você pode ligar a geladeira e a lâmpada nele ao mesmo tempo, fazendo a lâmpada desligar quando atingir a temperatura desejada e evitando essa "guerra" entre a geladeira e a lâmpada. Eu tenho 4 iguais a ele e acho muito bons.

O melhor jeito que achei pra controlar a temperatura no nosso frio gaúcho (que só pra constar, amanheceu em -1°C hoje), foi usar uma cinta térmica que vai ao redor do fermentador e uma resistência elétrica na geladeira (links abaixo), ligados ao termostato. Com isso tenho controle perfeito da temperatura com variação mínima em meu fermentador de 50l.

Cinta térmica: https://pt.aliexpress.com/item/new-...32791642521.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.tWq6OE

Resistência: http://www.homebrewstore.com.br/resistencia-20w-220v

Abraço!! :mug:
 
Eu uso uma lâmpada incandescente de 15W (aquelas próprias de geladeira), no frigobar. Fiz a instalação usando o bocal próprio e instalei de forma que o bojo não encoste em nada, conforme àquelas que já vem com lampada.
Funciona perfeitamente, esse problema de derretimento por excesso de calor ou incêndio é devido a instalação incorreta, certo?
Afinal, tem muita geladeira por ai com lâmpada incandescente, e por mais que fique ligado por pouco tempo (só quando abre), sempre vai ter quer alguém pra esquecer a porta aberta. O INMETRO não pensou nisso? Acho difícil.
 
Eu uso uma lâmpada incandescente de 15W (aquelas próprias de geladeira), no frigobar. Fiz a instalação usando o bocal próprio e instalei de forma que o bojo não encoste em nada, conforme àquelas que já vem com lampada.
Funciona perfeitamente, esse problema de derretimento por excesso de calor ou incêndio é devido a instalação incorreta, certo?
Afinal, tem muita geladeira por ai com lâmpada incandescente, e por mais que fique ligado por pouco tempo (só quando abre), sempre vai ter quer alguém pra esquecer a porta aberta. O INMETRO não pensou nisso? Acho difícil.

O problema da lâmpada incandescente é o calor gerado por ela que é muito mais alto se comparar com uma lâmpada econômica. No seu caso, creio que vc tomou todo o cuidado para proteger a lâmpada e com isso deu uma "isolada" na irradiação de calor!
Quanto ao INMETRO, certamente ele não pensou nisso! Testes do INMETRO são de consumo (o que estará com a geladeira em funcionamento e com a porta fechada) e teste de segurança elétrica (se não haverá riscos de choque ou algo do tipo).
 
Opa,
Sobre a lâmpada, eu uso uma halógena, que produz calor e pode ser usada com um dimmer e daí dá pra regular a quantidade de calor de acordo com a época do ano. Ainda não uso o dimmer porque uso ela no termostato apenas pra elevar a temperatura depois da atenuação.

Outra pergunta que vou aproveitar: depois que engarrafo, não controlo mais a temperatura, deixo as garrafas em local isolado, longe da claridade e sem controle nenhum de temperatura, sem mexer nelas por uns 15 dias. Este final de semana abri uma Pale Ale que fiz e engarrafei há 15 dias e notei que ainda tem um "Q" de açúcar e falta um pouco de fermentação. Aqui, no Sul de Minas, nesses últimos 15 dias, fez bastante frio, e tivemos temperaturas abaixo de 20 graus em alguns dias. Será que isto pode ter influenciado para a demora na carbonatação adequada na garrafa?

Valeu
Vitor R.
 
Eu acho que pode ser pelo fio mesmo...fiz uma Wee Heavy e ficou umas 3 semanas para ficar legal. No verão em 7 dias estão ótimas normalmente.
 
Back
Top