Fermentação na geladeira sem controlador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chiponga

Member
Joined
Sep 6, 2016
Messages
22
Reaction score
5
Bom dia pessoal. Não tenho o controlador de temperatura ainda, e pretendo fazer uma leva de 20L de uma ALE esse Sábado. Coloquei a minha geladeira no mínimo (menos frio) e um termômetro interno para medir a temperatura que está marcando 12° (constante). Lendo sobre fermentação aqui no forum ví que o processo gera calor dentro do balde fermentador, o que nos diz que a temperatura externa deve ser menor (mais frio) que a interna (dentro do balde). Como foi dito, as vezes a diferença são de até 10°. A pergunta é: se eu continuar com a temperatura dentro da geladeira de 12° eu posso fazer minha fermentação desde o primeiro dia até atenuar, ou nos últimos dias devo tirar da geladeira para temperatura ambiente?
Nos últimos dias da fermentação a movimentação das leveduras são menores, o que não gera mais tanto calor. O problema é que a temperatura ambiente nessa época do ano aqui oscilam entre 24, 28°.
Estou com essa dúvida e queria a opinião de vocês (mais experientes). Caso não dê certo, vou providenciar uma caixa de isopor pra fazer com gelo. No momento não tenho como conseguir freezer ou geladeira pra fazer de fermentador :(

Abraço á todos!!
 
Cara, acho que não vai dar certo. A diferença de temperatura para fermentar uma Ale é muito grande, acho que vai ter que ir pra Gelo !!!
 

Latest posts

Back
Top