Fermentação não inicia :(

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 20, 2014
Messages
14
Reaction score
3
Boa noite galera!
Fiz minha primeira brassagem com meus colegas no sábado, e devo dizer que tivemos um bocado de problemas hehehe
Tentamos fazer uma weiss usando o método BIAB, e após perder uma boa quantidade de mosto durante a fervura e não conseguirmos resfriar o mosto até a temperatura desejada dentro de 1h (o chiller ficava escapando da mangueira), decidimos jogar pro fermentador na temperatura em que estava mesmo, 24ºC (ah, a OG estava até que próxima, do esperado 1.057, chegamos em 1.052)
Tentamos passar a menor quantidade de trub possível pro fermentador, mas o mosto estava com um aspecto bem turvo (bastante turvo mesmo, imagino não ser normal mesmo com hefeweiss), então provavelmente alguma parte passou =/ (Alguém sabe o que pode ser, se não for trub?)
Bom, aí nós colocamos a levedura no fermentador, sem fazer starter já que um colega meu disse não ser tão vital assim, e eu levei pra geladeira que eu tinha disponível pra deixar fermentando. Detalhe: isso era sábado a noite, em torno de 20h
Na segunda, na hora do almoço, fui conferir se o airlock estava borbulhando, e nada =/
Reparei que a geladeira estava numa temperatura baixa, e ergui ela, pensando ser esse o motivo de não ter iniciado a fermentação ainda. Será que a baixa temperatura da geladeira pode ter "adormecido" as leveduras?
Fui agora a noite conferir novamente, e ainda nada... Provei uma gota do mosto, e estava bem doce... Será que existe alguma maneira de recuperar essa leva? Alguém tem alguma teoria do que pode ter acontecido? "Adormecimento" das leveduras? Contaminação?
Valeu galera, espero que me ajudem nessa aí!
Abraços
 
Felipe, faz a medição com o densímetro.

Bolhas no airlock não são sinal definitivo de que não há fermentação.

Os meus fermentadores só borbulham nos dias que a atividade está no pico.

Como você não fez starter é normal ter um lag time para o fermento entrar no pico de atividade e a temperatura baixa pode atribuir uma fermentação mais lenta, o que tb pode ser a causa da falta de atividade no airlock.

Mas como disse, bolhas no airlock não são sinal definitivo de que não há fermentação.
 
Felipe, assim como o Leosardinha falou, faz uma medição com o densimetro, veja se atenuou alguma coisa...
Outra coisa que vc pode ver se há indícios de fermentação é se há espuma, abra e veja isso, se houver espuma, de uma chacoalhada no balde e tampe, já aconteceu isso comigo. Fiz uma Porter com o Mangrove Jack num sábado e na segunda ainda não havia sinal no airlock, chacoalhei e imediatamente o negocio subiu tudo, se não tampo o balde vazava todo mosto pra fora de tanta atividade.
Mantenha a temperatura de fermentação ideal tbm, isso é importante.
 
Que temperatura esta seu mosto?
Tem certeza que não tem nenhum fermento no fermentador?

Inocular diretamente o fermento já mata 50% da levedura ...

Medir com o densímetro é fundamental
 
Ainda existe também a possibilidade do fermentador não estar bem selado, permitindo que existam outros caminhos para o CO2 sair que não seja o airlock. Isso pode ser o problema da inatividade.

Conforme já falaram, a temperatura baixa (aqui cabe um esclarecimento teu da temperatura que tu usou) vai influenciar diretamente na atividade do fermento, a ponto dele não ter atividade (se a temperatura estiver muito baixa).
 
Gurizada,

Talvez esse seja o problema MAIS comum de todos que eu tenho visto ocorrer com iniciantes em todos esses anos. É o clássico "cara.... inoculei há 2 dias, e não tá fermentando", querendo dizer na real que não borbulha o air-lock.

Em simplesmente 100% das vezes, o problema era vedação do fermentador.

Fermento seco, pessoal, é quase indestrutível. A não ser que o cara inocule perto de 60 ºC, que é temperatura de pasteurização, ou tenha deixado o pacotinho no sol fritando, o troço não morre!

Pra verificar problemas de vedação, é simples. Pressione MUITO DEVAGAR o fermentador por fora, e observe o air-lock. Se você está pressionando-o, está expulsando gases, e ele vai sair pelo air-lock, e vai borbulhar, mas se houver vazamento, os gases vai sair por ali. É importante ao fazer este teste apertar o fermentador BEM DEVAGAR, pois é óbvio que se apertar rapidamente, o vazamento talvez seja tão pequeno que não de conta de todos os gases saírem por ali, fazendo o air-lock borbulhar, e aí você tem um famoso caso costumeiramente chamado na informática de "falso-positivo".

Outra forma de averiguar fermentação também é simplesmente a abrir o fermentador e verificar se há espuma ou marcas dela nas paredes internas.

Abraço,
 
Como citou o Guenther, é um "desespero" normal de quem está iniciando, passei por isso nas minhas 3 primeiras brassagens! Coloquei terça-feira minha 8ª leva (5L) no fermentador e até ontem nada de borbulhar. Hoje, ao abrir a geladeira para ver se havia alguma atividade o ambiente foi tomado pelo cheirinho característico da fermentação... Alívio!

Mas, com a experiência que adiquiri ia seguir as dicas postadas aqui... primeira coisa: Densímetro!
 
Boa noite galera, muito legal ver que várias pessoas colaboraram! Muitissimo obrigado!
Então, fui ver hoje de novo, a temperatura agora realmente está ideal (uns 15º), no começo devia estar proximo de 5º
De fato, havia um problema de vedação no fermentador. Na hora de tampar o fermentador, não firmamos a tampa completamente, e provavelmente o CO2 saiu por lá. Como eu fechei completamente agora, não consegui abrir pra certificar se havia espuma, já que aqueles baldes da Alquimia da Cerveja são bem chatos de abrir sem fazer estrago...
Porém, infelizmente, ao medir a densidade, tá na faixa de 1.049, ou seja, não atenuou nada! Ainda há alguma salvação? O que posso tentar fazer?
Agradeço novamente pela ajuda aí pessoal, queria usar essa leva na apresentação do meu TCC dia 11/06, mas pelo visto não vai ficar muito legal hahahaha =/
Abraços e até mais!
 
Boa noite galera, muito legal ver que várias pessoas colaboraram! Muitissimo obrigado!
Então, fui ver hoje de novo, a temperatura agora realmente está ideal (uns 15º), no começo devia estar proximo de 5º
De fato, havia um problema de vedação no fermentador. Na hora de tampar o fermentador, não firmamos a tampa completamente, e provavelmente o CO2 saiu por lá. Como eu fechei completamente agora, não consegui abrir pra certificar se havia espuma, já que aqueles baldes da Alquimia da Cerveja são bem chatos de abrir sem fazer estrago...
Porém, infelizmente, ao medir a densidade, tá na faixa de 1.049, ou seja, não atenuou nada! Ainda há alguma salvação? O que posso tentar fazer?
Agradeço novamente pela ajuda aí pessoal, queria usar essa leva na apresentação do meu TCC dia 11/06, mas pelo visto não vai ficar muito legal hahahaha =/
Abraços e até mais!
Cara, 15 ºC tá chegando perto do ideal... que seria 18 ºC para começo de fermentação de ales.

Ou seja, a 5 ºC, esquece.... tá muito abaixo da faixa de ales... não ia fermentar mesmo.

Abração!
 
Fala galera, beleza? Medi hoje a FG da breja e ela deu 1.021... Dois dias atrás estava em 1.024, e a FG esperada é 1.017.
Bom, hoje faz exatamente 10 dias que fizemos a inoculação, lembrando que o início da fermentação foi tardia provavelmente devido à baixa temperatura em que o mosto se encontrava. A questão então é, quantos dias vcs acham que devo esperar para medir a gravidade novamente? Sei que isso é meio difícil de mensurar, mas é que já estamos com pouca breja no fermentador (cerca de 10L) e é foda ficar perdendo 250 mL diariamente =/
Tenho apresentação do meu TCC dia 11/06, e eu gostaria de levar a breja pronta pra mostrar pra banca. Obviamente, por causa do tempo, não vai rolar trasfegar pra outro balde e fazer a maturação, então eu queria perguntar sobre o primming. Quanto tempo eu devo deixar mais ou menos? Será que rola engarrafar e fazer o primming mesmo se a FG continuar descendo, mas aí com uma concentração baixa de açúcar, tipo 2 ou 3 g/L?
Valeu pela ajuda aí pessoal, vcs mandam mto!
Abraços
 
Felipe, espera uns 2-3 dias e mede de novo e aí, se a OG tiver na faixa esperada, espera mais 2 dias e mede novamente pra ver se ficou nessa faixa, aí tu vai ter certeza que parou de fermentar.

Não precisa trasfegar pra maturar, até porque como Guenther explicou no tópico sobre fermentação, maturação é um processo involuntário. No momento que terminou de fermentar começa a maturar.

Sem querer te desanimar mas já te desanimando, eu acho praticamente impossível tu levar a tua cerveja pra banca dia 11, a não ser que tu ignore algumas etapas e aprece tudo, o que não é legal. Teu TCC é sobre cerveja? Se não for, acho melhor nem se preocupar quanto a isso e fazer os processos todos com calma, aí depois tu leva umas garrafas pra tua banca. :)

Voltando a questão da fermentação da tua cerveja, tu pode elevar um pouco (um grau por dia até a faixa dos 22-23) a temperatura de fermentação nesses próximos dias pra acelerar o processo e depois manter mais uns 3 dias assim pra realizar a fermentação secundária. Após isso, deixa mais uns dias (3-7) em 1 grau ou qualquer coisa próxima disso mas que não congele a cerveja clarificar ela através do cold crash. Após é só fazer o primming, engarrafar, esperar uns 10-15 dias e apreciar a cerveja.

Caso tu ainda queira apressar as coisas, pelo menos espera até a fermentação terminar pra evitar que tu faça bombas caseiras, hahaha! Mas fora de brincadeira, mesmo com uma quantidade menor de açúcar por litro no primming, não dá pra saber quanto açúcar ainda tem pra fermentar na cerveja e quanto CO2 vai ser produzido, ou seja, melhor não correr riscos.

Abraços!
 
É exatamente isso, faço engenharia química e estou fazendo o projeto completo de uma microcervejaria hahaha, por isso a pressa em levar, compreende?
Se em dois dias a gravidade se manter exatamente igual, acha que já dá pra arriscar o primming, pulando a maturação? Sei que isso vai afetar completamente na qualidade final da cerveja, mas como a degustação vai ser o de menos, o mais legal vai ser levar com nossos rótulos e abrir na hora, estou pensando em engarrafar direto. Já vi um tempo atrás que muita gente faz isso, de deixar maturando na própria garrafa junto com o primming. Será que desta forma, com a fermentação devidamente finalizada (mesmo que não se encontre na FG programada, mas em um valor constante por cerca de 4 dias), e uns 10 dias de primming, já dá aquela coisa maaaais ou meeenos?
Peço perdão aos homebrewers que sei que prezam completamente pela qualidade, mas prometo que a próxima leva não terá nenhuma etapa pulada hahahahaha =P
Valeu, abraços!
 
Felipe, então, como eu disse no post anterior, não existe como pular a maturação pois a maturação acontece independente da vontade do cervejeiro ou não, é como o nosso envelhecimento. Nesse caso, tu vai tá pulando a secundária e a clarificação. Se tu quer arriscar, eu deixaria pelo menos mais uns 2 dias no fermentador depois da fermentação terminar pra deixar ao menos a levedura reabsorver os compostos que ela gerou.

Se não der tempo, até dá pra engarrafar imediatamente após a fermentação cessar, não é o ideal, mas pelo menos vai evitar garrafas explosivas. Eu na minha segunda leva fermentei a cerveja em uma semana, engarrafei e em duas semanas após a brassagem já tava bebendo ela. Não ficou boa, mas como eu tava naquela ânsia de tomar o que eu tinha feito, tomei assim mesmo.

Boa sorte na apresentação do TCC e depois nos conta sobre o resultado da cerveja!
Abraços!
 
Tava na mesma situação, sem bolhas no airlock (estou na 2a leva de weizenbier) aí vim procurar informacão e encontrei justamente a mesma situacão.

Coloquei para fermentar domingo, OG = 1.050. Até ontem nada, li o fórum, abri a tampa que nem sugeriram e tava lá a espuma. Hoje cheguei em casa e resolvi medir a densidade... 1.012 (na bucha de OG/FG do calculado)..sexta-feira vou medir de novo para comparar mas em teoria chegou ao fim (achei um pouco rápido, tá fermentando 5 L dentro da adega de vinho, 18 graus constante desde o início)

dureza é tirar 250ml para medir...lá vamos nós gastar com um mini-densímetro...

joguei o fermento seco no mosto, mas foi mais de meio pacote (indicado 11,5g para 20L), na próxima vou hidratar.

queria agradecer a galera e desejar boa sorte ao amigo, no TCC e na cerveja. :mug:
 
Tava na mesma situação, sem bolhas no airlock (estou na 2a leva de weizenbier) aí vim procurar informacão e encontrei justamente a mesma situacão.

Coloquei para fermentar domingo, OG = 1.050. Até ontem nada, li o fórum, abri a tampa que nem sugeriram e tava lá a espuma. Hoje cheguei em casa e resolvi medir a densidade... 1.012 (na bucha de OG/FG do calculado)..sexta-feira vou medir de novo para comparar mas em teoria chegou ao fim (achei um pouco rápido, tá fermentando 5 L dentro da adega de vinho, 18 graus constante desde o início)

dureza é tirar 250ml para medir...lá vamos nós gastar com um mini-densímetro...

joguei o fermento seco no mosto, mas foi mais de meio pacote (indicado 11,5g para 20L), na próxima vou hidratar.

queria agradecer a galera e desejar boa sorte ao amigo, no TCC e na cerveja. :mug:
18 graus constante de temperatura ambiente nessa adega?

Isso quer dizer que tua fermentação deve ter ocorrido na real lá pelos 21, 22, 23 graus, por isso foi tão rápida.

Abraço,
 
É...250 ml por dia é brabeira!
Sei que o Guenther não gosta e não recomenda o uso do refratômetro para medir a gravidade final, mas eu tenho usado com resultados idêntico ao densímetro. A correção feita, é uma correção matemática onde as variáveis são conhecidas como o índice de refração do alcool, etc.. Então não há porque dar resultado diferente.
 
Isso depende de muitas coisas... a formula é matemática, como qualquer outra, mas a LEITURA do refratômetro (com álcool) varia dependendo do refratômetro.
 
Isso depende de muitas coisas... a formula é matemática, como qualquer outra, mas a LEITURA do refratômetro (com álcool) varia dependendo do refratômetro.

Nisso eu tô com vc!
Muitos se confundem ou nem conseguem ler pois o refratômetro mostra uma linha borrada.
Pra corrigir isso é preciso filtrar o mosto o melhor possível, daí se tem uma linha limpa e definida......ao menos é assim com o meu....hehehe
 
18 graus constante de temperatura ambiente nessa adega?

Isso quer dizer que tua fermentação deve ter ocorrido na real lá pelos 21, 22, 23 graus, por isso foi tão rápida.

Abraço,

Guenther, mas a adega ficou ligada em 18 graus desde o inicio. Achas que a temperatura dela tava fora? na primeira brassagem que fiz deixei outro termômetro monitorando e a temp que mostrava no termômetro da adega era a mesma
 
Não tenho a mínima dúvida. A fermentação sempre ocorre uns 3, 4, as vezes 10 graus acima da temperatura ambiente do local.

É por isso que eu canso de dizer que controlar a temperatura de fermentação com o sensor solto na geladeira é quase o mesmo que nada. Esse é um dos erros mais comuns entre iniciantes.... eu fazia assim no começo, e quase todo mundo que conheço.

No post para iniciantes que fiz na área de Iniciantes eu falo disso.

Só pra ti ter uma ideia, eu já tive cerveja fermentando na minha câmara de fermentação medindo a temperatura do líquido (com sensor colado na parede do fermentador, isolante térmico por cima do sensor, etc), e eu setei pra ficar em 17 graus.

Aí coloquei outro sensor pra medir a temperatura ambiente do lado do fermentador.

A temperatura ambiente necessária para manter a cerveja fermentando a 17 graus, era 11 graus.

Abraço,
 
Valeu galera pela ajuda! Vou esperar mais uns dois dias depois da fermentação cessar e vou engarrafar então!
Agora aproveitando que o tópico desviou um pouco o tema, mas é uma dúvida que eu tbm tenho, a respeito do refratômetro. Sei que ele não é preciso durante a fermentação, mesmo com as fórmulas de correção, mas eu não poderia utiliza-lo apenas para ver quando a SG fica constante, indicando que a fermentação acabou, e aí depois disso utilizar o densímetro para confirmar qual é a FG?
Um refratômetro da China tá mais barato que aquele densímetro de 80 mL, e ainda gasta menos breja, por isso pensei nisso...
Valeu pessoal, abraços
 
Pode sim, sem dúvida, e quanto a isso nem precisaria de conversão só pra averiguar quando para de baixar.

Sobre "esperar mais 2 dias".... lembre-se... fermentação secundária suficiente normalmente leva uns 3 dias SE você conseguir elevar a 25 graus no final da fermentação (o que acelera o processo). Se manter na mesma que estava, eu recomendo 1 semana de secundária, e depois mais uma semana a frio (período de clarificação) antes de engarrafar, assim você não leva excesso de fermento pra garrafa e não cria aquela cama de borra tão grande com quase 1cm de altura.

Abraço,
 
Obrigado galera!!!!!
Vocês salvaram a minha vida. Estava com o mesmo problema de fermentação que não iniciava pelo indicativo do air lock. Segui as orientações passadas pelos colega cervejeiros e "tuchê", começou a borbulhar na hora.
Problema: O balde fermentador possui dois estágios de fechamento, como a porta de um carro. Quando houve o click do primeiro fechamento achei que já estava totalmente lacrado, mas não, fui lá agora e apertei a tampa, que desceu mais com um outro click.
Obrigado pelas dicas.

Abraços a todos
 
Não tenho a mínima dúvida. A fermentação sempre ocorre uns 3, 4, as vezes 10 graus acima da temperatura ambiente do local.

É por isso que eu canso de dizer que controlar a temperatura de fermentação com o sensor solto na geladeira é quase o mesmo que nada. Esse é um dos erros mais comuns entre iniciantes.... eu fazia assim no começo, e quase todo mundo que conheço.

No post para iniciantes que fiz na área de Iniciantes eu falo disso.

Só pra ti ter uma ideia, eu já tive cerveja fermentando na minha câmara de fermentação medindo a temperatura do líquido (com sensor colado na parede do fermentador, isolante térmico por cima do sensor, etc), e eu setei pra ficar em 17 graus.

Aí coloquei outro sensor pra medir a temperatura ambiente do lado do fermentador.

A temperatura ambiente necessária para manter a cerveja fermentando a 17 graus, era 11 graus.

Abraço,

Realmente, na hora não pensei nisso, na próxima vou prender o sensor na lateral do balde e colocar isolante térmico. Com certeza terei que deixar a adega em uns 15 graus +-

A densidade final ficou no esperado, teor alcoólico 5%, mas realmente a fermentação primaria foi Muito rápida.

Já engarrafei a cerveja e abri uma de prova, ficou boa (ainda mais por ser minha 2a leva) mas já tenho pontos de melhoria para a próxima.

Obrigado pelas dicas! Abraço!!
 
Bom dia,

Uma dúvida, fiz um erro e inoculei o fermento numa temperatura de uns 50C, pq tive que sair correndo. Fazem três dias e não borbulha, não tem vazamento e nem espuma dentro do tanque. Coloquei dois saquinhos de fermento, era uma IPA.

Se eu colocar mais um saquinho, ficará com gosto muito forte de fermento?
Toco fora ou faço isso?

Valeu!!
 
Bom dia,

Uma dúvida, fiz um erro e inoculei o fermento numa temperatura de uns 50C, pq tive que sair correndo. Fazem três dias e não borbulha, não tem vazamento e nem espuma dentro do tanque. Coloquei dois saquinhos de fermento, era uma IPA.

Se eu colocar mais um saquinho, ficará com gosto muito forte de fermento?
Toco fora ou faço isso?

Valeu!!
Pra ver se tá fermentando tem que medir a densidade, verificar se variou, mas de qualquer forma não haverá problema em inocular mais fermento nesse caso. A 50 graus pouca chance de sobrevivência, melhor não esperar muito sob o risco de contaminação.
 
Bom dia,

Uma dúvida, fiz um erro e inoculei o fermento numa temperatura de uns 50C, pq tive que sair correndo. Fazem três dias e não borbulha, não tem vazamento e nem espuma dentro do tanque. Coloquei dois saquinhos de fermento, era uma IPA.

Se eu colocar mais um saquinho, ficará com gosto muito forte de fermento?
Toco fora ou faço isso?

Valeu!!


Jogar fora de jeito nenhum. Meça, se não atenuou nada hidrate mais um fermento e inocule novamente.

Se tiver que sair com pressa novamente não inocule nessa temperatura. Coloque o fermentador pra resfriar e no dia seguinte você inocula na temperatura correta.
 
Pessoal, eu sou novo por aqui e novo na fabricação de cerveja, fiz minha primeira brassagem tem exatamente uma semana, na quinta a noite, não resfriei o mosto usando nenhum tipo de chiller, oloquei no fermentador e inoculei a levedura (S-04) no outro dia de manhã, a temperatura do mosto estava tempera ambiente de 20C, e continua a fermentar nessea temperatura, dentro de um isopor, mas sem gelo, já que está muito frio, é mais pra evitar muita oscilação.

Deu muita coisa errada na minha brassagem, meu OG ficou com 1.042 quando era pra ficar com 1.057 minha receita que seria para 10 Litros deu apenas 6 de mosto no fermentador, e eu acho que a sacarificação não foi completa, o mosto ficou horrivelmente turvo, mesma para uma NEIPA (coloquei cerca de 18% de aveia em flocos e 18% de malte de trigo), tive problema com vedação do fermentador no primeiro dia, ficou vazando, arrumei, e dai nos primeiros dias teve bastante atividade no airlock, após o terceiro dia a atividade parou, medi a Gravity e estava com 1.032, deixei lá medi de novo ontem 1.030, abri o fermenteador e não tem sinal visivel de espuma tem as marcas na parede do balde, mas me parece muito pouco, Como fiz NOCHill, não sei se o mosto não oxigenou bem, eu dei umas chacoalhadas, mas não parece ter resolvido muito .... minha pergunta aqui é vale a pena (ou é possível) adicionar mais levedura e ver se a coisa anda, ou esse brassagem já foi pro brejo ??

Agradeço muito a ajuda de vcs !!!
 
Pessoal, eu sou novo por aqui e novo na fabricação de cerveja, fiz minha primeira brassagem tem exatamente uma semana, na quinta a noite, não resfriei o mosto usando nenhum tipo de chiller, oloquei no fermentador e inoculei a levedura (S-04) no outro dia de manhã, a temperatura do mosto estava tempera ambiente de 20C, e continua a fermentar nessea temperatura, dentro de um isopor, mas sem gelo, já que está muito frio, é mais pra evitar muita oscilação.

Deu muita coisa errada na minha brassagem, meu OG ficou com 1.042 quando era pra ficar com 1.057 minha receita que seria para 10 Litros deu apenas 6 de mosto no fermentador, e eu acho que a sacarificação não foi completa, o mosto ficou horrivelmente turvo, mesma para uma NEIPA (coloquei cerca de 18% de aveia em flocos e 18% de malte de trigo), tive problema com vedação do fermentador no primeiro dia, ficou vazando, arrumei, e dai nos primeiros dias teve bastante atividade no airlock, após o terceiro dia a atividade parou, medi a Gravity e estava com 1.032, deixei lá medi de novo ontem 1.030, abri o fermenteador e não tem sinal visivel de espuma tem as marcas na parede do balde, mas me parece muito pouco, Como fiz NOCHill, não sei se o mosto não oxigenou bem, eu dei umas chacoalhadas, mas não parece ter resolvido muito .... minha pergunta aqui é vale a pena (ou é possível) adicionar mais levedura e ver se a coisa anda, ou esse brassagem já foi pro brejo ??

Agradeço muito a ajuda de vcs !!!

Qual foi a temperatura da sua brassagem (sacarificação)?
 
Last edited:
Qual foi a temperatura da sua brassagem (sacarificação)?
Fiz uma unica rampa de 68C e ficou mais ou menos nessa temperatura por 60 minutos (1 ou 2 graus pra mais e pra menos, já que estou fazendo BIAB e fiquei ligando e desligando o fogo de acordo com a temperatura) minha receita foi a seguinte para 10 Litros:

1.2 Kg de Malte Pilsen
0.3 Kg de Malte Munich
0.3 Kg de Malte Pale Ale
0.5 kg de Malte de Trigo
0.5 kg de Aveia em Flocos

Usei 10 Litros de agua para mostura
3 litros de agua para lavagem do mosto
 
Pessoal, eu sou novo por aqui e novo na fabricação de cerveja, fiz minha primeira brassagem tem exatamente uma semana, na quinta a noite, não resfriei o mosto usando nenhum tipo de chiller, oloquei no fermentador e inoculei a levedura (S-04) no outro dia de manhã, a temperatura do mosto estava tempera ambiente de 20C, e continua a fermentar nessea temperatura, dentro de um isopor, mas sem gelo, já que está muito frio, é mais pra evitar muita oscilação.

Deu muita coisa errada na minha brassagem, meu OG ficou com 1.042 quando era pra ficar com 1.057 minha receita que seria para 10 Litros deu apenas 6 de mosto no fermentador, e eu acho que a sacarificação não foi completa, o mosto ficou horrivelmente turvo, mesma para uma NEIPA (coloquei cerca de 18% de aveia em flocos e 18% de malte de trigo), tive problema com vedação do fermentador no primeiro dia, ficou vazando, arrumei, e dai nos primeiros dias teve bastante atividade no airlock, após o terceiro dia a atividade parou, medi a Gravity e estava com 1.032, deixei lá medi de novo ontem 1.030, abri o fermenteador e não tem sinal visivel de espuma tem as marcas na parede do balde, mas me parece muito pouco, Como fiz NOCHill, não sei se o mosto não oxigenou bem, eu dei umas chacoalhadas, mas não parece ter resolvido muito .... minha pergunta aqui é vale a pena (ou é possível) adicionar mais levedura e ver se a coisa anda, ou esse brassagem já foi pro brejo ??

Agradeço muito a ajuda de vcs !!!

Boa noite, Cleber, tudo certo?

1 - Sobre sua eficiência: Você pegou uma receita pronta feita para um equipamento diferente do seu? Se você não fez a receita para a eficiência do seu maquinário, isso pode dar uma diferença enorme na OG. Se você pegou uma receita pronta na qual foi considerada uma eficiência de 75/80% e utilizou um método BIAB cuja eficiência pode ser bem abaixo, então sua OG deve ficar por volta do que mediu. Só pra você ter uma referência: Considerando que 1.057 seja o esperado para uma eficiência de 80%, 1.042 te dá aproximadamente 60% de eficiência, que é dentro do esperado para BIAB. Mas a diferença de volume no fermentador é bastante preocupante, pois reduz ainda mais sua eficiência. Se vc quiser depois podemos procurar as causas da sua abaixa eficiência.

2 - Sua atenuação está realmente baixa. Uma brassagem em 68ºC como média absoluta de temperatura (poucos momentos com temperatura fora dessa faixa) não deveria levar a uma atenuação tão baixa assim. Seus termômetros estão precisos? Pois uma diferença de 2ºC aí poderia fazer bastante diferença na atenuação. Só para você ter uma referência, eu tenho termômetros com diferença de até 3ºC quando por volta de 68ºC. Em último caso pode ser erro de medição caso você esteja usando um refratômetro ao invés de densímetro. Nesse caso, 1.030 seria na verdade 1.017 SG, o que não é muito fora dos 1.015 SG de valor máximo para NEIPA (BJCP).

3 - Pode ser problema com sua levedura? Pode sim, mas é bastante improvável... eu realmente aposto que seu problema foi na brassagem (se você não estiver usando refratômetro), nesse caso você só tem 6 L de cerveja muito doce para tomar ou jogar fora. Nesse momento eu diria para você não tentar arrumar nada nessa cerveja, apenas verifique seu método de brassagem, se foque na calibragem das ferramentas de medidas e em adaptar a receita para seu método.

Att.
 
Fiz uma unica rampa de 68C e ficou mais ou menos nessa temperatura por 60 minutos (1 ou 2 graus pra mais e pra menos, já que estou fazendo BIAB e fiquei ligando e desligando o fogo de acordo com a temperatura) minha receita foi a seguinte para 10 Litros:

1.2 Kg de Malte Pilsen
0.3 Kg de Malte Munich
0.3 Kg de Malte Pale Ale
0.5 kg de Malte de Trigo
0.5 kg de Aveia em Flocos

Usei 10 Litros de agua para mostura
3 litros de agua para lavagem do mosto
Boa noite, Cleber, tudo certo?

1 - Sobre sua eficiência: Você pegou uma receita pronta feita para um equipamento diferente do seu? Se você não fez a receita para a eficiência do seu maquinário, isso pode dar uma diferença enorme na OG. Se você pegou uma receita pronta na qual foi considerada uma eficiência de 75/80% e utilizou um método BIAB cuja eficiência pode ser bem abaixo, então sua OG deve ficar por volta do que mediu. Só pra você ter uma referência: Considerando que 1.057 seja o esperado para uma eficiência de 80%, 1.042 te dá aproximadamente 60% de eficiência, que é dentro do esperado para BIAB. Mas a diferença de volume no fermentador é bastante preocupante, pois reduz ainda mais sua eficiência. Se vc quiser depois podemos procurar as causas da sua abaixa eficiência.

2 - Sua atenuação está realmente baixa. Uma brassagem em 68ºC como média absoluta de temperatura (poucos momentos com temperatura fora dessa faixa) não deveria levar a uma atenuação tão baixa assim. Seus termômetros estão precisos? Pois uma diferença de 2ºC aí poderia fazer bastante diferença na atenuação. Só para você ter uma referência, eu tenho termômetros com diferença de até 3ºC quando por volta de 68ºC. Em último caso pode ser erro de medição caso você esteja usando um refratômetro ao invés de densímetro. Nesse caso, 1.030 seria na verdade 1.017 SG, o que não é muito fora dos 1.015 SG de valor máximo para NEIPA (BJCP).

3 - Pode ser problema com sua levedura? Pode sim, mas é bastante improvável... eu realmente aposto que seu problema foi na brassagem (se você não estiver usando refratômetro), nesse caso você só tem 6 L de cerveja muito doce para tomar ou jogar fora. Nesse momento eu diria para você não tentar arrumar nada nessa cerveja, apenas verifique seu método de brassagem, se foque na calibragem das ferramentas de medidas e em adaptar a receita para seu método.

Att.

Cleber,

Inglorius Brewers disse tudo. Também acredito que problema possa ter vindo da brassagem e não da levedura.

PS: Também tenho termômetro com diferença de até 4ºC. Descobri a falha nele fazendo um teste triangular com outros dois termômetros. Infelizmente não o utilizo mais pois o custo de calibração é maior que o próprio item.

Não desanime, revise seus equipamentos e refaça o processo!

Att.,

Luis
 
Saudações,
Pessoal, eu sou novo por aqui e novo na fabricação de cerveja, fiz minha primeira brassagem tem exatamente uma semana, na quinta a noite, não resfriei o mosto usando nenhum tipo de chiller, oloquei no fermentador e inoculei a levedura (S-04) no outro dia de manhã, a temperatura do mosto estava tempera ambiente de 20C, e continua a fermentar nessea temperatura, dentro de um isopor, mas sem gelo, já que está muito frio, é mais pra evitar muita oscilação.

Deu muita coisa errada na minha brassagem, meu OG ficou com 1.042 quando era pra ficar com 1.057 minha receita que seria para 10 Litros deu apenas 6 de mosto no fermentador, e eu acho que a sacarificação não foi completa, o mosto ficou horrivelmente turvo, mesma para uma NEIPA (coloquei cerca de 18% de aveia em flocos e 18% de malte de trigo), tive problema com vedação do fermentador no primeiro dia, ficou vazando, arrumei, e dai nos primeiros dias teve bastante atividade no airlock, após o terceiro dia a atividade parou, medi a Gravity e estava com 1.032, deixei lá medi de novo ontem 1.030, abri o fermenteador e não tem sinal visivel de espuma tem as marcas na parede do balde, mas me parece muito pouco, Como fiz NOCHill, não sei se o mosto não oxigenou bem, eu dei umas chacoalhadas, mas não parece ter resolvido muito .... minha pergunta aqui é vale a pena (ou é possível) adicionar mais levedura e ver se a coisa anda, ou esse brassagem já foi pro brejo ??

Agradeço muito a ajuda de vcs !!!



Cara você disse que é sua primeira brassagem, aconselho você a iniciar brassando uma IPA bem lupulada pois é mais fácil e o lúpulo ajuda a esconder pequenas falhas, começar com uma Neipa não é fácil..
 
Valew galera, obrigado pelos comentários, só pra complementar eu tô usando densímetro de 100ml .. eu cheguei fazer uma segunda brassagem quase a mesma receita, com um pouco mais de malte e um processo mais controlado com 3 rampas, 10 mins a 45C para a aveia, 60 mins a 65C com o malte, e 10 a 75C (Mash out) recirculando o mosto, e usando mais água o lavagem, daí eu usei outra levedura (Vermont Ale) essa me parece estar ficando boa com 4 dias de fermentação a 20C foi 1.052 para 1.025 e está muito mais bonita que a outra .... Realmente é uma receita mais complicada espero que esse segunda fique boa ....

Só pra saber se eu jogar outra levedura na primeira pode ficar pior ? Pq se for pra jogar fora (botei um monte de lúpulo) prefiro tentar outra levedura de atenuação maior e ver o que acontece só pra virar cerveja seja Alea qual for hehehehe
 
Valew galera, obrigado pelos comentários, só pra complementar eu tô usando densímetro de 100ml .. eu cheguei fazer uma segunda brassagem quase a mesma receita, com um pouco mais de malte e um processo mais controlado com 3 rampas, 10 mins a 45C para a aveia, 60 mins a 65C com o malte, e 10 a 75C (Mash out) recirculando o mosto, e usando mais água o lavagem, daí eu usei outra levedura (Vermont Ale) essa me parece estar ficando boa com 4 dias de fermentação a 20C foi 1.052 para 1.025 e está muito mais bonita que a outra .... Realmente é uma receita mais complicada espero que esse segunda fique boa ....

Só pra saber se eu jogar outra levedura na primeira pode ficar pior ? Pq se for pra jogar fora (botei um monte de lúpulo) prefiro tentar outra levedura de atenuação maior e ver o que acontece só pra virar cerveja seja Alea qual for hehehehe

Cara, provavelmente vai ser dinheiro jogado fora colocar outra levedura, pois se o açúcar fermentável acabou, nenhuma uma outra sacc. cerevisiae vai conseguir consumir o resto do açúcar, você precisaria utilizar outro tipo de levedura, como uma brettanomyces, mas o resultado seria péssimo!
 
Cara, provavelmente vai ser dinheiro jogado fora colocar outra levedura, pois se o açúcar fermentável acabou, nenhuma uma outra sacc. cerevisiae vai conseguir consumir o resto do açúcar, você precisaria utilizar outro tipo de levedura, como uma brettanomyces, mas o resultado seria péssimo!

Valew Inglorious ,dá pra saber se ainda tem açúcar fermentável ainda no mosto? Por exemplo, Aquele teste de iodo que eu vi um pessoal fazer pra saber se terminou a sacarificacao, poderia funcionar mesmo após uma fermentação?

Desculpa o monte de perguntas newby, mas tô começando e jogar fora a primeira sem nem tentar salvar é muito frustrante ....
 
Valew Inglorious ,dá pra saber se ainda tem açúcar fermentável ainda no mosto? Por exemplo, Aquele teste de iodo que eu vi um pessoal fazer pra saber se terminou a sacarificacao, poderia funcionar mesmo após uma fermentação?

Desculpa o monte de perguntas newby, mas tô começando e jogar fora a primeira sem nem tentar salvar é muito frustrante ....

Açúcar fermentável é algo relativo, quando dizemos "disponibilidade de açúcares fermentáveis" estamos nos referindo a aqueles que a levedura saccharomyces cerevisiae/pastorianus consegue consumir, isso não significa que os demais açúcares presentes no mosto não possam ser fermentados por outras saccharomyces ou outros micro-organismos. Nesse momento a melhor forma de saber se existe açúcares fermentáveis (mas nem precisa arriscar porque não existe) é separando um pouco de mosto e fazendo overpitching. Mas você vai perder tempo e dinheiro com isso.
 
Last edited:
Açúcar fermentável é algo relativo, quando dizemos "disponibilidade de açúcares fermentáveis" estamos nos referindo a aqueles que a levedura saccharomyces cerevisiae/pastorianus consegue consumir, isso não significa que os demais açúcares presentes no mosto não possam ser fermentados por outras saccharomyces ou outros micro-organismos. Nesse momento a melhor forma de saber se existe açúcares fermentáveis (mas nem precisa arriscar porque não existe) é separando um pouco de mosto e fazendo overpitching. Mas você vai perder e tempo e dinheiro com isso.


Valew obrigado !!
 
Pessoal, relendo os comentários cuidadosamente, e mais uma vez muito obrigado pelas dicas e pelo compartilhamento de conhecimento !!! , eu fui pesquisar um pouco mais, e independente do que vai acontecer com essa leva que eu perdi, eu queria tirar umas duvidas conceituais:

Eu entendi que quando usamos cereais não maltados como usei a aveia, realizar uma rampa a 45C ajuda na tua das Bet-Glucanases que ajudam a reduzir a viscosidade do mosto

Entendi tbm que não tem uma definição muito clara sobre as faixas de temperatura ideal para atuação das beta-amilases e alfa-amilases (alguém tem algum material de referencia para indicar sobre o tópico ??), mas vi muitos dizendo que 70C praticamente inibe a atuação das beta-amilases, assim, caso o meu termômetro esteja desregulado e eu fiquei na realidade entre 70-74 ao invés de entre 66-70 com media de 70 ao invés de 68 eu praticamente não produzi açúcar fermentável pelas nossas queridas leveduras cervejeiras e isso pode ter matado meu mosto e consequentemente vou ter uma cerveja muito doce, pouco alcoólica e quase imbebível mesmo, sem chance de recuperar.

Este raciocínio creio que é o vocês tentaram me passar nos comentários acima correto ?

Alguém tem indicação de faixa de temperaturas ideias para mosturação visando a máxima atuação das beta e das alfa-amilases ?

O mesmo se deve as temperaturas, se meu termômetro estiver ruim e a temperatura muito baixa, aumentar um pouco a temperatura poderias fazer com que as leveduras "acordassem e tentassem trabalhar" um pouco mais para melhorar a atenuação ? Esse é um teste que posso (e acho que vou) realizar sem maiores custos e vai que dá certo :)

Um grande abraço e boas brejas pra nós !!!
 

Latest posts

Back
Top