Fermentação Munich Helles

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

scdiasxx

Member
Joined
Jan 22, 2014
Messages
9
Reaction score
0
Boa Tarde a todos...( meio dificil com este calor!!!!)

Fiz a cerveja acima, fermento S23, lager, 20 litros e por problemas particulares, ela passou 24 horas a temperatura ambiente, não consegui colocar na geladeira..
Experimentei dois dias depois, estava com gosto meio azedo. Achei que tinha perdido a leva. Depois da primeira semana, adicionei um novo s23 (pacote de 11,5g), na tentativa de salvar , e passados 20 dias, parece que deu certo, ficou mais leve e limpida. Fiz certo ? Algum de vocês ja teve o mesmo problema?
 
Boa Tarde a todos...( meio dificil com este calor!!!!)

Fiz a cerveja acima, fermento S23, lager, 20 litros e por problemas particulares, ela passou 24 horas a temperatura ambiente, não consegui colocar na geladeira..
Experimentei dois dias depois, estava com gosto meio azedo. Achei que tinha perdido a leva. Depois da primeira semana, adicionei um novo s23 (pacote de 11,5g), na tentativa de salvar , e passados 20 dias, parece que deu certo, ficou mais leve e limpida. Fiz certo ? Algum de vocês ja teve o mesmo problema?
Não, infelizmente não fez certo.

Bom, primeiro o seguinte, se não tiver temperatura controlada, não faça lagers. Ponto. O resultado será 99% das vezes ruim. Pode não ser ruim pra quem não tem o paladar muito aguçado ou não sabe como deve ser uma lager, mas se der a cerveja pra alguém um pouquinho mais experiente, já era. Se é pra fermentar a temperatura ambiente (e quando eu digo ambiente, variando dos 15 aos 20 e tantos graus, faça ales, de preferência com fermentos neutros como Nottingham e US-05.

Sobre adicionar mais fermento, por que tomou essa decisão? Pelo que eu vi, por motivo nenhum.

Guarde essa frase, que ajuda muito pra quem está começando: "Nunca tente consertar nada que você não tem CERTEZA que é um problema".

Abração,
 
Olá

Qual a temperatura de uma munich helles? quanto come e termina? não encontrei nada muito especifico pela net.


abraços
 
A minha Helles ainda está no lagering. A temperatura de fermentação foi de 8 a 12C, por 10 dias (até acabar a fermentação), depois subindo 2C por dia até 18 e mantendo por três dias. Agora está assim, após duas semanas a 0C. Usei a German Bock, que é recomendada de 9 a 13C.
 

Attachments

  • 2015-02-26 11.01.41.jpg
    2015-02-26 11.01.41.jpg
    166.8 KB · Views: 319
Ela ficou variando de 8 a 12?

Sabes que o ideal é manter variações mínimas, certo?
 
O que eu fiz foi começar com 8, e depois de ~70% da atenuação prevista, aumentei 1C por dia. O termostato, colado no fermentador, estava setado para variações de 0.3C.
 
Vou fazer uma Semana que vem.

Recomendações de vocês seria S-23, M84 ou outro fermento melhor?
 
Back
Top