Fermentação longa...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CaMenegha

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2014
Messages
133
Reaction score
51
Pessoal,
estou fermentando uma American Red Ale. Foram 21l de mosto pro fermentador.
O fermento utilizado foi o M44 da Mangrove Jacks.
A temperatura foi controlada- 18ºC 2 dias - 20º 4 dias e quando o airlock começou a ficar lento subi pra 25º pra terminar a fermentação primária, só que...
Hoje é o 9º dia da fermentação primária e o airlock continua trabalhando. Lento, mas trabalhando. Uma bolha a cada 25-30 segundos.
Como é minha 3ª leva, pergunto se isso é normal, demorar mais que uma semana na fermentação primária?
Abs.
 
Pessoal,
estou fermentando uma American Red Ale. Foram 21l de mosto pro fermentador.
O fermento utilizado foi o M44 da Mangrove Jacks.
A temperatura foi controlada- 18ºC 2 dias - 20º 4 dias e quando o airlock começou a ficar lento subi pra 25º pra terminar a fermentação primária, só que...
Hoje é o 9º dia da fermentação primária e o airlock continua trabalhando. Lento, mas trabalhando. Uma bolha a cada 25-30 segundos.
Como é minha 3ª leva, pergunto se isso é normal, demorar mais que uma semana na fermentação primária?
Abs.

Pode acontecer. Qual era a OG?
 
A OG ficou em 1.046.
Usei pilsen/munich/red-x/caramel 80
Vou lá ver de novo...
Abs.
 
Fui medir agora: 1.008, no 9º dia.
Amanhã, mais uma medição.
[]'s
 
Fui medir agora: 1.008, no 9º dia.
Amanhã, mais uma medição.
[]'s

Bom, é uma FG baixa mas não quer dizer necessariamente que tenha algo errado.

Certifique-se de que tá tirando bem todo o gás da cerveja pra fazer essa medição.

Fique de olho nesse fermentação, se no final da semana ainda tiver borbulhando e continuar baixando a FG pode ser contaminação... mas nao se desespere até lá.
 
Contaminação acho que não é pois provei a cerveja (messo a densidade com mini densimetro) e ela tava boa.
Hoje pela manhã o airlock ficou mais lento ainda. Uma bolha a cada 1min.. Acho que hoje ou amanhã deve acabar a atividade... espero!
Hoje à noite vou fazer mais uma medição.
[]'s
 
Tô achando que é a característica do fermento mesmo.
Nunca tinha usado o M44.
Mas gostei bastante do fermento.
 
Tô achando que é a característica do fermento mesmo.
Nunca tinha usado o M44.
Mas gostei bastante do fermento.

Pode ser, por isso eu disse pra não se preocupar.
Seria suspeito de contaminação se continuasse a fermentar com constancia por muitos dias...

abç
 
passei por uma experiência parecida mas minha WITBIER não teve uma fgtão baixa como a sua.

estava com uma OG de 1052 e depois de 1 semana atividade no airlock e a densidade estava 1021, decidi deixar mais uma semana e pronto minha FG foi de 1012 o esperado, esta maturando/clarificando agora a 2ºC
 
Hoje medi a densidade de novo.
Atenuou mais um pouco: 1.007
E o airlock continua, uma bolha a cada 50 - 75s no 10º dia da fermentação.
Rezando pra não dar nada errado...:smack:
abs.
 
Sei não...
Você deixou 2 dias à 18°C, 4 dias à 20°C, subiu para 25°C e passados 10 dias ainda está atenuando??? Tem algo muito errado nisso aí.
 
Hoje medi a densidade de novo.
Atenuou mais um pouco: 1.007
E o airlock continua, uma bolha a cada 50 - 75s no 10º dia da fermentação.
Rezando pra não dar nada errado...:smack:
abs.

Cara, vc tá mesmo tirando bem o gás dessa cerveja pra medir?
 
Hoje fiz uma nova medição.
Apesar de ainda sair uma bolinha do airlock, muito lentamente (60-90s), parou de atenuar.
Ficou em 1.007
Só pra descarga de consciência, não vou expurgar o fermento hoje.
Vou fazer uma nova leitura amanhã.
Provei e ceva e ela tava normal sem nenhum gosto/aroma estranho.
Vamos ver amanhã.:eek:
Abs.
 
Hoje medi de novo. Mais uma vez a medição marcou 1.007.
Expurguei o fermento e partiu maturação.:mug:
Pelo Beersmith a FG era pra ficar em 1.009. Até que ficou perto.
Vou usar o mesmo fermento na próxima leva e vou observar se o comportamento vai ser o mesmo.
 
Hoje medi de novo. Mais uma vez a medição marcou 1.007.
Expurguei o fermento e partiu maturação.:mug:
Pelo Beersmith a FG era pra ficar em 1.009. Até que ficou perto.
Vou usar o mesmo fermento na próxima leva e vou observar se o comportamento vai ser o mesmo.

Aee!

E nem terminou a semana. :D

Abraço
 
Cara, utilizei o m44 e tive uma atenuação semelhante, uma fg bem baixa. Andei pesquisando e parece que é característica dessa levedura, ocorre frequentemente com a us 05 tbm.

Mesma situação que vc, sem sinais de contaminação.
 
Aee!

E nem terminou a semana. :D

Abraço

Tiago, amigo.

Fazem algumas levas que estou com a cerveja super-atenuativa. Foram quatro lotes em que atenuaram perto dos 94%. Todas baixando dos 1008.
Minha ultima weiss por exemplo OG 1048 e FG 1004 com densimetro, conferido e ajustado no refratômetro através de formulas. Mostura: 20 min 43C°.70m -66C°, 10m - 76C°. iniciei a fermentação em 16C°, terceiro dia subi para 18c° e assim até os 24c°. Usei 0,84 gr/L de femento WB-06.
O estranho é que aparentemente nenhum teve contaminação, ao menos tão perceptível, todas foram consumidas tranquilamente e aprovadas. Percebi um amargor mais pronunciado, talvez pela maior quantidade de alcool e estarem mais seca.

Alguma ideia do que pode ser? Talvez overpitching? Contaminação?

Espero que alguém tenha alguma opinião.

Abraço
 
Tiago, amigo.

Fazem algumas levas que estou com a cerveja super-atenuativa. Foram quatro lotes em que atenuaram perto dos 94%. Todas baixando dos 1008.
Minha ultima weiss por exemplo OG 1048 e FG 1004 com densimetro, conferido e ajustado no refratômetro através de formulas. Mostura: 20 min 43C°.70m -66C°, 10m - 76C°. iniciei a fermentação em 16C°, terceiro dia subi para 18c° e assim até os 24c°. Usei 0,84 gr/L de femento WB-06.
O estranho é que aparentemente nenhum teve contaminação, ao menos tão perceptível, todas foram consumidas tranquilamente e aprovadas. Percebi um amargor mais pronunciado, talvez pela maior quantidade de alcool e estarem mais seca.

Alguma ideia do que pode ser? Talvez overpitching? Contaminação?

Espero que alguém tenha alguma opinião.

Abraço


Tenta trocar o termômetro da brassagem.

Eu uso pelo menos 2 simultaneamente na minha para garantir a temperatura.
 
Tiago, amigo.

Fazem algumas levas que estou com a cerveja super-atenuativa. Foram quatro lotes em que atenuaram perto dos 94%. Todas baixando dos 1008.
Minha ultima weiss por exemplo OG 1048 e FG 1004 com densimetro, conferido e ajustado no refratômetro através de formulas. Mostura: 20 min 43C°.70m -66C°, 10m - 76C°. iniciei a fermentação em 16C°, terceiro dia subi para 18c° e assim até os 24c°. Usei 0,84 gr/L de femento WB-06.
O estranho é que aparentemente nenhum teve contaminação, ao menos tão perceptível, todas foram consumidas tranquilamente e aprovadas. Percebi um amargor mais pronunciado, talvez pela maior quantidade de alcool e estarem mais seca.

Alguma ideia do que pode ser? Talvez overpitching? Contaminação?

Espero que alguém tenha alguma opinião.

Abraço

Oi Rafael,

Não acredito que seja overpitching... O colega ali citou o termômetro.. é uma possibilidade. Que tipo vc usa? Vc faz 66ºC por 70 minutos mantendo a temperatura esse tempo todo ou nem aquece durante?

FG de 1,004, mesmo pra OG 1,048 é meio baixo mesmo, acredito que possa ser algum fator na sua mosturação, ou até na medição, o processo de fermentação está legal. Na sua opinião, o paladar condiz com a FG medida? Tem tirado o CO2 dissolvido pra medir com densímetro?

Contaminação é uma possibilidade que sempre existe, mas não sei.... talvez uma contaminação cruzada com uma cepa muito atenuativa que vc tenha usado alguma vez? só acho menos provável. É melhor procurar por erros de produção e garantir uma boa sanitização.

Abraço
 
Oi Rafael,

Não acredito que seja overpitching... O colega ali citou o termômetro.. é uma possibilidade. Que tipo vc usa? Vc faz 66ºC por 70 minutos mantendo a temperatura esse tempo todo ou nem aquece durante?

FG de 1,004, mesmo pra OG 1,048 é meio baixo mesmo, acredito que possa ser algum fator na sua mosturação, ou até na medição, o processo de fermentação está legal. Na sua opinião, o paladar condiz com a FG medida? Tem tirado o CO2 dissolvido pra medir com densímetro?

Contaminação é uma possibilidade que sempre existe, mas não sei.... talvez uma contaminação cruzada com uma cepa muito atenuativa que vc tenha usado alguma vez? só acho menos provável. É melhor procurar por erros de produção e garantir uma boa sanitização.

Abraço

Tiago,

uma dúvida: como faz para tirar o CO2 de uma amostra fermentada, a ser medida com densímetro? o desvio da medição costuma ser alto?
 
Tiago,

uma dúvida: como faz para tirar o CO2 de uma amostra fermentada, a ser medida com densímetro? o desvio da medição costuma ser alto?

O desvio de medição vai depender da quantidade de CO2 dissolvido. Pode alterar em alguns pontos ou até vários. Sempre dará uma leitura mais baixa, porque o CO2 é mais leve q a cerveja.

Pra retirar coloque a amostra em temperatura ambiente e agite bem até sair todo o gás, tanto faz como vc fizer isso, pode ser sacudindo, transferindo varias vezes, ou com uma colher... Passar em filtro de café (de papel) também tira boa parte, mas ainda pode sobrar um pouco. Espera a espuma baixar e pode medir.

Abraço
 
O desvio de medição vai depender da quantidade de CO2 dissolvido. Pode alterar em alguns pontos ou até vários. Sempre dará uma leitura mais baixa, porque o CO2 é mais leve q a cerveja.

Pra retirar coloque a amostra em temperatura ambiente e agite bem até sair todo o gás, tanto faz como vc fizer isso, pode ser sacudindo, transferindo varias vezes, ou com uma colher... Passar em filtro de café (de papel) também tira boa parte, mas ainda pode sobrar um pouco. Espera a espuma baixar e pode medir.

Abraço

Beleza, então já quandp tirar do fermentador, deixar dar uma queda legal pra já dar uma agitada, e depois agitar com a mão mesmo!

Obrigado
 
Apenas pra constar ... usei o M44 da Mangrove Jacks pela primeira vez esse final de semana em uma American IPA e notei que o lag time foi bem alto. Enquanto o US05 demora algumas horas pra dar sinal de atividade no airlock, o M44 demorou mais de 20-24 horas.

Fiquei preocupado e fui no HBT americano ver se encontrava algo ... teve um relato de um user que teve lag time de 90 horas usando o M44. Me deixou mais tranquilo ...

Vou acompanhar a fermentação e ver qual será o resultado final. Estou bem curioso.
 
Oi Rafael,

Não acredito que seja overpitching... O colega ali citou o termômetro.. é uma possibilidade. Que tipo vc usa? Vc faz 66ºC por 70 minutos mantendo a temperatura esse tempo todo ou nem aquece durante?

FG de 1,004, mesmo pra OG 1,048 é meio baixo mesmo, acredito que possa ser algum fator na sua mosturação, ou até na medição, o processo de fermentação está legal. Na sua opinião, o paladar condiz com a FG medida? Tem tirado o CO2 dissolvido pra medir com densímetro?

Contaminação é uma possibilidade que sempre existe, mas não sei.... talvez uma contaminação cruzada com uma cepa muito atenuativa que vc tenha usado alguma vez? só acho menos provável. É melhor procurar por erros de produção e garantir uma boa sanitização.

Abraço

Uso Sensor de temperatura tipo PT 100 com haste 6,0mmx200mm. O termostato liga a resistência mantendo a temperatura sempre a 66.
Quanto ao paladar, seco, talvez com um amargor mais ríspido aparecendo de fundo.
 
Apenas pra constar ... usei o M44 da Mangrove Jacks pela primeira vez esse final de semana em uma American IPA e notei que o lag time foi bem alto. Enquanto o US05 demora algumas horas pra dar sinal de atividade no airlock, o M44 demorou mais de 20-24 horas.

Fiquei preocupado e fui no HBT americano ver se encontrava algo ... teve um relato de um user que teve lag time de 90 horas usando o M44. Me deixou mais tranquilo ...

Vou acompanhar a fermentação e ver qual será o resultado final. Estou bem curioso.

Estou usando o M44 pela segunda vez, agora, numa American IPA e a fermentação está ocorrendo igual ao descrito anteriormente.
Lag time de 24hs e fermentação longa. Hoje é o 10º dia de fermentação primária e o air-lock continua trabalhando bem lento.
Vou começar a medir a densidade hoje.
Abs.
 
Estou usando o M44 pela segunda vez, agora, numa American IPA e a fermentação está ocorrendo igual ao descrito anteriormente.
Lag time de 24hs e fermentação longa. Hoje é o 10º dia de fermentação primária e o air-lock continua trabalhando bem lento.
Vou começar a medir a densidade hoje.
Abs.

Ontem, depois de 24 horas começou a atividade no airlock.. :mug:
 
Guilherme,
a fermentação primária encerrou entre 10 a 12 dias.
E atenuou bem. OG:1.060 ===> FG:1.009 - ABV:6.6%
Gostei bastante do M44, apesar dele ser meio lento... a fermentação dura um pouco mais que o US-05 e o lag time é maior tbm.
Recomendo.
Abs.
 
Também estou tendo fermentações mais demoradas que o previsto com o S-04.

Em setembro na minha terceira leva, demorou 17 dias para parar a atividade do airlock. (18 a 22 graus).

Agora estou a 16 dias com uma leva fermentando e a atividade continua.
iniciei com 18 , fui subibndo até 22 e coloquei a 24 ontem pra ver se pára de vez.
A atenuação foi de 1063 pra 1012, o esperado.

Não vi sinais de contaminação nas duas levas, o que pode acarretar essa demora ? devo subir mais que os 22 na maior parte do tempo ?

Os mais experientes, já tiveram fermentações tão longas com o s-04 ?

Obrigado.
 
Também estou tendo fermentações mais demoradas que o previsto com o S-04.

Em setembro na minha terceira leva, demorou 17 dias para parar a atividade do airlock. (18 a 22 graus).

Agora estou a 16 dias com uma leva fermentando e a atividade continua.
iniciei com 18 , fui subibndo até 22 e coloquei a 24 ontem pra ver se pára de vez.
A atenuação foi de 1063 pra 1012, o esperado.

Não vi sinais de contaminação nas duas levas, o que pode acarretar essa demora ? devo subir mais que os 22 na maior parte do tempo ?

Os mais experientes, já tiveram fermentações tão longas com o s-04 ?

Obrigado.

Mesma situação comigo.

Há 16 dias fermentando com s-04 e ainda em atividade. Com o s-05 em 4 dias tenho atenuação total (para mesma receita, com mesmos parâmetros)
A meta e testar os dois e perceber se há alguma relativa diferença sensorial, pois na fase de fermentação está complicado.
 
texto extraído de um post do @Guenther :

"A dica, e o que eu faço, é uma vez terminada a fermentação (pouca atividade do air lock, estabilidade na densidade da cerveja) deixar mais 2 ou 3 dias a pelo menos 20oC para que o fermento possa limpar a cerveja ANTES de reduzir a temperatura para sedimentação e clarificação da cerveja."

Pelo que entendi , mesmo após terminada a fermentação, o airlock pode continuar com alguma atividade ?
Sempre espero parar a atividade do airlock pra medir a densidade, isso é errado ?
 
E você vem medindo a densidade pra ver se ela varia?

Air-lock borbulhando por tanto tempo pode der somente variação de temperatura ao abrir a geladeira, ou pode ser contaminação, ou ainda simplesmente CO² se desprendendo do líquido.
 
E você vem medindo a densidade pra ver se ela varia?

Air-lock borbulhando por tanto tempo pode der somente variação de temperatura ao abrir a geladeira, ou pode ser contaminação, ou ainda simplesmente CO² se desprendendo do líquido.

Então.... justamente essa é minha dúvida, sempre achei que precisava esperar o fim da atividade do airlock para medir a densidade.
medi com 14 dias e estava no esperado 1.012.
não medi mais porque continua com atividade, pelo menos quando abro a geladeira e fico observando.
não sabia que essa pequena variação de temperatura seria capaz de fazer o airlock borbulhar.
Não acredito em contaminação pois o sabor do último lote, que aconteceu a mesma coisa não foi alterado. Existe algum tipo de contaminação que não altera o sabor ?
Obrigado.
 
A cerveja está numa temperatura X no fermentador. Se esta temperatura for menor que a temperatura ambiente, e tu abres a geladeira e fica com ela aberta, o ar-quente entra na galeira e começa a esquentar o fermentador suavemente.

Da mesma forma suava, os gases dentro do fermentador vão aquecer, e se expandir, sendo expulsados do fermentador e fazendo o air-lock borbulhar.

Depois quando fecha a geladeira, ocorre ao contrário, e o air-lock começa a sugar ar.

Abraço,
 
A cerveja está numa temperatura X no fermentador. Se esta temperatura for menor que a temperatura ambiente, e tu abres a geladeira e fica com ela aberta, o ar-quente entra na galeira e começa a esquentar o fermentador suavemente.

Da mesma forma suava, os gases dentro do fermentador vão aquecer, e se expandir, sendo expulsados do fermentador e fazendo o air-lock borbulhar.

Depois quando fecha a geladeira, ocorre ao contrário, e o air-lock começa a sugar ar.

Abraço,

Entendi Guenther, só pode ser isso.
Vou tomar cuidado e observar esse fato nas próximas.
Obrigado.
Abc.
 
Também estou tendo fermentações mais demoradas que o previsto com o S-04.

Em setembro na minha terceira leva, demorou 17 dias para parar a atividade do airlock. (18 a 22 graus).

Agora estou a 16 dias com uma leva fermentando e a atividade continua.
iniciei com 18 , fui subibndo até 22 e coloquei a 24 ontem pra ver se pára de vez.
A atenuação foi de 1063 pra 1012, o esperado.

Não vi sinais de contaminação nas duas levas, o que pode acarretar essa demora ? devo subir mais que os 22 na maior parte do tempo ?

Os mais experientes, já tiveram fermentações tão longas com o s-04 ?

Obrigado.

Cara, minha experiência não muito grande com o S-04 sempre foi assim, lag time grande e fermentação um pouco demorada.

Atente pro seu pitching rate, quanto vc tá usando?

edit: respondi direto pelo email, não vi que ja tinham mensagens novas, hehehe. Só então acrescentar que se não for essa impressão errada de sair bolha pelo airlock pela variação da temperatura, pitching rates baixos também tendem a prolongar a fermentação, mas normalmente isso vem acompanhado de atenuação ruim (que nao foi o caso) e off-flavors.

Abraços
 
Last edited:
Cara, minha experiência não muito grande com o S-04 sempre foi assim, lag time grande e fermentação um pouco demorada.

Atente pro seu pitching rate, quanto vc tá usando?

edit: respondi direto pelo email, não vi que ja tinham mensagens novas, hehehe. Só então acrescentar que se não for essa impressão errada de sair bolha pelo airlock pela variação da temperatura, pitching rates baixos também tendem a prolongar a fermentação, mas normalmente isso vem acompanhado de atenuação ruim (que nao foi o caso) e off-flavors.

Abraços

Coloquei um pacote (hidratado) para 20 litros.
Pelo visto já tinha parado mesmo a atenuação, medi novamente e não alterou desde domingo. Atingindo o previsto de 1.010.
Vou ficar esperto nas próximas.

Valeu.
 
Back
Top