Fermentação incompleta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Raisoshi

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2014
Messages
879
Reaction score
224
Location
Rio de Janeiro
Fiz uma Oatmeal Stout no sábado, 50l OG 1.054, mosturação de 90min a 68 graus(detalhe: corrigi algumas vezes quando descia pra 67, sempre misturando com o fogo ligado, mas quando ao final fui fazer o mashout, a temperatura que estava a 68 desceu pra 62, não entendi nada).

Usei 1 pacote de S-04 em um starter de 4l 1.040 no stir plate caseiro(rotação não tão vigorosa, pequeno redemoinho).

Subiu um krausen bem baixo depois de 14h de inoculação(inoculei a 18 graus e deixei subir para 20).

Ela já está há 5 dias fermentando, e tem 3 dias que a densidade não desce, continua em 1.026, o que seria uma atenuação de ~52%, muito baixa. (Nesses 3 dias também subi 1 grau por dia, então está em 23)

O que me recomendam? Não tenho mais S-04 em mãos, estava pensando em passar ela pra uma outra bombona, pegar a lama e fazer um starter de 1l e jogar durante o high krausen.
 
Fiz uma Oatmeal Stout no sábado, 50l OG 1.054, mosturação de 90min a 68 graus(detalhe: corrigi algumas vezes quando descia pra 67, sempre misturando com o fogo ligado, mas quando ao final fui fazer o mashout, a temperatura que estava a 68 desceu pra 62, não entendi nada).

Usei 1 pacote de S-04 em um starter de 4l 1.040 no stir plate caseiro(rotação não tão vigorosa, pequeno redemoinho).

Subiu um krausen bem baixo depois de 14h de inoculação(inoculei a 18 graus e deixei subir para 20).

Ela já está há 5 dias fermentando, e tem 3 dias que a densidade não desce, continua em 1.026, o que seria uma atenuação de ~52%, muito baixa. (Nesses 3 dias também subi 1 grau por dia, então está em 23)

O que me recomendam? Não tenho mais S-04 em mãos, estava pensando em passar ela pra uma outra bombona, pegar a lama e fazer um starter de 1l e jogar durante o high krausen.
Quando se usa fermento seco em quantidade correta, hidratado corretamente, praticamente nunca se precisa aerar o mosto, porque as células estão cheias de reservas.

Quando se faz starter de fermento seco, perde-se essa vantagem. Você aumenta a população, mas aquelas reservas iniciais são exauridas. Ou seja, você consegue uma maior população, mas uma população bem mais magra. Nesse caso, é MUITO importante aerar/oxigenar bem o mosto, o que pelo visto, você não fez muito bem nem no starter (mencionou "rotação pouco vigorosa"), e também não fez no mosto.

Ou seja, você tem duas opções:

A) Comprar 2 ou 3 pacotes de US-04, hidratar corretamente com água, e colocar na cerveja. (a melhor opção, na minha visão).

B) Fazer outro starter MUITO BEM AERADO e colocar na cerveja (muito bem aerado = agitador magnético que promova um forte redemoinho, daqueles que o cone toca no fundo...... ou agitador magnético mais bomba de aquário soprando ar pra dentro do líquido).

C) Fazer outro starter normalzinho como tu fez e colocar na cerveja, e rezar.

Ou seja, lembre-se..... se quer economizar com fermento seco... precisa compensar isso na aeração do mosto. Uns 30/40 minutos de bombinha de aquário + filtro bacteriano + pedra difusora resolvem.

Abraço,
 
Foi mais mal planejamento que economia mesmo, não tenho uma loja na minha cidade e não ia rolar de chegar a tempo, peguei o pacote com um amigo inclusive.

Meu agitador é fraco mesmo, mais pra frente vou ver se troco a ventoinha por uma mais potente e deve melhorar.

Dentro das minhas possibilidades no momento vou fazer o método que inclui reza mesmo... Vou trasfegar a cerveja para outra bombona e pegar a lama, fazer um starter de 2l e jogar durante o high krausen(ou seria melhor esperar terminar?). Vou fazer isso hoje.

Obrigado pela resposta, aeração é uma coisa que preciso melhorar.
 
Foi mais mal planejamento que economia mesmo, não tenho uma loja na minha cidade e não ia rolar de chegar a tempo, peguei o pacote com um amigo inclusive.

Meu agitador é fraco mesmo, mais pra frente vou ver se troco a ventoinha por uma mais potente e deve melhorar.

Dentro das minhas possibilidades no momento vou fazer o método que inclui reza mesmo... Vou trasfegar a cerveja para outra bombona e pegar a lama, fazer um starter de 2l e jogar durante o high krausen(ou seria melhor esperar terminar?). Vou fazer isso hoje.

Obrigado pela resposta, aeração é uma coisa que preciso melhorar.

Geralmente não precisa trocar seu agitador, apenas o peixinho (barra magnética) precisa ser maior. Dá uma diferença grande, faça um teste com uma maior.
 
Geralmente não precisa trocar seu agitador, apenas o peixinho (barra magnética) precisa ser maior. Dá uma diferença grande, faça um teste com uma maior.

Sério mesmo? Vou fazer isso então e ver no que dá. Eu uso uma jarra de 4l pros meus starters e a barra magnética é de 8x30mm, que tamanho recomenda? Será que 10x60mm seria suficiente?

Atualizando: o starter tá rolando há quase 6h e já tem uma espuminha bem fina e rala por toda a superfície, acho que vou jogar pro fermentador amanhã quando acordar.

Também provei a cerveja e ela não tá muito doce nem nada, tá com um gosto bom até, apesar de verde.
 
Geralmente não precisa trocar seu agitador, apenas o peixinho (barra magnética) precisa ser maior. Dá uma diferença grande, faça um teste com uma maior.
Mais ou menos.

Até consegue aumentar, mas não consegue aumentar muito pois a distância dos ímãs internos do agitador que define um certo tamanho de barra magnética.

Abraço,
 
Uso barra de 40mm pros frascos de 1 a 5 litros... Até uns +- 3 litros no de 5 é OK, a partir disso ele já não cria um vórtice até o fundo do frasco.
 
Sério mesmo? Vou fazer isso então e ver no que dá. Eu uso uma jarra de 4l pros meus starters e a barra magnética é de 8x30mm, que tamanho recomenda? Será que 10x60mm seria suficiente?

Atualizando: o starter tá rolando há quase 6h e já tem uma espuminha bem fina e rala por toda a superfície, acho que vou jogar pro fermentador amanhã quando acordar.

Também provei a cerveja e ela não tá muito doce nem nada, tá com um gosto bom até, apesar de verde.

Como apontou o Guenther, tem um limite. Veja qual a distância entre os ímãs do teu agitador e tente usar uma barra com tamanho compatível.
 
Eu comprei uma barra maior mas como eu uso imã de HD, ela não fixou direito. A menor fica certinha em cima do imã, que é longo. Vou ver se compro aqueles imãs redondos de neodímio e monto do tamanho certo.

Quanto ao tópico, bem, quando fui jogar o starter, tinham umas espumas estranhas, joguei, depois de 24h não atenuou nada, e agora tá com um gosto de vinagre. Já é a segunda leva que isso acontece, vou ver se troco a bombona que fermento. Uma pena, mas fazer o que...
 
Back
Top