Fermentação em paralelo - Hefeweizen e Weizenbock

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cidalhi

Active Member
Joined
Oct 25, 2015
Messages
34
Reaction score
2
Pessoal,

Estou com uma dúvida sobre o tempo de fermentação primaria/secundária da minha Hefeweizen. (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406884)
Fiz uma brassagem no sábado passado e pretendia deixar 14 dias entre fermentação primaria e secundária, ambas com 17º.

Porém estou querendo fazer uma Weizenbock neste sábado (sete dias após a Hefeweizen), com tempo de fermentação primaria/secundária também de 17 dias.
Porém, só tenho um freezer com temperatura controlada e queria deixar a Hefeweizen uns 3 dias com 0º para baixar um pouco a turbidez.

Munha dúvida é: posso deixar a primeira Hefeweizen por 21 dias na fermentação para acompanhar a Weizenbock? (7 dias até a brassagem + 14 dias de fermentação da Weizenbock)
Ou é realmente melhor deixar somente os 14 dias (já vi outros tópicos que 10 dias seriam suficientes para Hefeweizen) e engarrafar sem cold break?
 
Pessoal,

Estou com uma dúvida sobre o tempo de fermentação primaria/secundária da minha Hefeweizen. (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406884)
Fiz uma brassagem no sábado passado e pretendia deixar 14 dias entre fermentação primaria e secundária, ambas com 17º.

Porém estou querendo fazer uma Weizenbock neste sábado (sete dias após a Hefeweizen), com tempo de fermentação primaria/secundária também de 17 dias.
Porém, só tenho um freezer com temperatura controlada e queria deixar a Hefeweizen uns 3 dias com 0º para baixar um pouco a turbidez.

Munha dúvida é: posso deixar a primeira Hefeweizen por 21 dias na fermentação para acompanhar a Weizenbock? (7 dias até a brassagem + 14 dias de fermentação da Weizenbock)
Ou é realmente melhor deixar somente os 14 dias (já vi outros tópicos que 10 dias seriam suficientes para Hefeweizen) e engarrafar sem cold break?

É melhor ler/re-ler os tópicos fixos. Fermentação não é medida em dias, você deve acompanhar a densidade. Deixar mais tempo após a densidade estabilizar não tem problema algum, você só vai estar maturando a 17 graus por mais tempo.

Atente-se ao fato de que a temperatura a ser controlada é a do líquido, e não a do ambiente da geladeira. Você deve mudar o sensor para o segundo balde. A temperatura do primeiro balde não vai se manter exatamente em 17. Para compensar o calor do segundo balde o freezer vai trabalhar mais, e o primeiro vai ter momentos abaixo de 17, mas isso não é problemático na maturação.
 
@karkassa, creio que tenha me expressado mal. Queria saber se tenho algum efeito (e qual) de deixar a cerveja após finalizar a fermentação (maturação) com esta mesma temperatura.
 
Após a fermentação primária e durante a secundária, a cerveja já está maturando. Como não é uma ciência exata, existem tendências esperadas a médio e longo prazo. No seu caso, não deve ter nenhum efeito negativo.

Com o tempo, a cerveja tende a arredondar sabores mais pronunciados, decantar fermento e outras partículas em suspensão (lúpulo, trub, etc), perder compostos voláteis (bons e ruins), oxidar, etc. A temperatura retarda ou acelera esses efeitos, mas raramente é uma preocupação.
 

Latest posts

Back
Top