Fermentação em galão de água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thirossato

Member
Joined
Sep 12, 2017
Messages
23
Reaction score
2
Galera, tenho visto que algumas pessoas utilizam aqueles galões de água para fermentar a cerveja, e tenho algumas dúvidas quanto a isso:
  1. Preciso de algum tipo específico de galão, ou posso reutilizar os que vem com água?
  2. Este tipo de airlock
    airlock_carboy-500x500.png
    parece que não veda direito, é assim mesmo?
  3. A chance de contaminação é maior do que fermentar no balde?
 
Galera, tenho visto que algumas pessoas utilizam aqueles galões de água para fermentar a cerveja, e tenho algumas dúvidas quanto a isso:
  1. Preciso de algum tipo específico de galão, ou posso reutilizar os que vem com água?
  2. Este tipo de airlock
    airlock_carboy-500x500.png
    parece que não veda direito, é assim mesmo?
  3. A chance de contaminação é maior do que fermentar no balde?
Não vejo problemas em utilizar esse tipo de galão desde que esteja devidamente sanitizado. Quando ao airlock eu não conheço esse modelo não e por outro lado, eu particularmente não uso e não vejo necessidade de uso de airlock.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk
 
Cara, eu fiz 2 levas fermentando no próprio galão de agua que eu usava pra fazer a cerveja. É tranquilo, assim que vc despejar a agua dele vc enche ele com iodofor até a hora passar o mosto pra dentro.

Eu nao usava airlock, eu usava essa tampa de silicone da foto aqui de baixo e enfiava uma mangueira aí com a outra ponta dentro de um recipiente com solução de iodofor...

Só ficar atento pra não deixar muito pouco headspace.. as duas eu coloquei 18L de mosto dentro e foi de boa.
 

Attachments

  • Captura de Tela 2017-11-25 às 15.33.11.png
    Captura de Tela 2017-11-25 às 15.33.11.png
    130.5 KB · Views: 46
@sepesaraiva vlw pela dica, comprei esse airlock estranho e quando ponho ele no galão parece que fica meio solto, acho melhor não arriscar e comprar um tampão desse de silicone.
 
Idem aqui. Fiz várias levas em galão d'água de 20 litros. A principal vantagem é não se preocupar com lavar depois: passa uma água pra tirar o grosso e troca o galão. O bacana dele é que se vc tiver um modelo translúcido (aí invés daquele fosco) da pra ir vendo a fermentação direitinho.

Qto ao airlock, eu usava aquele padrão em S acoplado nessa vaga de silicone que o Leandro postou. Nunca tive problema de contaminação.

O único ponto negativo é que eu não conseguia ir medindo a gravidade, então por segurança sempre deixava a fermentação correr por pelo menos 1 semana a mais que o esperado.
 
O único ponto negativo é que eu não conseguia ir medindo a gravidade, então por segurança sempre deixava a fermentação correr por pelo menos 1 semana a mais que o esperado.

Nessa parte me ajudou muito ter um refratometro. Eu tirava a mangueira do furo da tampa do silicone e por ali eu usava uma pipeta pra tirar umas gotas e medir a densidade. Realmente com proveta e densímetro fica muito difícil.
 
Já fiz. Problema nenhum. Breja ficou top.
Mas é de que material? Ja vi galões que parecem um acrilico, tipo os da bonafont, e uns que são um plastico mais "emborrachado", leitoso... Não acho que esse segundo tipo seja grau alimentício pra altas temperaturas.
 
Back
Top