Fermentação e maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Julian2

Well-Known Member
Joined
Dec 19, 2015
Messages
63
Reaction score
4
Li o tópico fixo de breve explicação, porém fiquei com dúvidas abaixo:

Fermentação primária - você mantém ela na temperatura inicial de 18 graus até ela parar de baixar a densidade? ou você vai subindo diariamente até chegar nos 22 graus?

Fermentação secundária - sobre a clarificação, você chega a trocar de fermentador? para eliminar boa parte desse fermento decantado. Ou você faz a fermentação e maturação tudo no mesmo recipiente? Eu fermento em galão de 20 litros com airlock e antes de maturar transfiro a cerveja para outro galão sanitizado e removo o airlock e tampo com um alumínio o galão. Sobre a maturação, deixo com airlock ou sem?

Maturação, a partir de qual temperatura a cerveja não matura mais? Deixo sempre ela a 0 grau antes de envasar, e depois de envasar deixo na parte mais fresca da casa que no verão deve ficar em 22 graus. Já estraguei lotes por deixar muitas semanas em temperaturas ambientes.
 
Bom dia,

Amigo as respostas da maioria das duvidas estão lá...

"Fermentação primária - você mantém ela na temperatura inicial de 18 graus até ela parar de baixar a densidade? ou você vai subindo diariamente até chegar nos 22 graus?"

Mantem a 18°C até parar de mudar a densidade.

"Fermentação secundária - sobre a clarificação, você chega a trocar de fermentador? para eliminar boa parte desse fermento decantado. Ou você faz a fermentação e maturação tudo no mesmo recipiente? Eu fermento em galão de 20 litros com airlock e antes de maturar transfiro a cerveja para outro galão sanitizado e removo o airlock e tampo com um alumínio o galão. Sobre a maturação, deixo com airlock ou sem?"

Na secundária é onde o fermento vai absorver alguns compostos que não queremos na cerveja, em geral aumente um grau por dia até chegar a 25°C, é tempo suficiente para que esta fase ocorra. Até aqui tu simplesmente não mexeu no balde, apenas nas temperaturas, ou seja, o airlock está lá.

"Maturação, a partir de qual temperatura a cerveja não matura mais? Deixo sempre ela a 0 grau antes de envasar, e depois de envasar deixo na parte mais fresca da casa que no verão deve ficar em 22 graus. Já estraguei lotes por deixar muitas semanas em temperaturas ambientes."

A cerveja estará sempre maturando, como diz o Guenther é um processo interminável, ele inicia ao final da fermentação primária e segue até o dia de tu beber a cerveja. ;)

Enquanto está no balde o ideal é tu manter sobre temperatura controlada até o dia do envase, ai sim tu irá transferir de balde para separar do fermento. Na minha opinião se estragou vários lotes, ou tu tem problema de contaminação, ou a tua temperatura ambiente não é 22°C.
 
Bom dia,

Amigo as respostas da maioria das duvidas estão lá...

"Fermentação primária - você mantém ela na temperatura inicial de 18 graus até ela parar de baixar a densidade? ou você vai subindo diariamente até chegar nos 22 graus?"

Mantem a 18°C até parar de mudar a densidade.

"Fermentação secundária - sobre a clarificação, você chega a trocar de fermentador? para eliminar boa parte desse fermento decantado. Ou você faz a fermentação e maturação tudo no mesmo recipiente? Eu fermento em galão de 20 litros com airlock e antes de maturar transfiro a cerveja para outro galão sanitizado e removo o airlock e tampo com um alumínio o galão. Sobre a maturação, deixo com airlock ou sem?"

Na secundária é onde o fermento vai absorver alguns compostos que não queremos na cerveja, em geral aumente um grau por dia até chegar a 25°C, é tempo suficiente para que esta fase ocorra. Até aqui tu simplesmente não mexeu no balde, apenas nas temperaturas, ou seja, o airlock está lá.

"Maturação, a partir de qual temperatura a cerveja não matura mais? Deixo sempre ela a 0 grau antes de envasar, e depois de envasar deixo na parte mais fresca da casa que no verão deve ficar em 22 graus. Já estraguei lotes por deixar muitas semanas em temperaturas ambientes."

A cerveja estará sempre maturando, como diz o Guenther é um processo interminável, ele inicia ao final da fermentação primária e segue até o dia de tu beber a cerveja. ;)

Enquanto está no balde o ideal é tu manter sobre temperatura controlada até o dia do envase, ai sim tu irá transferir de balde para separar do fermento. Na minha opinião se estragou vários lotes, ou tu tem problema de contaminação, ou a tua temperatura ambiente não é 22°C.

Você faz a troca de recipiente antes? Em depois da fermentação, para passar para maturação eu transfiro o mosto para outro galão para dar uma filtrada no fermento decantado.
 
Você faz a troca de recipiente antes? Em depois da fermentação, para passar para maturação eu transfiro o mosto para outro galão para dar uma filtrada no fermento decantado.

Não precisa trocar. Se o fermento tá decantado pq vai filtrar a cerveja tirando ele? E outra, não vai decantar mais se tu tirar ele, a taxa de decantação é a mesma, tendo fermento ou não no fundo do fermentador.

Abraço.
 
Pessoal, na verdade é muito mais que isso. Tem que ficar claro que fermentar a 18 não é regra para toda cerveja (e nem estou me referindo a lagers). Tem ales em que a fermentação é melhor perto dos 14 e outras que ir até 22-23 é o melhor. Tem que saber o estilo e principalmente qual o perfil que você quer. Eu entendo que para os iniciantes em suas APAs, blondes, etc. é bom seguir a recomendação inicial/básica de começar a fermentar aos 18, mas ultimamente tem muita gente pregando que toda fermentação de ale tem que começar aos 18.....
 
Pessoal, na verdade é muito mais que isso. Tem que ficar claro que fermentar a 18 não é regra para toda cerveja (e nem estou me referindo a lagers). Tem ales em que a fermentação é melhor perto dos 14 e outras que ir até 22-23 é o melhor. Tem que saber o estilo e principalmente qual o perfil que você quer. Eu entendo que para os iniciantes em suas APAs, blondes, etc. é bom seguir a recomendação inicial/básica de começar a fermentar aos 18, mas ultimamente tem muita gente pregando que toda fermentação de ale tem que começar aos 18.....

Com certeza! Cada levedura tem uma temperatura específica de trabalho e depende, sobretudo, do perfil que você quer dar a cerveja. Outra coisa que influencia bastante o perfil é a aeração do mosto e a quantidade de levedura inoculada.

No site dos próprios fabricantes você encontra bastante material a respeito da levedura.
 
Pessoal, na verdade é muito mais que isso. Tem que ficar claro que fermentar a 18 não é regra para toda cerveja (e nem estou me referindo a lagers). Tem ales em que a fermentação é melhor perto dos 14 e outras que ir até 22-23 é o melhor. Tem que saber o estilo e principalmente qual o perfil que você quer. Eu entendo que para os iniciantes em suas APAs, blondes, etc. é bom seguir a recomendação inicial/básica de começar a fermentar aos 18, mas ultimamente tem muita gente pregando que toda fermentação de ale tem que começar aos 18.....

Exatamente Ipera, só expliquei a ele baseado no que me pareceu que ele queria fazer, ou seja fermentar a 18°C e depois seguir a secundária.

Tambem acho importante que quando se decide por uma temperatura ou outra se saiba o porque. Igual a rampas na mosturação, tem que saber o motivo real daquela etapa. O bom é que estes 18°C funcionam bem na maioria dos casos (ou seja sai cerveja boa), e para os iniciantes como eu é um bom ponto de inicio.
 

Latest posts

Back
Top