Fermentação + Dry Hopping + Maturação + Gelatina - Tudo no mesmo balde

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marceleza_new

New Member
Joined
Feb 27, 2018
Messages
2
Reaction score
0
Acabei de fazer uma brassagem de 40L de uma APA. Está no início da fermentação primária a 18°C.
No fim da primária, vou elevar a temperatura pra casa dos 24°C. Nesse momento vou aproveitar pra fazer o Dry Hopping, que é melhor aproveitado nessa temperatura.
5 dias depois retiro o hop bag com o lúpulo aromático abaixo a temperatura pra próximo de 0° e deixo maturando por cerca de 10 dias.
E por fim, aplico a gelatina por mais 2 dias pra dar uma ajuda na clarificação.
Tudo isso no mesmo balde.
Vou trasfegar apenas pra fazer o primming e engarrafar.
Eis as dúvidas:
- Vou perder muito do dry hopping se eu deixar maturando e usar gelatina?
- Como estou com mesmo balde, o uso da gelatina vai funcionar mesmo com a lama de fermento lá no fundo?

Quem já teve experiência semelhante a essa?
 
Já fiz bem parecido. Não esquenta do ajusta a quantidade de lúpulo do dry hopping para compensar a maturação. Sobre fazer tudo no mesmo balde tranquilo.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 
Acabei de fazer uma brassagem de 40L de uma APA. Está no início da fermentação primária a 18°C.
No fim da primária, vou elevar a temperatura pra casa dos 24°C. Nesse momento vou aproveitar pra fazer o Dry Hopping, que é melhor aproveitado nessa temperatura.
5 dias depois retiro o hop bag com o lúpulo aromático abaixo a temperatura pra próximo de 0° e deixo maturando por cerca de 10 dias.
E por fim, aplico a gelatina por mais 2 dias pra dar uma ajuda na clarificação.
Tudo isso no mesmo balde.
Vou trasfegar apenas pra fazer o primming e engarrafar.
Eis as dúvidas:
- Vou perder muito do dry hopping se eu deixar maturando e usar gelatina?
- Como estou com mesmo balde, o uso da gelatina vai funcionar mesmo com a lama de fermento lá no fundo?

Quem já teve experiência semelhante a essa?

Tranquilo fazer assim, exceto o hop bag e os 10 dias é assim que eu faço normalmente e pelo que vejo é uma das formas mais comuns, é uma mais simples pelo menos.

Não tem problema nenhum fazer a gelatina no fermentador com a levedura. Prefiro não usar hop bag porque o aproveitamento do lupulo tende a ser maior jogando direto e os 10 dias de maturação a frio antes da gelatina são desnecessários, com dry hoping quanto menos tempo a cerveja ficar parada maturando, clarificando, melhor.

Dá pra baixar a temperatura, esperar estabilizar em zero e já fazer a clarificação com gelatina, uns 3 dias depois ja tá cristalina, mesmo sem hop bag.

Abraço
 
Tranquilo fazer assim, exceto o hop bag e os 10 dias é assim que eu faço normalmente e pelo que vejo é uma das formas mais comuns, é uma mais simples pelo menos.

Não tem problema nenhum fazer a gelatina no fermentador com a levedura. Prefiro não usar hop bag porque o aproveitamento do lupulo tende a ser maior jogando direto e os 10 dias de maturação a frio antes da gelatina são desnecessários, com dry hoping quanto menos tempo a cerveja ficar parada maturando, clarificando, melhor.

Dá pra baixar a temperatura, esperar estabilizar em zero e já fazer o dry hopping, uns 3 dias depois ja tá cristalina, mesmo sem hop bag.

Abraço

Faço parecido com Tiago (em Ipas, Apas...). obs: Não sei se ele faz mesmo o DH em zero graus, pode ter se confundido...

DH sem HopBag por uns 2 a 4 dias na temperatura de fermentacão, após isso baixo a temperatura para o máximo que conseguir (sem congelar). Assim que atinge a temperatura mais baixa aplico a gelatina. Aguardo 2 dias e já faço a trasfega pro KEG ou garrafas.
 
Faço parecido com Tiago (em Ipas, Apas...). obs: Não sei se ele faz mesmo o DH em zero graus, pode ter se confundido...

DH sem HopBag por uns 2 a 4 dias na temperatura de fermentacão, após isso baixo a temperatura para o máximo que conseguir (sem congelar). Assim que atinge a temperatura mais baixa aplico a gelatina. Aguardo 2 dias e já faço a trasfega pro KEG ou garrafas.

Eita! boa... troquei as palavras. O DH é em temperatura de secundária mesmo. Editei o post, valeu!
 
Cara, eu faço tanto dessa forma (como o Tiago citou) quanto de uma forma em que faço uma transfega antes do DH, deixando toda lama (e infelizmente um pouco de breja) para trás e ficando em temperatura de secundária por 5~7 dias antes da gelatina. Só faço dessa segunda maneira quando o DH vai ser brutal, coisa de 9~10g/L e tenho receio de não ter espaço no fundo para tanta matéria vegetal+fermento+gelatina e levar coisa para o barril.
 
Acabei de fazer uma brassagem de 40L de uma APA. Está no início da fermentação primária a 18°C.
No fim da primária, vou elevar a temperatura pra casa dos 24°C. Nesse momento vou aproveitar pra fazer o Dry Hopping, que é melhor aproveitado nessa temperatura.
5 dias depois retiro o hop bag com o lúpulo aromático abaixo a temperatura pra próximo de 0° e deixo maturando por cerca de 10 dias.
E por fim, aplico a gelatina por mais 2 dias pra dar uma ajuda na clarificação.
Tudo isso no mesmo balde.
Vou trasfegar apenas pra fazer o primming e engarrafar.
Eis as dúvidas:
- Vou perder muito do dry hopping se eu deixar maturando e usar gelatina?
- Como estou com mesmo balde, o uso da gelatina vai funcionar mesmo com a lama de fermento lá no fundo?

Quem já teve experiência semelhante a essa?

Esse artigo sobre DH é interessantíssimo. E quebra uma série de paradigmas: http://scottjanish.com/examination-...s-for-achieving-maximum-hop-aroma-and-flavor/
 
Agradeço a todos pelas respostas.
Fiz da seguinte forma: no fim da fermentação primária a 18°C, quando a densidade estabilizou, aumentei a temperatura pra 24°C e mandei o lúpulo, sem hop bag pra testar. Dois dias depois, já mandei a temperatura pra 0°. Mais dois dias, apliquei a gelatina. E mais 3 dias engarrafei, pois já tinham 7 dias de dry hopping.
O aroma tá bacana, mas achei que ficou turvo e com partículas em suspensão, que parecia ser do lúpulo. Não achei legal, pois anteriormente minha cerveja ficava bem mais límpida. Era pro lúpulo descer e ficar junto da lama de levedura?
 
Obrigado pelo artigo tomazela!

Vou brassar uma receita de AIPA minha já testada inumeras vezes daqui uns 7~10 dias e farei um DH de apenas 2 dias com a mesma quantidade que uso normalmente pra ver o resultado sensorial no final, serão aproximadamente 6g/L sem bag com transfega após a primária. Se com 2 dias o DH já me entregar o que costumo colher usualmente com 7 dias será uma puta conquista. Vamos ver... Vou criar um tópico com a receita.
 
Agradeço a todos pelas respostas.
Fiz da seguinte forma: no fim da fermentação primária a 18°C, quando a densidade estabilizou, aumentei a temperatura pra 24°C e mandei o lúpulo, sem hop bag pra testar. Dois dias depois, já mandei a temperatura pra 0°. Mais dois dias, apliquei a gelatina. E mais 3 dias engarrafei, pois já tinham 7 dias de dry hopping.
O aroma tá bacana, mas achei que ficou turvo e com partículas em suspensão, que parecia ser do lúpulo. Não achei legal, pois anteriormente minha cerveja ficava bem mais límpida. Era pro lúpulo descer e ficar junto da lama de levedura?

Depois manda foto dessas partículas em suspensão. Na minha experiencia essas partículas eram da gelatina, e não do lúpulo. Parei de usar gelatina depois disso!
 
Back
Top