fermentação dois recipientes, respostas diferentes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Romulocrp

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2014
Messages
102
Reaction score
35
Boa tarde,
Fiz uma brassagem de uma APA no sábado e como o meu fermentador está terminando de maturar uma Blonde resolvi testar o uso do próprio galão de 20L e uma garrafa de 10L, tive um batch de 21L, coloquei 14 no de 20 e 7 no de 10, isso aproximadamente.
Hidratei o fermento US 05 em 150 ml de água, coloquei 100 ml na bombona e 50 ml no galão de 10.
Acontece que aparentemente estava tudo bem, os dois recipiente espumando de forma igual (um dos motivo para ter feito isso era a vontade de ver a fermentação ocorrendo), todavia, hoje quando fui checar a produção por curiosidade fui olhar dentro do baldinho com água + álcool 70 que estou usando como airlock e notei que a manguei da bombona de 20 L é a única fazendo bolhas a do galão de 10 L está inerte.
Pergunto, será q foi underpitching? Contaminação, ou pode ocorrer de dois recipientes com o mesmo mosto e fermento em ambiente iguais responder de formas diferentes?
Segue foto, no galão de 10 L vedei ele com uma luva cirúrgica de látex.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    121.8 KB · Views: 138
A luva chegou a inflar? Será que não pode ter algum problema de vedação?
Pela espuma na superfície não meparece que haja motivo pra se se preocupar, mas você pode tirar uma amostra e medir a densidade se quiser se certificar.
 
Pois é a luva não inflou Paulo, está do mesmo jeito q deixei.
pensei nisso de vedação mas não encontrei nada, vou passar uma fita isolante para ver se melhora.
Como eu retiraria uma amostra nesse recipiente de gargalo estreito?
 
Pois é a luva não inflou Paulo, está do mesmo jeito q deixei.
pensei nisso de vedação mas não encontrei nada, vou passar uma fita isolante para ver se melhora.
Como eu retiraria uma amostra nesse recipiente de gargalo estreito?

O Paulo acertou na mosca então!
A foto mostra claramente atividade de fermentação, consequentemente liberação de CO2 e ainda assim a luva não inflou é claro então que há problema de vedação.
Parece tudo bem.
 
Isso ae Victor, foi só eu fortalecer a vedação com fita isolante q a luva deu sinal de vida e começou a dar tchau!
:tank:
obrigado pela ajuda, vou evitar fazer a medição até o final da maturação pq vai dar trabalho abrir e fechar o galão,
depois eu posto se deu diferença de atenuação entre os recipientes.
abs
 

Latest posts

Back
Top