Fermentação de English Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mario

Well-Known Member
Joined
Jan 9, 2014
Messages
74
Reaction score
6
Caros,

Estou com uma Pale Ale (US-05) que teve fermentação primária a 18°C por duas semanas, pois precisei viajar e não pude iniciar a secundária antes. Logo após isso, tenho aumentado a temperatura em 1°C a cada dia, estando agora em 22°C e indo até os 25°C nos próximos dias. A receita, que tirei do livro Home Brew Beer by Greg Hughes, manda maturar a 12°C. Essa temperatura me parece um tanto quanto estranha. O que acham?
 
Alguém me corrija se eu falar besteira, mas pelo que sei a temperatura em torno de 12°C é o que chamam de "cellar temperature" ou temperatura de adega (porão), é muito usada para a maturação de Ales. Nesta temperatura as reações ocorrem mais rápido, maturando mais rápido também, mas diminui a decantação de partículas e fermento, demorando mais para clarificar.
Abraço
 
É... 12ºC é a "cellar temperature", uma temperatura que eles (os ingleses) conseguem manter razoavelmente constante sem usar refrigeração, nos porões abaixo dos pubs. É uma temperatura onde o isinglass funciona ainda clarificando a cerveja e por uma questão histórica, muitas vezes acaba sendo a temperatura de serviço dessas cervejas! São as Cask Ale, aquelas mesmas que no passado (algumas ainda hoje) eram bombeadas a mão, introduzindo ar nos barris.


Mas essa "maturação" não é a fermentação secundária que vc tá fazendo, é depois dela, o armazenamento. Nessa temperatura (12ºC) como Rafael falou, as reações acontecem mais rápido (do que a 3 ou 5ºC!), essas são principalmente as oxidativas. Uma cerveja mais pesada, de elevado teor alcoolico pode se beneficiar de armazenamento nessas temperaturas ou até mais quentes. Já se vc fez uma pale ale leve, com sabores frescos de malte e de lúpulo e quer mantê-los, pode ignorar essa recomendação e armazená-la mais frio, que manterá o sabor fresco da cerveja por mais tempo.
 
Obrigado pelas dicas Tiago. A dúvida mesmo era que estava achando muito alta a temperatura de maturação a 12oC...Mas agora estou mais tranquilo!
Abraço!
 
Só não esqueçam que quem "faz" a fermentação secundária são as leveduras ;)
 
Back
Top