Fermentação Belgian Trippel.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeonardoDagostim

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
89
Reaction score
7
Estou fermentando 19l de belgian trippel em 25oC, faz uns 11 dias e a fermentação está bombando ainda, é normal demorar assim, fiquei na duvida porque geralmente minhas levas anteriores(pale ale,stout,weizen) demoravam menos. Coloquei 700g de açúcar na receita(na fervura), tenho impressão que tem bastante decantada no fundo do fermentador, devo dar uma chacoalhada ou não precisa.
Abraço!
 
E ai Leonardo,
Manda mais informações como OG, temperatura do mash, relação malte x agua, tipo de fermento, etc.
Eu estou fermentando uma Trippel com BIO4 trappist e é um fermento "meio" lento mas que baixa bem, não para nunca de trabalhar! A sua breja deve ter ficado com uma OG super alta, eu coloquei 500g de candy sugar em 25 L mais 8 kg de malte e a minha ficou com uma OG de 1080.
Manda mais informações ai...
 
Pode acontecer.

Tem medido a densidade? Isto é importante, especialmente depois de passados uns 5 ou 6 dias da inoculação, para ter uma ideia de quanto atenuou e quanto ainda pode atenuar.

Eu não mexeria no fermentador. Mas o mais importante é não interromper a fermentação, por isso também é recomendável monitorar a densidade até que pare de descer.

Abraço
 
11 dias é bastante mesmo, normalmente não demora tudo isso (ainda mais nessa temperatura). 700g para 19L parece uma quantidade razoável de açúcar para uma tripel.

A OG deve ser por volta de 1,080. Confere? Uma cerveja dessa densidade requer uma quantidade maior de fermento que os outros estilos que você mencionou.

Qual levedura você está utilizando? Em que quantidade?
 
Leonardo,
Fermentei uma Belgian Golden Strong Ale a pouco mais de 2 semanas (OG 1.095), usando o 3787 da Wyeast. Iniciei a fermentação, sem starter, em 18C e terminei em 22C, levou por volta de 15 dias para cessar completamente a atividade no airlock.

Se você puder dar algumas informações ajuda...
Qual a OG da tua cerveja? Que fermento você usou e qual quantidade (fez starter)? Quanto tempo de fervura teve após a adição do açúcar?
Acho difícil não ter diluído essa quantidade de açúcar em mosto fervente. O que decantou deve ser trup, o próprio fermento...

Como tem atividade, e alta, pelo que você relatou. Não mexeria no fermentador, mas acompanharia a fermentação, para saber como está o andamento em relação a FG que você pretende pra receita...Se a atividade parar muito longe da FG, ai sim vale uma chacoalhada.
 
Valeu pelas respostas!!!
Mais detalhes.
3,2 Kg malte Pilsen
1 kg malte Vienna
500 gr malte Carabelge
500 gr malte Carapils
700 açucar
15 gr lúpulo Magnun
10 gr lúpulo Styrian Golding
10 gr Lúpulo East Kent Golding
Fermento T58 Não lembro a quantidade, mas fiz um start com o próprio mosto.
Coloquei o açucar 10min do final da fervura.
Densidade inicial 1080 se não me engano.
Mash out 78oC!
Abraço!
 
Cervejas de alta densidade demoram mesmo para fermentar...
Tem que ter paciência.
O priming também vai ser bem demorado.
 
Sábado vou ver a densidade dela.
O primming pode ser 7g por litro?

Abraço, valeu todo mundo pela força!!
 
Medi a densidade hj. 1014 e continua trabalhando, sexta-vou medir novamente para ver se passo para o balde de maturação, o que acham?
Abraço!
 
Leonardo,
Qual tua FG? Eu deixaria até terminar a atividade no airlock.
 
Desceu bastante (no geral isso é bom), mas se ainda está trabalhando... deixa trabalhar

Abraço
Wagner
 
Leonardo,
FG = final gravity. Qual densidade você calculou ou espera terminar a fermentação? 1010, menos?

Abraço.
 
Estou com uma tripel fermentando há 16 dias, ainda tem atividade no airlock. A og ficou em 1.084. Na última quarta estava com 1.023. Está fechada em uma geladeira e mantendo os 21°, mais ou menos, sozinha, mesmo com esse frio. Tô esperando um fg próximo do teu Leonardo.
 
Gostei desse tópico..!!
Vou brassar uma trappist dubbel amanhã e não tinha certeza da fermentação..
Imaginei que demoraria mais por causa da OG alta, tinha pensado em deixar a 18C° até terminar a atividade do airlock e ir medindo a densidade, depois uns dias a temp. ambiente para a 2ª fermentação, maturar de 0C° a 2C° uns 15 dias, tudo sem mudar de fermentador.. primming com 7gr e pelo menos mais 15 dias na garrafa, aí vou abrindo 1 por semana até ficar boa e liberar para consumo..!! :mug:
 
Back
Top