Fermentação arrastada de kveik

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 12, 2019
Messages
16
Reaction score
1
Location
Niterói/RJ
Bom dia,

Fiz uma receita de cream ale com og de 1.045 com intuito de usar a kveik voss que me foi dada por um amigo. Porém, a fermentação está bastante arrastada, a famosa fermentação de 48h já está indo para o seu 5º dia e não chegamos a nem metada de Fg.
Sei que dei azar que a temperatura da minha cidade esses dias está mais amena, cerca de 20ºC, porém sempre bate o medo da levedura não ser viável e medo de ter havido alguma contaminação.
Li no site da Lamas que a kveik da levtec em temperaturas próximas a 19ºC pode fermentar por até, pasmem, 15dias.... Por similaridade creio este ser o meu problema.
Nobres colegas, devo me preocupar ou tem algo a ser feito?
 
meu pouco conhecimento de kveik ... coloca o balde no sol!! dá umas chacoalhas... e para dar uma reagida!!!
 
A contribuição que posso lhe dar que em baixas temperaturas (Abaixo de 30ºC) essas leveduras levam o mesmo tempo ou mais que nosso querido US05. Não diria para colocar no sol, mas umas boas chacoalhadas umas 2x por dia conforme o @Josué Luiz ajudaria a suspender a levedura novamente e agilizar o processo. Não sei que pitch usasse, mas fermentada em temp. baixas elas dão um perfil bem neutro.
 
Back
Top