Fermentação anormal ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunolinsalves

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
48
Reaction score
9
Boa tarde senhores,

Dia 02/11 fiz a minha segunda leva: uma American Blonde Ale que comprei no lamas (kit pronto com 1kg de pilsen, 100g de caramalt, 7g de lúpulo Willamett e fermento US-05) para produzir 5L.

Uma vez lavado e sanitizado todo o equipamento com Álcool 70, iniciei a mostura. Esquentei a água 5L de água até 72C e derramei o malte lentamente. Após isso, mantive a temperatura em 68C por 60 minutos (ligava o fogo a 67 e desligava a 69). Fiz o teste do iodo e deu tudo certo. Fiz a recirculação com uma jarra e uma escumadeira durante uns 15 minutos. Lavei o bagaço com 2.5L de água a 75C.
Assim que iniciou a fervura, adicionei o lúpulo. Passados 60 min, resfriei até 27C e transferir por queda livre (40 cm para aerar) para o balde fermentador e
inoculei o fermento (previamente hidratado, durante 30 min, com água fervida e resfriada até 27C).

Coloquei o balde dentro de um freezer ligado ao um TIC17 cujo sensor adesivei ao balde (metade do nível do líquido) e coloquei uma camada de isopor. Mantive a temperatura em 18C. Após 12 horas, percebi atividade no airlock e um cheiro de álcool ao abrir a porta do freezer. No entanto, dia 03/11 (1 dia e 9 horas depois de colocar o balde no freezer), não existe mais atividade no airlock, mesmo tendo certeza de o balde estar vedado.

Não tenho equipamentos para realizar a medição da OG, FG ainda. Abri o balde e nas laterais do líquido tinha uma espuma parecida com o krausen.

Minha dúvida é: será que deu algo errado ? já li que mesmo sem atividade do airlock a fermentação pode estar acontecendo. O que vocês acham que aconteceu ?

PS.: Hoje subi a temperatura para 20C e pretendo aumentar 1C todos os dias, até chegar em 25C.

Valeu galera.
 
Continua subindo a temperatura como planejado, no setimo dia tira uma amostra (uma provinha) e veja como esta, pelo descrito não tem motivos para te preocupar é só esperar os bixinhos trabalharem.
 
Eu não recomendo a subir a temperatura tão rápido, deixaria pelo menos mais 4 dias a 18 e só depois iria subir gradualmente
Subir assim para temperaturas de secundária pode incentivar a produção fenólica
 
Valeu pessoal. Vou manter a temperatura por mais dois dias e depois vou aumentando gradualmente.
Depois posto aqui o resultado..
 
tive o mesmo problema, fiz minha primeira leva no mesmo dia que você, e hoje ja apareceu bolhas na superfície e a densidade veio baixando, fiquei preocupado e felizmente deu tudo certo... tenha mais paciência e espere! perdi 250ml mas to feliz... :D
boa sorte ai com sua cerva!!
 
Bom, tenho feito algumas levas de 5 litros e a fermentação tem sido bastante rápida também. 1 ou 2 dias de atividade mais intensa percebida no airlock e depois já diminui bastante. Até hoje todas atenuaram bem, umas ficaram ótimas e outras nem tanto, mas em geral, acontece mais rápido do que minhas levas de 20 litros.
Mede a densidade depois e confere se tudo transcorreu normalmente.
Abraço
 
Quando eu fiz a brassagem eu ainda não tinha o densímetro. Mas, agora que chegou meu densímetro eu medi a FG e ficou em 1,014. Então, acredito que tenha fermentado certinho (apesar de não ter medido a OG). Segundo a receita dos Lamas, a OG esperada era de 1,047 e a FG de 1,013.

[]s
 
Hoje fiz o envase dessa American Blonde Ale.
Experimentei ela e está muito boa!
Como rendeu 4L de cerveja, utilizei 24g de açúcar (6g/L) e 100 mL de água. Coloquei para ferver por 5 minutos, depois esperei esfriar um pouco (não medi a temperatura porque a quantidade é tão pequena que não faz tanta diferença) e depois misturei com a cerveja e mexi até homogeneizar.
Durante todo o processo, tomei cuidado para não oxigenar a cerveja.
Quando estiver carbonatada eu volto aqui para dizer como ficou.

[]s

7bjgHyT
 
Fala galera,

To voltando aqui para dizer que a cerveja ficou boa mesmo!
Fiz um vídeo de uma, com 10 dias de carbonatação: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=BzrwMEzpFLs&feature=youtu.be[/ame]

Valeu pela ajuda
[]s
 
Back
Top