Fermeno Seco, meu ETERNO problema...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CoCoZeTa

Active Member
Joined
May 24, 2015
Messages
38
Reaction score
7
Boa tarde galera,

Eu tenho um ETERNO problema com fermento seco, mais especificamente o SAFALE US-05.

Já fiz 3 brassagens até agora.

2 de 5L e 1 de 20L (ontem).

As 2 de 5L foram uma Pale Ale Single Hops, básica...

A de ontem foi 25L de uma receita Belga Trippel, mas fácil tb, mas não vou atingir os 9%, vai dar (se der certo) uns 7%.

1a Brassagem de 5L

Usei uma dica de um blog, separei uma água que fervi em uma xícara, após esfriar, coloquei 3,5g de fermento na água e misturei para homogeneizar o líquido.

Ao final do resfriamento, coloquei o líquido dentro do baldo (depois de agitar para oxigenar), 21:30.

No dia seguinte 9:00 nada... abri o balde e nenhum movimento de fermento, coloquei mais 3,5g só que dessa vez joguei o pó direto no balde, duas horas depois ele começou a respirar.

2a Brassagem de 5L

Essa fiz tudo certo também, na hora do fermento eu resfriei e não fiz a solução de água com fermento, joguei direto na bombona e mesmo assim, de manhã nenhum movimento daí já me preparei para comprar outro pacote de fermento para colocar de novo de noite, mas para meu espanto, no final da noite (25 horas depois) o air lock começou a borbulhar. E essa ficou melhor que a primeira que fiz (mesma receita).

3a Brassagem de 5L

Essa foi minha primeira brassagem de quantidade maior.

Após todo o processo, coloquei na bombona o mosto e despejei 2 pacotes de US-05 nele, já se passaram 12 horas e novamente NADA de ar saindo pelo airlock.



O que será que eu estou fazendo de errado ou será que o fermento que não vai com a minha cara mesmo?

P.S.: De noite vou olhar lá de novo e se não tiver pegado vou ter que torcer para que não estrague na segunda (40 horas depois) para poder comprar mais fermento e colocar lá. :(
 
Eu agitaria (balançando forte) o balde pra dar uma atividade no fermento. Logo em seguida o CO2 vai subir e iniciar a fermentação com o borbulhamento.
Caso o seu balde esteja não totalmente cheio até a tampa, até borbulhar demorará um pouco. Isso se dá quando a pressão parcial do CO2 estiver maior que a pressão ambiente. Caso esteja até a tampa, logo em seguida já aparece atividade.
Ou se quiser poderá abrir o balde e chegar perto do líquido. Balançando levemente o balde, o CO2 se desprende e você pode senti-lo no nariz (tipo o gás do refrigerante que entra no nariz). Não há problema em abrir o balde um pouco. Oxidação não ocorre tão facilmente.
Fiz isso na minha brassagem um dia depois de colocar para fermentar e deu certo.
 
Boa tarde galera,

Eu tenho um ETERNO problema com fermento seco, mais especificamente o SAFALE US-05.

Já fiz 3 brassagens até agora.

2 de 5L e 1 de 20L (ontem).

As 2 de 5L foram uma Pale Ale Single Hops, básica...

A de ontem foi 25L de uma receita Belga Trippel, mas fácil tb, mas não vou atingir os 9%, vai dar (se der certo) uns 7%.

Calma cara, como eterno se vc fez 3 brassagens só? hehehe

As duas primeiras vezes vc errou bastante no procedimento.
Sugiro que leia os tópicos fixos da área de fermentação e se possível consulte a literatura. Vc pode usar a calculadora do brewer's friend pra te auxiliar na dosagem tambem. Mas basicamente é 1g/L de fermento seco pra ales que vc deve usar.

Reidrate sempre. Com água fervida e resfriada.

Tenha paciência quanto ao lag time. Se fez tudo certo, geralmente 12h são suficientes pro US-05 começar a mostrar atividade, mas se vc tem problema de vedação no balde, pode nem borbulhar. O tempo também pode demorar de acordo com o quanto o balde está cheio de mosto.

Abraço
 
Só mais um detalhe ai amigo. Vc fez 20 litros de Trippel e colocou pra fermentar com US 05? Pode ter uma boa cerveja no final, mas não será uma Trippel nem de longe. US 05 é o fermento mais neutro da Fermentis, usado para estilos onde o caráter de fermento não é desejado ou necessário. Ao contrário do estilo Belgian Trippel.

Abraços!
 
Só mais um detalhe ai amigo. Vc fez 20 litros de Trippel e colocou pra fermentar com US 05? Pode ter uma boa cerveja no final, mas não será uma Trippel nem de longe. US 05 é o fermento mais neutro da Fermentis, usado para estilos onde o caráter de fermento não é desejado ou necessário. Ao contrário do estilo Belgian Trippel.

Abraços!

Valeu pelas dicas galera,

Hoje de noite vou verificar lá na bombona em casa para ver como está.

drelimainacio, Eu peguei a areceita da trippel mas adaptei para o US-05. Sei que não vai ficar igual, mas como estou começando agora, nem estou sonhando com fermento líquido ainda (se eu já apanho do seco). hehe
 
Boa tarde galera,

Eu tenho um ETERNO problema com fermento seco, mais especificamente o SAFALE US-05.

Já fiz 3 brassagens até agora.

2 de 5L e 1 de 20L (ontem).

As 2 de 5L foram uma Pale Ale Single Hops, básica...

A de ontem foi 25L de uma receita Belga Trippel, mas fácil tb, mas não vou atingir os 9%, vai dar (se der certo) uns 7%.

1a Brassagem de 5L

Usei uma dica de um blog, separei uma água que fervi em uma xícara, após esfriar, coloquei 3,5g de fermento na água e misturei para homogeneizar o líquido.

Ao final do resfriamento, coloquei o líquido dentro do baldo (depois de agitar para oxigenar), 21:30.

No dia seguinte 9:00 nada... abri o balde e nenhum movimento de fermento, coloquei mais 3,5g só que dessa vez joguei o pó direto no balde, duas horas depois ele começou a respirar.

2a Brassagem de 5L

Essa fiz tudo certo também, na hora do fermento eu resfriei e não fiz a solução de água com fermento, joguei direto na bombona e mesmo assim, de manhã nenhum movimento daí já me preparei para comprar outro pacote de fermento para colocar de novo de noite, mas para meu espanto, no final da noite (25 horas depois) o air lock começou a borbulhar. E essa ficou melhor que a primeira que fiz (mesma receita).

3a Brassagem de 5L

Essa foi minha primeira brassagem de quantidade maior.

Após todo o processo, coloquei na bombona o mosto e despejei 2 pacotes de US-05 nele, já se passaram 12 horas e novamente NADA de ar saindo pelo airlock.



O que será que eu estou fazendo de errado ou será que o fermento que não vai com a minha cara mesmo?

P.S.: De noite vou olhar lá de novo e se não tiver pegado vou ter que torcer para que não estrague na segunda (40 horas depois) para poder comprar mais fermento e colocar lá. :(
Pergunta... tu já leste o tópico fixo da área de Fermentação chamado "Hidratar ou não o fermento seco"?
 
Cara, como o Tiago respondeu ali, o T 58 seria o fermento seco. Realmente estilos belgas são bem melhores com fermento líquido. Mas eu faço cerveja há quase 4 anos e comecei com líquido somente nas últimas 3 levas. Tem fermento seco pra, fazer qualquer estilo que quiser. Eles são genéricos mas se bem.utilizados (pitch rate, hidratação e temperatura de fermentaçao) te darão ótimos resultados.

Abraço
 
O problema deste caso não é a natureza do fermento, mas o pitching rate que não está adequado por efeito da falta de hidratação ou erro no cálculo.

Além disso, a falta de paciência com o lag phase. Se não passar de 72 horas, não há nada para se preocupar.
 
Acho que tem que ler os tópicos fixos de fermentação, de hidratação de fermento e fazer os procedimentos corretos que te disseram aí. E quando fazer cerveja tomar bastante cerveja depois pra relaxar, tu é muito nervoso cara, fica calmo.
 
Como disse o Guenther, acho que tu tem de ler o tópico que ele indicou:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083

Além de ler (e entender os passos), me parece que tu não tem buscado uma constância nos teus processos - tanto que a cada brassagem tu fez um processo diferente de inoculação. Lê, anota passo a passo o que tu vai fazer (antes de fazer!), e tenta começar a repetir isso nas próximas levas (corrigindo o que der problemas).

Em tempo: US-05 é o fermento que mais usei, e bem hidratadinho e inoculado corretamente, sempre dá lag time inferior à 12h.

:rockin:
 
Eu já estou lendo sim. Vou dar uma melhorada nos processos que estou fazendo a atualizo aqui conforme for fazendo.

Já que estou falando de maturação, essa receita dizem para fazer 30 dias de maturação a 0-4 graus.

É necessário fazer tanto tempo assim mesmo ou posso fazer uns 3 dias pra clarificar apenas e engarrafar?

Qual o propósito de tantos dias? (já já leio sobre o processo hehe).
 
Eu já estou lendo sim. Vou dar uma melhorada nos processos que estou fazendo a atualizo aqui conforme for fazendo.

Já que estou falando de maturação, essa receita dizem para fazer 30 dias de maturação a 0-4 graus.

É necessário fazer tanto tempo assim mesmo ou posso fazer uns 3 dias pra clarificar apenas e engarrafar?

Qual o propósito de tantos dias? (já já leio sobre o processo hehe).

Está tudo explicadinho nos tópicos fixos, estas e muitas outras perguntas já foram respondidas pelo Guenther lá.

É só ir em cada seção do Fórum e dar uma boa lida em todos os tópicos fixos.

Abraço e Boa Cerveja!!

:mug:
 
Eu já estou lendo sim. Vou dar uma melhorada nos processos que estou fazendo a atualizo aqui conforme for fazendo.

Já que estou falando de maturação, essa receita dizem para fazer 30 dias de maturação a 0-4 graus.

É necessário fazer tanto tempo assim mesmo ou posso fazer uns 3 dias pra clarificar apenas e engarrafar?

Qual o propósito de tantos dias? (já já leio sobre o processo hehe).
Nenhuma receita deveria definir o tempo de maturação. Essa é uma das coisas que eu falo no tópico fixo da área de fermentação "Breve explicação sobre Fermentação primária, secundária, etc".

Pense o seguinte... umas das principais funções da maturação é deixar a cerveja boa pra beber, fazendo "sumir" vários gostos/aromas ruins.

Gostos/aromas ruins são extremamente relacionados com a fermentação.

Essa receita aí, tu podes fazê-la fermentando de forma perfeita, e eu posso fazê-la também, fermentando-a de forma desleixada. O que vai acontecer? Vai acontecer que com uma semana.... a tua leva pode estar ótima.... e a minha vai precisar de meses pra ficar boa por eu ter fermentado ela de forma horrível.

Aí eu pergunto, como uma receita pode definir o tempo de maturação, e isso depende completamente de como o cervejeiro faz a cerveja?

Resumindo... isso não existe.

Tempo de maturação é algo que o próprio cervejeiro deve decidir, até porque, tu podes achar que uma leva está no "auge" com 2 meses, e eu posso achar ela já estava no auge com 1 semana e com 2 meses está pior. Ou seja, é algo completamente dependente de opinião pessoal também.

Abraço,
 
Eu já estou lendo sim. Vou dar uma melhorada nos processos que estou fazendo a atualizo aqui conforme for fazendo.

Já que estou falando de maturação, essa receita dizem para fazer 30 dias de maturação a 0-4 graus.

É necessário fazer tanto tempo assim mesmo ou posso fazer uns 3 dias pra clarificar apenas e engarrafar?

Qual o propósito de tantos dias? (já já leio sobre o processo hehe).

Paciência também é ingrediente de uma boa cerveja.

Sobre a maturação, concordo com os demais: Nenhuma receita deve decidir o tempo de maturação, fermentação, etc!

Alguns compostos vão embora com o tempo e outros surgem, e algumas cervejas 'exigem' um tempo de maturação mais longo para desenvolverem seu potencial. (Stouts, RIS, Wood Aged Beers, BarleyWines, etc)

Caso tenha curiosidade, esse artigo (em inglês) é bem legal.

http://www.homebrewtalk.com/introduction-to-the-science-of-beer-aging.html

http://www.homebrewtalk.com/the-science-of-beer-aging-styles.html
 
Valeu galera,

Guenther, teus tópicos fixos são excelentes cara. Imprimi aqui como uma apostila e já estou lendo todos.

Eu acabei ficando com várias dúvidas por escutar diferentes opiniões de diferentes amigos cervejeiros.

Mas agora estou entendendo, seguindo o processo certo, cada homebrew tem sua forma de Brassagem, isso que torna todo esse processo mágico, vou me conter nas dicas que vc passou no tópico fixo para seguir na minha próxima brassagem.

Obrigado mesmo, a todos que responderam aqui.

Vou testar a hidratação do fermento na próxima vez. Eu estava jogando direto no fermentador.
 
Back
Top