Fazer o dobro DILUINDO?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ygor Soares

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2020
Messages
78
Reaction score
26
Location
Belo Horizonte
Olá pessoal da Cerveja!

Eu gostaria de saber se posso fazer, por exemplo, 40 litros de cerveja com insumos para 80 litros e depois diluir pela metade antes da fermentação.

Obrigado!
 
Olá pessoal da Cerveja!

Eu gostaria de saber se posso fazer, por exemplo, 40 litros de cerveja com insumos para 80 litros e depois diluir pela metade antes da fermentação.

Obrigado!


Mais ou menos. Provavelmente não chegue a 80 litros no final. A zica é que a sua perda pro trub será concentrada. Perda por absorção do malte idem: vai ficar o mosto concentrado preso ali no bagaço. Outra zica é que com uma menor proporção de água na mostura a conversão é mais sofrida, e portanto sua eficiência tenderá a ser menor. Neste último, se vc tentar compensar com mais malte a situação se agrava mais. Água pra lavagem tbm não sobrará, e mais uma vez temos um rendimento menor.

Então é possível. Fiz bastante isso, não como essas medidas (bem menores o meu caso). Mas tenha em mente que o rendimento é menor.
 
Eu geralmente faço mosto com OG de 1.065 e diluo para 1.044. Aumenta, aproximadamente, uns 47%. 40L renderia um pouco menos de 60L.
Se lhe interessar ir a fundo nos processos com diluição, procure por high gravity brewing no Google. É um método bastante utilizado em cervejarias que utilizam xarope no mosto (e chegam a fermentar mosto com OG de 1.080). Tem vantagens e desvantagens.
Para fazer mosto só com grãos, é como o colega ali em cima mencionou, vai perder em eficiência devido a quantidade de açúcar que vai ficar nos grãos, sem contar que o aproveitamento do lúpulo diminui com o aumento do OG.
Eu como sou meio pão-duro, quando faço mosturação para atingir OG de 1.065 ou mais, aproveito e faço mais uma extração nesses grãos, tiro um segundo mosto com um OG de cerca de 1.030, que concentro e faço outra cerveja ou utilizo para starter, ou até para priming.
 
Olá pessoal da Cerveja!

Eu gostaria de saber se posso fazer, por exemplo, 40 litros de cerveja com insumos para 80 litros e depois diluir pela metade antes da fermentação.

Obrigado!
Dá pra fazer, sim. Preparando um mosto high gravity. Com uma boa ferramenta de cálculo de diluição (tem vários na Internet) você consegue chegar bem próximo do volume desejado.
 
Conseguir talvez consiga, mas não vale a pena. Tudo depende do teu equipamento e da eficiência dele, caso seja pra 40L vc deve gastar 3x mais pra conseguir um concentrado q te atenda os 80L finais. Nesse caso sai muito mais em conta fazer 2 brassagens
 
eu ja fiz isso mas para uma quantidade menor, fiz 20L concentrados (receita de 40l) para diluir em 20L de agua.
mas no final como disseram ai a eficiencia ficou bem baixa, era esperado uma OG em torno de 1040 mas consegui algo perto dos 1032, a cerveja ficou muito fraca,
 
Uma pergunta, o seu equipamento consegue fazer quantos litros por vez?
Eu faria 2 brassagens! Fiz isso pra fazer a breja pro final de ano! Como já disseram acima, vc vai ter muita perda e utilizar mais insumos.
Fazendo 2 brassagens, na primeira vc nem faria (caso faça) lavagem, retiraria um pouco do malte já mosturado, colocaria um pouco mais de malte moído e faria a segunda brassagem. Eu fiz assim e deu certo, mas avalie se essa possibilidade é viável pra vc! Abraço.
 
Se o equipamento tem capacidade pra metade da leva somente, provavelmente vai ter problema com a quantidade de malte + água na mostura.
Eu já fiz 45l com 30l e mosto, uma cerveja com OG baixa, uma receita que estou acostumado a fazer e sim, a cerva fica diferente, mesmo tendo batido os parâmetros.
Eu tenho resistência em fazer duas levas seguidas, mas talvez seja o caminho pra ti, ou aumentar o tamanho das panelas, que foi oq eu fiz.
 
Fiz uma receita de Pale Ale 50l com OG 1060 numa panela de 40l daí jogue uma parte do concentrado pra uma panela de 20l e adicionei açucar pra chegar no OG que queria. Agora o dobro eu não aconselho fazer, assim como a maioria já opinou aqui sobre isso.
 
Olha no YouTube, tem uma sequência legal no canal mosturando, o Rafael ensina como fazer e calcular.
 
Back
Top