Faz 11 dias, e ainda fermentando!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

stonebeer

Member
Joined
Jun 12, 2017
Messages
9
Reaction score
1
Olá pessoal.

Estou com uma dúvida emergencial aqui na minha fermentação atual de uma weiss.

Fiz uma mosturação em 65° (com um pouco mais beta amilase), coloquei um pacote de WB-06 em 17 litros de mosto, e o OG dela ficou em 1056.
Medi a densidade no 7° dia, e estava já em 1014, e ainda tendo atividade no airlock.

Para minha surpresa estamos ao fim do 10° dia e ainda existe atividade no airlock (bolhas a cada 30 segundos), porem não medi a atenuação de novo, estou aguardando o fim das bolhas.

Minhas dúvidas são:
- Está tudo bem fermentar por tanto tempo assim (sendo q tds as outras cervejas que fiz até hoje foram no máximo 7 dias de atenuação)
- Além do grau de ABV mais elevado, o que mais acarretaria esse período tão longo de fermentação (a 21°).
- Se devo interromper a fermentação logo, fazer a trasfega e passar para a maturação e cuidar para q o priming tenha menos açúcar?

Valeu, abraços!
 
Keep Calm and airlock não é densimetro.
Faça a aferição da sua cerveja e veja se está na FG desejada. Caso esteja parta para uma fermentação secundária ou inicie sua maturação.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Paciência!!
Espere o fim da fermentação. Se medir com o densimetro a mesma FG por 2~3 dias aí então estará acabada a fermentação.

- Se devo interromper a fermentação logo, fazer a trasfega e passar para a maturação e cuidar para q o priming tenha menos açúcar?
Não faça isso. Se fizer vai arriscar que depois do priming explodam as garrafas.

-------
Essencial:
Leia sobre esse tópico "fixo" a respeito da fermentação:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
 
Bolhas a cada 30s parece bem pouco. A fermentacao deve ter encerrado. Se nao quiser perder muita cerveja fazendo varias medicoes com o densimetro, utilize o refratometro (fazendo a correcao de alcool) para ver se atingiu a FG.
Abraço.
 
Bom galera, pelo que disseram ai é comum ter gazes e mesmo assim ter terminado a fermentação. Porem o que comprova isso será realmente o teste da atenuação estacionada ao menos em 2 dias.

Farei isso hj, e mesmo assim, vou ficar com a cerveja nos fermentadores até o dia 13 pra realmente ter certeza do fim, pq a densidade testada no dia 7 não servira de referencia...a não ser q ela ainda esteja nos 1014.

Valeu pela ajuda pessoal!
 
Ninguém falou ainda sobre aumento de temperatura (caso esteja em temperatura ambiente) causando expansão de volume e consequentemente bolhas no air lock.
 
Ninguém falou ainda sobre aumento de temperatura (caso esteja em temperatura ambiente) causando expansão de volume e consequentemente bolhas no air lock.

Realmente poderia existir esse fenômeno Alex. Mas no meu caso a temperatura é praticamente constante (22°) controlado na geladeira e com aquecimento.

Ontem medi densidade...vamos ver amanhã como estará.

Valeu!
 
Comigo está acontecendo exatamente ao contrário, estou com 10 litros de APA fermentando a 3 dias e meio, hoje a airlock parou de borbulhar, mesmo sendo cedo, medi a densidade e para minha surpresa está em 1.012, na receita a OF é de 1.011. Inoculei um pacote do fermento US-05 em 115 ml de água e mantive a temperatura ambiente sempre entre 17° a 20°.
 
Galera, hoje que foi parar as atividades no airlock, e a atenuação foi aparentemente de segunda até hoje parou, deu no máximo um ponto a menos, e botei pra maturar...com certeza foi a fermentação mais longo que tive e ouvi falar, foram 13 dias, e o ABV ficou bem alto, terminou em 1009 sendo a OG 1056. Imagino pela rampas mais baixas de mosturação e controle de PH da água.
 
Comigo está acontecendo exatamente ao contrário, estou com 10 litros de APA fermentando a 3 dias e meio, hoje a airlock parou de borbulhar, mesmo sendo cedo, medi a densidade e para minha surpresa está em 1.012, na receita a OF é de 1.011. Inoculei um pacote do fermento US-05 em 115 ml de água e mantive a temperatura ambiente sempre entre 17° a 20°.

Poxa Guiomar, estamos realmente nos extremos. A atenuação foi realmente alta (qual era o OG dela?), e é normal nos 3 a 4 primeiros dias acontecer quase toda fermentação.

Minha teoria é que pra 10 litros aconteça mais rápido, e que tinha muito açucares fermentáveis no seu mosto, a inoculação das leveduras teve uma taxa alta, e a temperatura de fermentação deva ter sido acima dos 20°.

Por fim acho que seria legal uma fermentação mais branda para alcançar sabores interessantes na cerveja. Mas também nem tanto como na minha (13 dias) hahahaha

Abraço!
 
Poxa Guiomar, estamos realmente nos extremos. A atenuação foi realmente alta (qual era o OG dela?), e é normal nos 3 a 4 primeiros dias acontecer quase toda fermentação.

Minha teoria é que pra 10 litros aconteça mais rápido, e que tinha muito açucares fermentáveis no seu mosto, a inoculação das leveduras teve uma taxa alta, e a temperatura de fermentação deva ter sido acima dos 20°.

Por fim acho que seria legal uma fermentação mais branda para alcançar sabores interessantes na cerveja. Mas também nem tanto como na minha (13 dias) hahahaha

Abraço!

É normal essa FG para o WB-06.

Ele é bastante atenuativo, ainda mais mosturando a 65c.

Não uso mais ele, mas quando usava, mosturava a 68c, por vezes até 69c
 
É normal essa FG para o WB-06.

Ele é bastante atenuativo, ainda mais mosturando a 65c.

Não uso mais ele, mas quando usava, mosturava a 68c, por vezes até 69c

Dessa vez quis dar um UP no ABV, pq nas minhas ultimas brassagens estava meio baixo, mas acho q os ajustes que fiz produziram muito açucares fermentais alem da conta, fugindo até um pouco do estilo.

Na próxima vou me atentar melhor a isso, já que agora tenho parâmetro, até por conta do acerto de PH que fiz tmb.

Valeu!
 
1.063 a OG dela, mas medi ontem e ainda está fermentando, deu 1.010, provavelmente uns 80% da fermentação ocorreu nos dois primeiros dias, o bizarro é que a cerveja já está ótima, já tomei muita cerveja industrializada e não chega nem aos pés da minha que está no 5° dia de fermentação, kkkk. É normal isso?
 
Bom. Fermentacoes muito rápidas podem ocorrer off flavors. Já tive levas de em dois dias já atingir a FG desejada, porém o resultado final não ficou muito bom (pelo menos no meu caso).

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Olá pessoal.

Estou com uma dúvida emergencial aqui na minha fermentação atual de uma weiss.

Fiz uma mosturação em 65° (com um pouco mais beta amilase), coloquei um pacote de WB-06 em 17 litros de mosto, e o OG dela ficou em 1056.
Medi a densidade no 7° dia, e estava já em 1014, e ainda tendo atividade no airlock.

Para minha surpresa estamos ao fim do 10° dia e ainda existe atividade no airlock (bolhas a cada 30 segundos), porem não medi a atenuação de novo, estou aguardando o fim das bolhas.

Minhas dúvidas são:
- Está tudo bem fermentar por tanto tempo assim (sendo q tds as outras cervejas que fiz até hoje foram no máximo 7 dias de atenuação)
- Além do grau de ABV mais elevado, o que mais acarretaria esse período tão longo de fermentação (a 21°).
- Se devo interromper a fermentação logo, fazer a trasfega e passar para a maturação e cuidar para q o priming tenha menos açúcar?

Valeu, abraços!


Estou com um caso similar... hoje faz 11 dias que está fermentando uma Dunkelweizen (com uma frequência bem maior de bolhas do que a relatada por você, saindo pela mangueira e indo pra garrafa). Minha OG. ficou em 1,053 e ontem fui medir (refratômetro, com as devidas correções) e estava ainda em 1,026.

Utilizei um vial de Hefeweizen Ale II da Artisan, via Starter (1,6L a 1,041, o que, pelo Brewersfriend, me deu um total de 342bi de células), que seria suficiente para 25L mosto. Bom... acabou que a brassagem me rendeu um pouco a mais de mosto a 1,053, algo em torno de 30L. Ainda assim, a quantidade seria suficiente.

Inoculei a 19ºC e está fermentando a 18ºC durante o período. Ontem, por conta da baixa atenuação, resolvi aumentar um grau por mais uns 3 dias e verificar depois desse período se houve alguma mudança.

Mas confesso, que de uma outra vez que fiz uma cerveja desse estilo, não lembro de ter demorado tanto assim pra atenuar.
 
1.063 a OG dela, mas medi ontem e ainda está fermentando, deu 1.010, provavelmente uns 80% da fermentação ocorreu nos dois primeiros dias, o bizarro é que a cerveja já está ótima, já tomei muita cerveja industrializada e não chega nem aos pés da minha que está no 5° dia de fermentação, kkkk. É normal isso?

Aaaah, com certeza sua cerveja estará melhor que as industrializadas, inclusive pelo hiper frescor!

Mas tinha muito açúcar nesse mosto hein? E um ótima fermentação! Vai chegar aos 7.5% de ABV, praticamente uma double APA.
 
Estou com um caso similar... hoje faz 11 dias que está fermentando uma Dunkelweizen (com uma frequência bem maior de bolhas do que a relatada por você, saindo pela mangueira e indo pra garrafa). Minha OG. ficou em 1,053 e ontem fui medir (refratômetro, com as devidas correções) e estava ainda em 1,026.

Utilizei um vial de Hefeweizen Ale II da Artisan, via Starter (1,6L a 1,041, o que, pelo Brewersfriend, me deu um total de 342bi de células), que seria suficiente para 25L mosto. Bom... acabou que a brassagem me rendeu um pouco a mais de mosto a 1,053, algo em torno de 30L. Ainda assim, a quantidade seria suficiente.

Inoculei a 19ºC e está fermentando a 18ºC durante o período. Ontem, por conta da baixa atenuação, resolvi aumentar um grau por mais uns 3 dias e verificar depois desse período se houve alguma mudança.

Mas confesso, que de uma outra vez que fiz uma cerveja desse estilo, não lembro de ter demorado tanto assim pra atenuar.

No seu caso é bem estranho (por algum motivo), pq como disse é 11° dia e como os outros dias as bolhas estão a toda...mas cadê a atenuação dassa atividade toda, a faixa de 1.053 à 1.026 em 10 dias parece baixa.

...a minha começou em 18° tmb, e no 5° dia coloquei em 20° e depois do 7° dia à 22°.
Manda ver na temperatura ai pra alcançar o FG que tu quer.
 
Aconteceu o Mesmo comigo essa semana. Cerveja fermentando por 8 dias vigorosamente com uma OG de 1,0755.

Como não tinha mais como acompanhar a fermentação, precisava pegar a estrada e deixar a cerveja sozinha, coitada, abandonada no sítio, coloquei o balde na geladeira sem medir a densidade.

Pretendo, quando voltar, tirar a densidade e se tiver com mais de 1,015 tirar da geladeira e prosseguir com a fermentação, menos de 1,015 partir para o envase.

o que acham?
 
Bom galera, 7 longos anos sem fazer cerveja, enfim, medi a FG na volta para o sítio e marcou incríveis, 1,0085,
logicamente corrigidos pela tabela de temperatura, fiquei tão surpreso que pensei que a quantidade de gás carbônico estava afetando a medição, porque o balde estava completamente fechado e com mínima distância entre a cerveja e tampa, super frisante... falo isso porque com essa FG, achei que seria muito difícil atenuar muito mais além desse valor e porque esqueci alguns conceitos sobre fermentação, Afinal , o gás carbonico altera as medições ?

Resumindo, decidi envasar mesmo assim, com muito medo, Já tomando a cerveja no segundo dia depois de engarrafar, fui abrindo até o quinto dia depois de engarrafar, obviamente com espuma insuficiente decidi deixar as garrafas fora da geladeira.

no Sétimo dia depois de engarrafar, bumb aexplosao de garrafa, medo, capacete de moto, cachecol de couro, pqp, luva de pedreiro, era a 13 (décima terceira] garrafa Envasada, faço priming na garrafa e não misturo o açúcar no Balde, então, a última garrafa obviamente é a última que carbonata. Problema, tinha ainda fechadas da 9 (nona) até a 12, pensei, senhor, será hoje o dia do juízo? 20 garrafas eplodindo, apocalipse now?

coloquei todas no gelo, freezer, geladeira e Fui abrindo e bebendo, sem gushim, barulho, nada, tudo normal, espuma normal.

vida de cervejeiro não é fácil.....
 
Provavelmente alguma garrafa fraca que eu sempre reutilizo ou por algum motivo, coloquei o açúcar na garrafa duas vezes, acho difícil, a primeira opção é a mais realista, mas não vale o medo de partir para maturação sem terminar a fermentação, muito extress, nada ver. To de volta ao jogo, abraço galera, boas cervejas.
 
Back
Top