Fake Export Helles

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ike1

Active Member
Joined
Apr 22, 2015
Messages
31
Reaction score
3
Pessoal, gostaria de compartilhar uma receita que irei fazer no fim de semana. Não sou muito de fazer lagers (só fiz uma Vienna até hoje) e depois de algumas pesquisas resolvi me aventurar no mundo das Helles. Porém, não vou executar a decocção por motivos de falta de equipamento/paciência.

Estilo: German Helles Exportbier (BJCP 5C)
Volume: 40L
OG: 1,052
FG: 1,010
ABV%: 5,5
IBU: 29
Cor: 10,9 EBC
Fervura: 90min

8,5kg MALTE PILSEN AGRÁRIA (90%)
1,0kg MALTE CHATEAU MELANO LIGHT (10%)

60' 85g LÚPULO HALLERTAUER MITTELFRUEH (20,8 IBU)
15' 70g LÚPULO HALLERTAUER MITTELFRUEH (8,5 IBU)

5 pct. LEVEDURA FERMENTIS W34/70

Sobre os insumos, é o que tem na HBS aqui em Goiânia. Sei que o estilo pede insumos alemães, mas o caso aqui é o 'é o que tem'. Por isso o título de Fake Export Helles...

A Helles, geralmente, não vai lúpulo de sabor. Mas quis dar um toque meu ao coloca-lo e estou aberto à sugestões.

Sobre a fermentação, a ideia é iniciar em 9º e assim que a fermentação começar, subir aos poucos até 12º e deixar. No final da fermentação, quando a atividade começar a diminuir, subir até 16º e deixar 3-4 dias para trabalhar o diacetil. Depois, ir diminuindo 1º por dia até chegar a 4º, transferir para o postmix e fazer o lagering a 0º por pelo menos 4 semanas.
 
Oi Ike,

Vc tem alguma dúvida ou gostaria de opinião na receita, é isso?

Bom, pra adiantar eu coloco a minha: não usaria 10% de malte melano... O estilo não pede. Vai fugir da cor e provavelmente ficar muito adocicada.

O fermento pode ser pouco, usaria uns 8 pacotes nesse caso.

Abraço
 
Isso, Tiago. A cor está dentro segundo o beersmith. Coloquei o melano, pois não vou fazer decocção. Há outra forma de conseguir o mesmo efeito da decocção?
 

Latest posts

Back
Top