Explosão de garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

claudiomsmg

Well-Known Member
Joined
Dec 2, 2013
Messages
104
Reaction score
15
A minha dúvida é a seguinte: após o envase, tem algum período crítico, tipo, por exemplo, as primeiras 24 horas?

ALLguém tem informação ou experiência no tema?


Abs aí!
 
Geralmente explosões ocorrem no final da refermentação (após o 7 dia). No início ainda não existe pressão suficiente para causar o problema.
Se a fermentação ocorreu normalmente e os açúcares iniciais totalmente consumidos, é só não exagerar no priming que dificilmente vão ocorrer problemas. Já fiz priming com até 8 g/l e até hoje só perdi 3 garrafas (acredito que por problema do vasilhame).
 
Ok! , obrigado pela mensagem.

Estou na sétima brassagem e até agora não tive problemas com isso.

Porém, na última brassagem, engarrafada a 4 dias atrás, fiquei com receio nas duas últimas garrafas, que foram envasadas com a sobra (fundo) do maturador. No caso, usei açúcar diretamente nas garrafas. É a primeira vez que adoto o procedimento, daí a a dúvida.
 
Fiz isso também sexta feira agora. Nao quis perder o pouco de cerveja que ficou no fundo, e engarrafei ela botando açúcar direto na garrafa. (Muita levedura dentro) carbonatou em 3 dias. Daí já botei elas para gelar e não ter erro. O lance é experimentar uma e ver qual é que é
 
O que importa neste caso é a quantidade de açúcar acrescentada. A quantidade de fermento só influi na velocidade da carbonatação.
 
Minha dica é que não utilize de modo algum mais de 8g/, alias, 7g/l já vai te dar uma carbonatação bem intensa.

Eu tive 3 garrafas de dunkelweizen que perdi assim, mas o pior não é a cerveja indo embora, e sim o perigo. Uma estourou do meu lado enquanto eu manipulava as caixas, cacos se projetaram pra longe e foi por pouco que eu não fui atingido. Cuidado!
 
putz grila! tensa essa experiência de cacos voando. tomarei cuidado.

registrada as dicas postadas.

obrigado e abs aí!
 
Se forem usar mais de 8g/l utilizem garrafas com espessura maior, seja essas da ambev de 600 ou mesmo 1l, ou melhor ainda, as belgas da duvel e westmalle, são projetadas pra aguentar bastante pressão, ou então, garrafas de espumante.

Essas garrafas alemãs export (paulaner, spaten, franziskaner, etc) são frágeis, deve ser algo em torno da metade da espessura das garrafas que são utilizadas lá na Alemanha, já que lá se tem a consciência reciclável, retornando o casco tu ganha alguns centavos por isso (em média 6c de euro), por isso as que são comercializadas lá tem a espessura maior, justamente pela logística de retorno.
 
Back
Top