Experiência lupulomaníaca (Pale Ale de 10 min)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

berto_pedro

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Olá! Trouxe 3 sacos de lúpulo dos EUA e queria fazer uma experiência que nunca vi ninguém fazer: lupular apenas nos últimos 10 minutos da fervura minha american pale ale
A receita vai em torno de 280g de lúpulo nos últimos 10 min, o que eu acho que daria MUITO sabor e aroma à breja
O que acham? Seria um desperdício de lúpulo precioso ou uma boa ideia?
Aliás, colocaria quantidades iguais de amarillo, citra e mosaic. O Beersmith diz que ficaria com 59 IBU
Apesar do lúpulo só ser adicionado no final, a fervura continuará sendo de 1h
 
Fiz algo semelhante, utilizei simcoe e ahtanum em uma leva, e cascade e amarillo em outra. Fiz uma APA e uma Session APA. Coloquei lúpulos faltando 15min, 10min, 5min e no flameout.
Como esperado dá muito aroma, mas acho desperdício de lúpulo.
Hoje prefiro muito mais fazer dry-hop.

Valeu!
 
Na minha opinião seria desperdício. Talvez consiga o mesmo resultado através de um dry hoping, ou lupulagem contínua a partir dos 30 min. Acho que seria uma ideia. Mas no mundo cervejeiro, todo teste é valido!!!
:D
 
Pode fazer sim. Podes até adicionar o lúpulo todo após o flameout (hop stands), mas é difícil estimar o valor de IBU assim.

Com certeza fica mais caro, mas não é desperdício (dependendo do seu objetivo).

Dry hopping ajuda, mas os aromas obtidos com dry hopping são diferentes daqueles que se pode obter com hop stands. Há uma matéria na byo sobre isso.
 
Obrigado pelas dicas!
Então, eu estava pensando em fazer isso mas também um dry hop, mais 120g
 
Uma Amerian IPA em que eu lupulei totalmente a partir dos 10 minutos finais e tinha 60 IBUs foi par final do Concurso Nacional de 2012. :)

Ou seja.. não é tanta loucura não fazer isso, e fica BEM legal... só gasto de lúpulo que é acentuado.

Abraço,
 
Muito obrigado pelas dicas pessoal!
Vou brassá-la domingo, aviso-lhes do resultado quando ela estiver pronta!
 
Eae galera, a breja ficou pronta após o dry hopping, maturação e primming. Seu aroma, como esperado, é puro lúpulo. Contudo, eu realmente esperava que ficaria mais aromática que ficou... Acabei colocando mais lúpulo do que a receita pedia e ela ficou mais amarga, assemelha-se mais a uma american IPA (está com 5,6% e uns 70 IBU). O que me entristece é que, como uso uma geladeira para controlar a temperatura, o mais frio que ela pode chegar é 8°C, o que diminui a floculação do fermento, aumentando muito a turbidez. Para compensar isso, usei gelatina, que acabou dando errado (talvez a própria gelatina estivesse estragada) e os pedaços de fermento gelatinados ficaram em suspensão, o que gera, no ultimo copo, os chamados "floaties"... Já é a segunda vez que isso acontece.
Concluindo, a breja ficou excelente, mas pelo preço dos lúpulos, prefiro uma receita com adições normais.
 
Obrigado por compartilhar :)
Estou planejando usar um lúpulo com 16% de alfa-ácido e a conta está dando muito IBU, aí estou pensando em só adicionar a partir dos 30min.

Uma pergunta: se vc colocou o lúpulo nos 10min finais, o que aconteceria se tivesse fervido por menos tempo? Por exemplo uns 20min apenas? Daria algum efeito colateral no mosto?

(minha primeira postagem no forum) :)
 
Creio que descobri a resposta no How to Brew

O DMS é continuamente produzido no mosto enquanto ela está quente e geralmente é removido por vaporização durante a fervura. Se o mosto é resfriado lentamente estes compostos não serão removidos do mosto e vai dissolver de volta no mosto. Assim, é importante não cobrir completamente a panela durante a fervura e nao permitir que a condensação da tampa escorra de volta ao mosto. O mosto também deve ser resfriado rapidamente após a fervura, quer por imersão num banho de gelo ou usando um chiller

Ou seja, se ferver pouco não vai evaporar o DMS... então melhor ferver pelo menos 60min mesmo que só coloque o lúpulo no final.
 
Back
Top