excesso de CO2 após alguns meses

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RanTao

Well-Known Member
Joined
Mar 10, 2016
Messages
64
Reaction score
15
Tenho notado que toda cerveja que eu faço independente da quantidade de açúcar que coloco 5, 6, 8 g/l após 3 meses na garrafa quando eu abri a cerveja e coloco no copo ela encher o copo de espuma, dependendo da temperatura chega vazas espuma da garrafa depois de aberta.
Alguém mais se deparou com esse problema?
 
Tenho notado que toda cerveja que eu faço independente da quantidade de açúcar que coloco 5, 6, 8 g/l após 3 meses na garrafa quando eu abri a cerveja e coloco no copo ela encher o copo de espuma, dependendo da temperatura chega vazas espuma da garrafa depois de aberta.
Alguém mais se deparou com esse problema?
Isso em muitos casos, é gushing, normalmente causado por contaminação, e em alguns casos mais raros, quando o malte foi estocado de modo ruim, e desenvolveu um fungo chamado fusarium.

Mas em 99% dos casos, é problema de contaminação no fermentador ou nas garrafas.

Uma coisa é cerveja carbonatada demais. Outra coisa (que é o gushing) é quando se abre a garrafa e começa a transbordar espuma sem parar.

Abraço,
 
Obrigado pela ajuda.
Pesquisei a respeito e pelo que encontrei na internet é provável que seja isso mesmo.

eu sempre deixo minhas garrafas de molho em uma solução de água + água sanitária (1 colher por litro)
e depois enxáguo com uma solução de água + ácido peracético, e em seguida encho e tampo.
onde será que está acontecendo a contaminação?
 
Obrigado pela ajuda.
Pesquisei a respeito e pelo que encontrei na internet é provável que seja isso mesmo.

eu sempre deixo minhas garrafas de molho em uma solução de água + água sanitária (1 colher por litro)
e depois enxáguo com uma solução de água + ácido peracético, e em seguida encho e tampo.
onde será que está acontecendo a contaminação?
Antes das garrafas... ou seja, pode ser fermentador, etc.

Tenho um amigo, o "grupis" aqui do fórum, que teve problemas recorrentes com um fermentador... só resolveu trocando.

Abraço,
 
Isso em muitos casos, é gushing, normalmente causado por contaminação, e em alguns casos mais raros, quando o malte foi estocado de modo ruim, e desenvolveu um fungo chamado fusarium.

Mas em 99% dos casos, é problema de contaminação no fermentador ou nas garrafas.

Uma coisa é cerveja carbonatada demais. Outra coisa (que é o gushing) é quando se abre a garrafa e começa a transbordar espuma sem parar.

Abraço,
@Guenther, na hipótese de ser o fungo Fusarium, na fervura o fungo morre, certo? Nesse caso, como o gushing poderia acontecer, seria algum subproduto que ficaria remanescente?
Abs
 
Isso aí! Eu tive essa contaminação do gushing... eu tive esse problema em pelo menos umas 8 levas consecutivas.... só que não me liguei antes que era contaminação.... Uma coisa que eu reparava é que ela "envelhecia mal", ou seja, com o passar do tempo, a cerveja ficava sem aroma, sem gosto, um gosto ruim, "vazio", comum a todas elas.. e cada vez mais e mais carbonatadas... mas nada muito radical, tipo virar vinagre ou algo assim... Na verdade, duas viraram vinagre, aí então se confirmou.

Ah sim, e se tu reparar bem, a contaminação cria tipo um filme, uma película na volta das garrafas, com umas bolinhas minúsculas.. e o fundo da garrafa fica todo manchado.

Como não consegui detectar aonde estava o problema, troquei todos os plásticos e era isso...

dá uma olhada no vídeo:
https://www.facebook.com/gruppelli/videos/10153157082888374/
 
@Guenther, na hipótese de ser o fungo Fusarium, na fervura o fungo morre, certo? Nesse caso, como o gushing poderia acontecer, seria algum subproduto que ficaria remanescente?
Abs
O fungo que infecta o malte gera uma substância hidrofóbica permanente. Ou seja, o que gera o gushing é o resultado da contaminação prévia do malte por este fungo, não ele ficar vivo na cerveja.
 
O fungo que infecta o malte gera uma substância hidrofóbica permanente. Ou seja, o que gera o gushing é o resultado da contaminação prévia do malte por este fungo, não ele ficar vivo na cerveja.
Entendi. Eu acho que tive esse problema com o malte Globalmalte no ano passado, comprei numa promoção, as cervejas que fiz com ele depois de uns 3 meses também acontecia o gushing ao abrir. Não creio que seja o fermentador pois não aconteceu mais com levas com outros maltes. Claro que não dá pra dar um veredito com tão pouca amostragem.
 
Tenho uma cerveja maturando agora, nos mesmos baldes.
Vou usar iodophor para sanitizas as garrafas, como eu fazia no começo e ver se acontece o mesmo, se acontecer vou comprar um balde novo para fazer um teste.
 
O problema pode ser na lavagem das garrafas tb...
Algumas escovas de crina acabam não lavando bem o fundo da garrafa e ali eh o paraíso para os fungos impregnarem...


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Eu achei piores ainda as escovas de nylon.



Ah, larguei mão de pegar garrafa usada. Agora estou comprando ou só reaproveito as minhas, pois lavo logo que esvazio


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Ah, larguei mão de pegar garrafa usada. Agora estou comprando ou só reaproveito as minhas, pois lavo logo que esvazio


Sent from my iPhone using Tapatalk



Mesmo usando só as minhas, mesmo lavando imediatamente após beber, se ela está envasada há muito tempo, o fermento gruda no fundo.. fica uma mancha opaca... e aí, só deixando de molho num desincrustante e depois passando escova. Fazendo isso, o fundo volta a ficar brilhante.
 
Olhem que interessante.
dia 10/05/2016 engarrafei uma leva de DunkelWeizen
dia 24/05/2016 engarrafei uma leva de Stout
e dia 02/07/2016 engarrafei uma Kolsh

Pois bem, domigo, abri uma de cada para ver, e nem a Stout, nem a DunkelWeizen está com caracteristicas de gushing, mas a Kolsh já está.
Eu usei os mesmos Baldes, possivelmente tem garrafas já usadas antes com esse problema em todas elas, mas sómente a Kolsh está espumando de mais, e foi carbonatada com açucar a 5g/l, e a DunkelWeizen tem 8g/l.
vai entender, vou fazer agora uma Pale Ale, vamos ver no que vai dá
 
Como saber se é problema de gushing ou excesso de carbonatação?
Tive esse problema também com duas levas diferentes que fiz a aproximadamente dois meses. Elas estavam com uma quantidade legal de espuma até uma semana, mas todas que eu abri nos últimos dias gera um espuma que ocupa o copo inteiro e demora para baixar, mas não chega a sair da garrafa assim que abro.
Não houve perda aparente de sabor.
 
O gushing está ocorrendo nas cervejas da Goose Island também. Comprei algumas recentemente e todas elas tiveram gushing. Pelo que andei lendo, o clima chuvoso de anos anteriores nos EUA e na Europa tem resultado em níveis de contaminação por Fusarium superiores ao recomendável e várias cervejarias tiveram problemas com isso.
 
Back
Top