Excesso de carbonatação no post-mix e cerveja flat

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
A primeira coisa é confirmar se está estabilizado.

Estando, você só vai conseguir extrair com uma picnic se sua linha de mangueira estiver bem dimensionada (tem calculadoras) OU se diminuir a pressão de serviço. Numa torneira direto na válvula, mesma coisa: diminuir a pressão para servir ou usar uma torneira com controle de fluxo.

Dê mais detalhes de como você está tentando servir.


Então.
Estava tentando servir com torneira direto e com mangueira picnic que acredito ser um pouco longa (vou procurar essa tabela que você citou pra ajustar).
Nada saía. Descobri que o joint de silicone tava impedindo a passagem.
Em seguida, liberado, só mousse. Deixei descansar de ontem pra hoje no frigo.

Hoje, comecei por medir a pressão, que estava estável em torno de 1 bar.
Esvaziei o gaz. Recoloquei 1 bar em cada. Muita mousse.
Ensuite, esvaziei de novo e recoloquei gaz, dessa vez aumentando aos poucos com a torneira aberta. Consegui tirar a cerveja corretamente com 0.4bar!
Refiz nos outros barris, e deu certo também. UFA!!!
O barril que deu menos problema foi o que fiz pela técnica sacudir 2minutes e desconectar. Acho que vou guardar esse método de agora por diante.
E a guarda a frio por pelo menos 3 ou 4 dias, acho fundamental. A espuma se acalmou muito nesse período.
Como dizem os experts, com cerveja não adianta ter pressa. É produto "vivo", precisa de tempo pra se "afinar", pra ficar "redondo". Vou rever meus prazos pra cada etapa, pra fazer as próximas com calma e tempo, sobretudo agora que conheço melhor meu material de trabalho.

Renato, te agradeço muito pela paciência e pelos conselhos que me ajudaram a avançar. :mug:
 
Então.
Estava tentando servir com torneira direto e com mangueira picnic que acredito ser um pouco longa (vou procurar essa tabela que você citou pra ajustar).
Nada saía. Descobri que o joint de silicone tava impedindo a passagem.
Em seguida, liberado, só mousse. Deixei descansar de ontem pra hoje no frigo.

Hoje, comecei por medir a pressão, que estava estável em torno de 1 bar.
Esvaziei o gaz. Recoloquei 1 bar em cada. Muita mousse.
Ensuite, esvaziei de novo e recoloquei gaz, dessa vez aumentando aos poucos com a torneira aberta. Consegui tirar a cerveja corretamente com 0.4bar!
Refiz nos outros barris, e deu certo também. UFA!!!
O barril que deu menos problema foi o que fiz pela técnica sacudir 2minutes e desconectar. Acho que vou guardar esse método de agora por diante.
E a guarda a frio por pelo menos 3 ou 4 dias, acho fundamental. A espuma se acalmou muito nesse período.
Como dizem os experts, com cerveja não adianta ter pressa. É produto "vivo", precisa de tempo pra se "afinar", pra ficar "redondo". Vou rever meus prazos pra cada etapa, pra fazer as próximas com calma e tempo, sobretudo agora que conheço melhor meu material de trabalho.

Renato, te agradeço muito pela paciência e pelos conselhos que me ajudaram a avançar. :mug:

Legal que conseguiu extrair.

Mas é isso mesmo, se você está servindo com 0.4bar e chega como você quer no copo, significa a grosso modo que para conseguir servir com 1bar você precisa aumentar a resistência no meio do caminho de alguma forma para que com uma pressão maior na fonte (1bar em vez de 0.4bar) o líquido chegue ao copo com a "mesma" pressão de antes.

Para isso você pode aumentar o comprimento da mangueira, diminuir o diâmetro (mas é difícil encontrar mangueira <1/4") ou controlar o fluxo na saída com uma torneira com regulador.
 
Back
Top