Esterilização na panela de pressão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jalexandre

Well-Known Member
Joined
Nov 15, 2014
Messages
1,466
Reaction score
719
Boa tarde.

Estou pensando em iniciar um cultivo de leveduras para estudos / passatempo (tenho um namorico antigo com micro biologia e minha esposa é biologa formada. Estamos super empolgados com a idéia).

Já encomendei o livro do Jamil sobre fermentação, porém, estou com uma dúvida persistente:

Que tipo de material eu posso ou não posso colocar no autoclave ou, no meu caso, panela de pressão?

Algumas lojas vendem materiais com a descrição 'autoclavavel' que, segundo minha esposa, são materiais ok para ir para o autoclave, mas e o vidro reciclado de potes de maionese, doce de leite e afins?

Neste artigo[1], por exemplo, eu vejo que o autor coloca vários 'mason jars' no autoclave. Eu ficaria com um cagaço animal de colocar isso na panela de pressão e quebrar todos os vidros.

Em outro[2], o autor sugere autoclavar o tubo de ensaio (vial de vidro) já rosqueado e com mosto para sanitizar tudo. O plástico da tampa não derreteria?

Enfim, estou um pouco confuso sobre como esterelizar esses materiais. Minha esposa diz que o material de laboratório é tranquilo, mas também está na dúvida quanto aos 'reciclaveis'.

[1] - http://www.themadfermentationist.com/2014/11/pressure-canning-starter-wort.html

[2] - https://eurekabrewing.wordpress.com/2012/09/09/yeast-banking-4-agar-slants/
 
Boa tarde.

Estou pensando em iniciar um cultivo de leveduras para estudos / passatempo (tenho um namorico antigo com micro biologia e minha esposa é biologa formada. Estamos super empolgados com a idéia).

Já encomendei o livro do Jamil sobre fermentação, porém, estou com uma dúvida persistente:

Que tipo de material eu posso ou não posso colocar no autoclave ou, no meu caso, panela de pressão?

Algumas lojas vendem materiais com a descrição 'autoclavavel' que, segundo minha esposa, são materiais ok para ir para o autoclave, mas e o vidro reciclado de potes de maionese, doce de leite e afins?

Neste artigo[1], por exemplo, eu vejo que o autor coloca vários 'mason jars' no autoclave. Eu ficaria com um cagaço animal de colocar isso na panela de pressão e quebrar todos os vidros.

Em outro[2], o autor sugere autoclavar o tubo de ensaio (vial de vidro) já rosqueado e com mosto para sanitizar tudo. O plástico da tampa não derreteria?

Enfim, estou um pouco confuso sobre como esterelizar esses materiais. Minha esposa diz que o material de laboratório é tranquilo, mas também está na dúvida quanto aos 'reciclaveis'.

[1] - http://www.themadfermentationist.com/2014/11/pressure-canning-starter-wort.html

[2] - https://eurekabrewing.wordpress.com/2012/09/09/yeast-banking-4-agar-slants/

Uso jarras de maionese e até hoje não explodi nada! Sempre deixo 15min (após começar a sair o vapor).

Agora materiais de laboratórios em sua grande maioria são feitos para serem autoclaváveis... mas em situação de dúvida, entre em contato com o fabricante.

Abraço,
 
Alguns tubos podem derreter a tampa sim. Já aconteceu comigo.

No geral, vidros normais só quebram por choque de temperatura. Se o aquecimento e resfriamento for gradual, eles suportam.

Abraço,
 
Obrigado. Vou proceder com cuidado em relação a temperatura e choques térmicos.

Na dúvida, vou testar apenas um tubo de ensaio dos que tenho aqui pra ver como eles se comportam. Como eu não sei a procedência deles, vou arriscar apenas um.

Abraços.
 
Compre tubos de ensaio autoclaváveis que vai dar tudo certo. Vidros de conserva vão à panela de pressão (com tampa e tudo) sem problemas, pois é assim que as conservas são feitas.
 
Obrigado a todos. Os vidros de conserva estão vivos, mas a tampa de um dos tubos de ensaio derreteu. Vou providenciar tubos novos e autoclavaveis.

Abraços.
 
Pessoal, desculpem a ignorância de iniciante, mas o que é de fato autoclavar? Apenas ferver na panela de pressão?

É "só" para sanitizar? Uma limpeza bem feita e sanitização adequada com iodophor não é o suficiente?

Abs
 
Pessoal, desculpem a ignorância de iniciante, mas o que é de fato autoclavar? Apenas ferver na panela de pressão?

É "só" para sanitizar? Uma limpeza bem feita e sanitização adequada com iodophor não é o suficiente?

Abs

Autoclavar é colocar na autoclave. É um equipamento de laboratório que esquenta bastante, com vapor e pressão, ou seja, é uma panela de pressão de laboratório.

É um passo a frente de sanitizar, é de fato esterilizar. Iodofor é o suficiente sim pra todos os processos de sanitização na cerveja. Autoclave só é necessário se for mexer com culturas de levedura.

Abraço
 
Resumidamente:
limpeza - retirar materiais grosseiros, visíveis;
sanitizar - matar maioria da vida microbiológica;
esterilizar - eliminar qualquer tipo de vida microbiológica.

A esterilização por autoclave se dá com a água a mais de 120°C por aproximadamente 15min. Fervura normal a temperatura não passar de 100°C, o que não elimina alguns microrganismos (como esporos).
 
Back
Top