estender cabo de termopar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vbrunetti

Active Member
Joined
Apr 25, 2014
Messages
40
Reaction score
2
Amigos.. comprei um termostato e o termopar ntc veio com o fio curto (30cm +-) .. mas preciso de uns 60cm pelo menos... aí vem a dúvida.. haveria problema em cortar o fio e entender outro para estender?? teria problema com a leitura da temperatura ou variações???
 
Pode emendar sem problemas, só tem que usar Cabos de Extensão e Compensação para termopar.
 
e caso não use esse cabo? posso ter uma diferença grande?? pq pelo oq vi esses cabos custam caro em relação ao valor do conjunto
 
Cabo de compensação custa barato, paguei R$ 10 de 2 metros.
 
esses cabos de extensão e compensação servem para termistor NTC?
sei que servem pra termopar J, K etc., mas não achei nada sobre NTC.
e mais: teria como fazer conexões macho/fêmea nos cabos do sensor pra ser destacável do painel?
 
@Trindade, do controlador de temperatura para o conector macho (fixado no painel) você usou cabo de compensação/extensão? Ou só cortou o cabo do termopar e colocou os conectores canon?
 
Hj irei emendar mais 1 metrô de fio 0.5 no termopar e ver a variação... Tenho 3 pids.. os 3 estão regulados na mesma temperatura.. vamos ver oq acontece.. e depois posto aqui os testes...
 
@Trindade, mas ficou como?

CONTROLADOR --1-- CONECTOR MACHO (PAINEL) --2-- CONECTOR FÊMEA --3-- SENSOR.

1 - cabo de compensação?
2 - cabo normal do termopar ou compensação?
3 - pelo que entendi, se o 2 for o "cabo normal" (do termopar mesmo), o 3 não existe; se for compensação, você simplesmente emendou ele no cabo do sensor?

Desculpa as inúmeras perguntas e obrigado pela ajuda.
 
@danzz1234, No Painel: Controlador até o conector macho, utilizei cabo de compensação. Já o termopar mandei fazer um novo sob medida na Thermomax, só precisei fazer a instalação do conector fêmea.
 
Amigos.. comprei um termostato e o termopar ntc veio com o fio curto (30cm +-) .. mas preciso de uns 60cm pelo menos... aí vem a dúvida.. haveria problema em cortar o fio e entender outro para estender?? teria problema com a leitura da temperatura ou variações???

@vbrunetti, acabei de ligar numa loja de automação aqui da cidade, e o vendedor me informou que para sensores NTC não é necessário cabo de compensação/extensão. Ele foi categórico ao afirmar que apenas para termopares J, K etc. é que seria necessário e que para NTC pode ser cabo comum que não daria diferença na medição. Até faz sentido, mas só testando pra saber.

@Trindade, obrigado!
 
Amigos.. comprei um termostato e o termopar ntc veio com o fio curto (30cm +-) .. mas preciso de uns 60cm pelo menos... aí vem a dúvida.. haveria problema em cortar o fio e entender outro para estender?? teria problema com a leitura da temperatura ou variações???

@vbrunetti, entrei no site e também em contato com a Full Gauge (não sei qual seu controlador de temperatura, o meu é o TIC17RGTi) e eles esclareceram que: para sensores NTC é só fazer uma emenda com cabo 2x24 AWG e conectores sindal. Pode ser uma extensão de no máximo 200m (duzentos metros!).
Para quem for procurar posteriormente sobre conectores macho/fêmea para esse tipo de sensor (NTC), eles recomendam os tipo KK 2 vias (solda com estanho e isolamento de boa qualidade).
 
Back
Top