Espumando na mosturação com recirculação contínua

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tintscevadis

Well-Known Member
Joined
May 27, 2016
Messages
142
Reaction score
20
Pessoal, estou mostrando agora com 4,5 kg de maris otter (muttons) e fazendo recirculação contínua como sempre faço. Estranho que desta vez está espumando a mosturacao. O que pode ser?
1e5c0a711c16f6fa0ff282691b8eeefe.jpg
6bb2776d71d1f2c97f157a0d419c76e6.jpg


Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Pode ser entrada de ar no sistema de recirculação.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Pessoal, estou mostrando agora com 4,5 kg de maris otter (muttons) e fazendo recirculação contínua como sempre faço. Estranho que desta vez está espumando a mosturacao. O que pode ser?
1e5c0a711c16f6fa0ff282691b8eeefe.jpg
6bb2776d71d1f2c97f157a0d419c76e6.jpg


Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk


A válvula de entrada esta um pouco fechada e da saída da bomba toda aberta, o correto é o contrário, regular a vazão pela válvula de saída.vj
 
Tem razão Alceu, não me atentei a isto.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Tenho uma bombinha dessa e nunca consegui usar, sempre deu esse problema de entrada de ar e formação de espuma
 
Tenho uma bombinha dessa e nunca consegui usar, sempre deu esse problema de entrada de ar e formação de espuma

Eu também, amigo.

DEsde o início tenho uma bombinha igual a essa, usei 2 vezes, deu espuma demais no mosto. Nunca mais usei.

Fiz uma chapa furada para a tampa da panela e recirculo manual, jogando o mosto quante levemente sobre essa chapa furada, o jeito tradicional mesmo.

Seria um adianto tremendo conseguir usar satisfatoriamente a bomba... Apensar da recirculação manual estar dando bem certo.
 
Eu também, amigo.

DEsde o início tenho uma bombinha igual a essa, usei 2 vezes, deu espuma demais no mosto. Nunca mais usei.

Fiz uma chapa furada para a tampa da panela e recirculo manual, jogando o mosto quante levemente sobre essa chapa furada, o jeito tradicional mesmo.

Seria um adianto tremendo conseguir usar satisfatoriamente a bomba... Apensar da recirculação manual estar dando bem certo.

Eu nao controlo vazao com as valvulas e sim com a velocidade da bomba. Compra um dimmer e coloca na sua bomba..funciona que é uma beleza...fechando/restringindo a vazao pela valvula, gera um pouco de turbulencia.
 
Já tentei mas essa bomba não aceita dimer. Acho que precisa de um inversor de frequência ou algo do gênero

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Eu também tenho esse problema de espuma com essa mesma bomba... Não concsigo resolver... Desisti de usar !! Uma pena !!!
 
Isso se chama cavitação. Não tem altura o suficiente pra afogar a bomba, ou seja, se a bomba descer um pouquinho já para. Atente-se tb que a saida da bomba DEVE ser menor que a entrada. Essa bombinha tanto faz, afinal é barata e tudo mais, porém caso vá usar umas que paga um tanto a mais, é bom se atentar com o perigo de ela queimar ou danificar o rotor.
 
@marqueze, agradeço a iluminação. Valeu.

Lendo isso tudo que vc falou, lembro que quando usei minha bombinha, nas duas vezes fiz tudo ao contrário... Ou seja, deixei a válvula de entrada meio aberta e a válvula de saída completamente aberta. Também não deixei uma queda para "afogar" a bomba, o pedaço de mangueira de silicone que usei só foi suficiente para deixar a bomba no mesmo nível da válvula de entrada...

Vou brassar uma receita hoje ou amanhã só pra testar essa "nova configuração".

Valeu, valeu!
 
Isso se chama cavitação. Não tem altura o suficiente pra afogar a bomba, ou seja, se a bomba descer um pouquinho já para. Atente-se tb que a saida da bomba DEVE ser menor que a entrada. Essa bombinha tanto faz, afinal é barata e tudo mais, porém caso vá usar umas que paga um tanto a mais, é bom se atentar com o perigo de ela queimar ou danificar o rotor.

Marqueze,

Suave?

Quando você diz "...Não tem altura o suficiente pra afogar a bomba, ou seja, se a bomba descer um pouquinho já para"

Você diz que a bomba tem que estar acima do nivel da torneira/valvula da panela ????

O que você quer dizer com "afogar a bomba" ??? Desculpe por minha literal ignorância. rs
 
Marqueze,

Suave?

Quando você diz "...Não tem altura o suficiente pra afogar a bomba, ou seja, se a bomba descer um pouquinho já para"

Você diz que a bomba tem que estar acima do nivel da torneira/valvula da panela ????

O que você quer dizer com "afogar a bomba" ??? Desculpe por minha literal ignorância. rs

Pra deixar claro, nao, tem que estar abaixo que o nivel do mosto na panela, pra panelas pequenas abaixo da válvula é melhor!

É o jeito que falamos em indústria, a bomba tem uma coisa que chama NPSH que resumindo é a altura da coluna de fluido que vc precisa na alimentação dela pra ela conseguir bombear, se a bomba nao tá afogada, ela ta com a altura menor que essa. Falando simples é isso... se vc pegar um pedaço de mangueira um pouco maior e colocar pra baixo da panela, essa altura entre a bomba e o topo do que ta na panela aumenta, e ajuda a bomba a trabalhar.

Mais ou menos isso.
 
Pra deixar claro, nao, tem que estar abaixo que o nivel do mosto na panela, pra panelas pequenas abaixo da válvula é melhor!

É o jeito que falamos em indústria, a bomba tem uma coisa que chama NPSH que resumindo é a altura da coluna de fluido que vc precisa na alimentação dela pra ela conseguir bombear, se a bomba nao tá afogada, ela ta com a altura menor que essa. Falando simples é isso... se vc pegar um pedaço de mangueira um pouco maior e colocar pra baixo da panela, essa altura entre a bomba e o topo do que ta na panela aumenta, e ajuda a bomba a trabalhar.

Mais ou menos isso.

Mais do que explicado... VALEU !!!!
 
Back
Top