Espuma subindo pela mangueira.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

IgorMuniz

Member
Joined
Jul 27, 2015
Messages
8
Reaction score
2
Boa tarde!
Comprei uma choppeira a gelo da Memo e 2 barris da Agavic. Usei um dos barris para envazar uma cerveja, controlei a carbonatação pelo manômetro (2,5 kgf). Alguns dias após todas as etapas concluídas, fui usar a choppeira e aí começou o problema. Ao destravar a válvula extratora subia apenas espuma pela mangueira e as vezes um pouco de chopp. Parecia que tinha ar, chopp e espuma na mangueira. O chopp não estava supercarbonatado, isso é importante afirmar. Não sei se o problema é no barril ou na choppeira. Se alguém puder ajudar...

Obrigado
 
Boa tarde!
Usei um dos barris para envazar uma cerveja, controlei a carbonatação pelo manômetro (2,5 kgf)

Obrigado

ql temp de envase e carbonataçao? usou alguma tabela de referencia?

ql temp de serviço? abriu o cilindro mais alto que a pressão interna antes de fazer a "sangria"?
 
Pode ser o extrator, verifica girando um pouco a borracha maior que entra em contato com o barril. Pode acontecer de na hora de engatar o barril "morder" a borracha e ficar danificada perdendo a vedação. Baixa pressão do manômetro de gás pode causar isso tbm pois não tem força suficiente para subir para a chopeira.
 
Boa tarde!
Comprei uma choppeira a gelo da Memo e 2 barris da Agavic. Usei um dos barris para envazar uma cerveja, controlei a carbonatação pelo manômetro (2,5 kgf). Alguns dias após todas as etapas concluídas, fui usar a choppeira e aí começou o problema. Ao destravar a válvula extratora subia apenas espuma pela mangueira e as vezes um pouco de chopp. Parecia que tinha ar, chopp e espuma na mangueira. O chopp não estava supercarbonatado, isso é importante afirmar. Não sei se o problema é no barril ou na choppeira. Se alguém puder ajudar...

Obrigado

Em qual temperatura estava o barril quando você carbonatou a cerveja? Se você manteve o barril gelado e aplicou 2.5kgf sua cerveja está super carbonatada.
 
ql temp de envase e carbonataçao? usou alguma tabela de referencia?

ql temp de serviço? abriu o cilindro mais alto que a pressão interna antes de fazer a "sangria"?

Então, o envase fiz em um dia diferente da carbonatação. O envase fiz a 8º, mas a carbonatação foi feita em 2º, durante 4 dias consecutivos.

Não teve padrão na temperatura de serviço. Tipo, tirei o barril do freezer a 2º comecei a servir. Quanto a sangria, não sabia que precisava colocar uma pressão maior do que a interna. Fiz a extração com 1kgf, que foi o que encontrei na internet.
 
Pode ser o extrator, verifica girando um pouco a borracha maior que entra em contato com o barril. Pode acontecer de na hora de engatar o barril "morder" a borracha e ficar danificada perdendo a vedação. Baixa pressão do manômetro de gás pode causar isso tbm pois não tem força suficiente para subir para a chopeira.

Jeferson, não sabia desse lance de morder a borracha. Um colega disse que olharia essa borracha para mim, pois poderia ter sido danificada. Quanto a baixa pressão acho pouco provável.

Valeu!
 
Em qual temperatura estava o barril quando você carbonatou a cerveja? Se você manteve o barril gelado e aplicou 2.5kgf sua cerveja está super carbonatada.

Heitor,
a temperatura de carbonatação estava em 2º. Comecei com 0,5kgf para fazer o que eles chama de estabilização. Fui aumentando aos poucos com 1,5 kgf, esperava parar de fazer barulho dentro do barril, ou seja estabilizar. Fui seguindo esse método até chegar em 2,5kgf. Fiz o procedimento por 4 dias, quando de fato estabilizou a pressão interna.

Obrigado pelo retorno
 
Heitor,
a temperatura de carbonatação estava em 2º. Comecei com 0,5kgf para fazer o que eles chama de estabilização. Fui aumentando aos poucos com 1,5 kgf, esperava parar de fazer barulho dentro do barril, ou seja estabilizar. Fui seguindo esse método até chegar em 2,5kgf. Fiz o procedimento por 4 dias, quando de fato estabilizou a pressão interna.

Obrigado pelo retorno

Igor,

Se a pressão estabilizou em 2,5kgf com certeza a tua cerveja está super carbonatada. Esse é o problema do excesso de espuma. Para você ter ideia, normalmente (claro que depende da temperatura da cerveja) quando mantemos o barril refrigerado injetamos co2 até a pressão estabilizar em algo em torno de 1kgf. Para resolver o problema realize o procedimento do video abaixo:

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=xk79UYGmAk8"]https://www.youtube.com/watch?v=xk79UYGmAk8[/ame]

Na minha humilde opinião a maneira mais fácil de carbonatar uma cerveja em barril é regular o cilindro de co2 na pressão desejada (no meu caso 1kgf) e esperar a pressão estabilizar. Tenho um kegerator, envaso minha cerveja em 3 post mix, engato a linha de co2 ajustada para 1kgf e esqueço. Não tem erro. E mais ou menos 5 dais a cerveja está carbonatada.
 
Pois é, sua breja tá supercarbonatada, agora tem q tirar gás dela. Pode fazer de dois jeitos:

Se tiver pressa, pode aliviar a pressão do headspace de tempos em tempos até chegar numa carbonatação mais baixa. Pode ser também agitando e aliviando pela tampa. Tem varias tabelas de vol CO2 x temp x pressão

O que tu pode fazer, caso n tenha pressa, é regular o manometro plugado no cilindro e abrir a valvula até a pressão do headspace chegar 1kg/cm2.

Para fazer isso, você mantem plugado a saída de gás no manometro (com o cilindro fechado). Nesse caso, gire o parafuso para manter a entrada de ar dele. Assim, ao plugar, vc terá a pressão do headspace sendo mostrada (2.5kg).

Ao liberar o parafuso aos poucos, irá sair CO2 pela saída de alívio até qnt desejar (por ex. 1kg/cm). Assim, ao longo de alguns dias, o gás sairá do líquido, vai para o headspace, e o excesso (acima de 1kg) irá sair novamente, estabilizando nessa pressão, maais ou menos como funciona num tanque de fermentação pressurizado
 
Pois é, sua breja tá supercarbonatada, agora tem q tirar gás dela. Pode fazer de dois jeitos:

Se tiver pressa, pode aliviar a pressão do headspace de tempos em tempos até chegar numa carbonatação mais baixa. Pode ser também agitando e aliviando pela tampa. Tem varias tabelas de vol CO2 x temp x pressão

O que tu pode fazer, caso n tenha pressa, é regular o manometro plugado no cilindro e abrir a valvula até a pressão do headspace chegar 1kg/cm2.

Para fazer isso, você mantem plugado a saída de gás no manometro (com o cilindro fechado). Nesse caso, gire o parafuso para manter a entrada de ar dele. Assim, ao plugar, vc terá a pressão do headspace sendo mostrada (2.5kg).

Ao liberar o parafuso aos poucos, irá sair CO2 pela saída de alívio até qnt desejar (por ex. 1kg/cm). Assim, ao longo de alguns dias, o gás sairá do líquido, vai para o headspace, e o excesso (acima de 1kg) irá sair novamente, estabilizando nessa pressão, maais ou menos como funciona num tanque de fermentação pressurizado

Rodrigo, primeiramente muito obrigado pelo retorno. Então, dei um jeito de tomar a cerveja supercarbonatada mesmo. Ela não tinha aspecto de refrigerante, se é que me entende. Entretanto, subia espuma pela mangueira da válvula extratora. Foi trabalhoso, demorou para extrair e esperar a espuma diminuir, mas bebemos tudo. Infelizmente, a minha válvula extratora não tem aquele mecanismo de aliviar a pressão.
 
Igor,

Se a pressão estabilizou em 2,5kgf com certeza a tua cerveja está super carbonatada. Esse é o problema do excesso de espuma. Para você ter ideia, normalmente (claro que depende da temperatura da cerveja) quando mantemos o barril refrigerado injetamos co2 até a pressão estabilizar em algo em torno de 1kgf. Para resolver o problema realize o procedimento do video abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=xk79UYGmAk8

Na minha humilde opinião a maneira mais fácil de carbonatar uma cerveja em barril é regular o cilindro de co2 na pressão desejada (no meu caso 1kgf) e esperar a pressão estabilizar. Tenho um kegerator, envaso minha cerveja em 3 post mix, engato a linha de co2 ajustada para 1kgf e esqueço. Não tem erro. E mais ou menos 5 dais a cerveja está carbonatada.

Heitor, segui um vídeo de um cara que dizia para seguir os passos que informei anteriormente. Jogar 0,5kgf para o barril e esperar estabilizar. Depois aumentar para 1,0kgf, 1,5 até chegar a 2,5kgf. Então, esse procedimento está equivocado? Vc diz para jogar 1,0kgf até estabilizar que a cerveja estará corretamente carbonatada. Acontece que não consigo deixar o barril dentro do freezer com o C02 plugado. A cerveja não tem que ter 2,5kgf de carbonatação? Como que jogando 1,0kgf a cerveja ficará com a carbonatação correta? Estranho! rs...

Preciso aprender essa bagaça antes do aniversário de 30 anos da minha esposa. kkkkkk!

Obrigado!
 
Heitor,
a temperatura de carbonatação estava em 2º. Comecei com 0,5kgf para fazer o que eles chama de estabilização. Fui aumentando aos poucos com 1,5 kgf, esperava parar de fazer barulho dentro do barril, ou seja estabilizar. Fui seguindo esse método até chegar em 2,5kgf. Fiz o procedimento por 4 dias, quando de fato estabilizou a pressão interna.

Obrigado pelo retorno

Agora que vi a tabela de referência percebi que fiz merda. kkkkkk!

Era para ter jogado no máximo 1kgf com a cerveja a 2º. Então, resumidamente, deveria ter jogado 1kgf, agitar o barril até estabilizar. Repetir esse processo por quanto tempo? 1 vez por dia durante uns 3 dias? Como faço?
Valeu!
 
O que vc deve ter se confundido é o que acontece com muitos!!!! Confundir kgf com vol de co2


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Realmente muitas cervas com 2,5vol de co2 elas já estão ok e não 2,5kgf a 2º realmente 1kgf ou menos dependendo do estilo já seria suficiente para atingir os 2,5vol de co2


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top