espuma exagerada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatonova

Well-Known Member
Joined
Jul 3, 2016
Messages
61
Reaction score
9
Estou com uma Belgian Golden ale concluida, ficou boa, limpida, saborosa. , acontece que ao servi-la no copo cria muita espuma, (apenas na hora de servir, não quando abro a garrafa). Sabem aquele efeito de cerveja quente no copo??? acontece semelhante. Seria um tipo de "Gushing"? ou é normal para o estilo? Bem que como é mais para consumo proprio (e da galera) basta deitar bem, eu disse deitar bem?, pois entao, tem que deitar bem o copo e servir, e quando proximo de encher colocar na vertical e derramar um pouquinho de cerveja que a espuma surge. Consistente, duradoura... E então?? o que me dizem? defeito ou virtude?
 
Estou com uma Belgian Golden ale concluida, ficou boa, limpida, saborosa. , acontece que ao servi-la no copo cria muita espuma, (apenas na hora de servir, não quando abro a garrafa). Sabem aquele efeito de cerveja quente no copo??? acontece semelhante. Seria um tipo de "Gushing"? ou é normal para o estilo? Bem que como é mais para consumo proprio (e da galera) basta deitar bem, eu disse deitar bem?, pois entao, tem que deitar bem o copo e servir, e quando proximo de encher colocar na vertical e derramar um pouquinho de cerveja que a espuma surge. Consistente, duradoura... E então?? o que me dizem? defeito ou virtude?
Defeito, na carbonatação vc controlou com manômetro?
Se carbonata com açúcar, provavelmente exagerou na mão.
 
Na verdade pode ser uma série de fatores.

A princípio parece um efeito de excesso de carbonatação mesmo.

Caso não seja e estiver usando muito cereal não maltado na receita, como o trigo e aveia por exemplo, teste fazer a pausa proteica de 5, 10, 15, 20 min....recomendo começar com uns 10 e ir comparando suas levas até chegar no ideal. Agora se usa somente maltados a parada é desnecessária e as vezes pode ser até prejudicial.

Uma outra causa pode ser o copo.

Dê uma lida nesse post fixo do Guenther:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407145&highlight=espuma
 
Estou com uma Belgian Golden ale concluida, ficou boa, limpida, saborosa. , acontece que ao servi-la no copo cria muita espuma, (apenas na hora de servir, não quando abro a garrafa). Sabem aquele efeito de cerveja quente no copo??? acontece semelhante. Seria um tipo de "Gushing"? ou é normal para o estilo? Bem que como é mais para consumo proprio (e da galera) basta deitar bem, eu disse deitar bem?, pois entao, tem que deitar bem o copo e servir, e quando proximo de encher colocar na vertical e derramar um pouquinho de cerveja que a espuma surge. Consistente, duradoura... E então?? o que me dizem? defeito ou virtude?
Ao meu ver tu simplesmente carbonatou excessivamente a cerveja.

Na minha opinião, é um grande defeito... e infelizmente muitos cometem isso, sem se dar conta de que carbonatação excessiva deixa a cerveja mais áspera e com menos drinkability.

Felizmente, basta chacoalhar o copo pra tirar o excesso de carbonatação e poder sentir o gosto direito.

Abraço,
 
ainda nao consegui o manometro, nessa eu coloquei 7gr/l de açucar e deixei carbonatando por 15 dias... vou baixar a quantidade para 6gr/l de açucar na proxima... valeu pela aula !!!!!
 
Comigo é 8 ou 80, como tinha carbonatado demais essa golden, fiz uma bock e adicionei 5 gr/L de açucar invertido... resultado: 15 dias carbonatando e zero de gas.....
 
Comigo é 8 ou 80, como tinha carbonatado demais essa golden, fiz uma bock e adicionei 5 gr/L de açucar invertido... resultado: 15 dias carbonatando e zero de gas.....
Mas aí é algum problema.... ou vazamento, ou temperatura baixa... etc.
 
Back
Top