Espuma da fermentação não está descendo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 23, 2018
Messages
9
Reaction score
0
Boa tarde galera, fiz uma summer ale e usei fermento US-05, esta fermentando a 7 dias e esta com uma espuma bem densa e alta na superfície da cerveja. A og foi de 1053 e já esta em 1007 porém ainda tem atividade no airlock e densidade diminuindo, alguém sabe se é normal a espuma ainda não ter descido, e também se é normal a densidade ter uma variação tão grande?
 
Fala Gustavo!

Não sou nenhum cervejeiro experiente, mas pelo que li e vivenciei na minha primeira brassagem acredito que esta espuma seja normal sim e ela não vai 'descer'. O que você está vendo não é krausen? Como você checou? está abrindo o balde?

Sobre a OG/FG, fiz exatamente uma Summer Ale, OG inicial foi de 1.054 (acima do que esperava) e o FG foi de 1.008. Usei o M44 da Mangrove. Essa variação é normal, especialmente dependendo de como você brassou. Acredito que no seu caso a atenuação não deve passar muito do que você já falou. Continua medindo, sempre lembrando de tentar tirar o gás da amostra.

Abraços!
 
Boa tarde Lperes27, valeu pelo esclarecimento, é o Krausen sim, meu balde não tem torneira ai abro ele pra verificar, estou acostumado a fazer lagers e sempre formava pouco krausen e desaparecia rapidamente.
Abraços!
 
Bem provavel que ainda esteja fermentando, espera mais uns dias, vá acompanhando a gravidade e veja se estabilizará.
 
Back
Top