Espaço embaixo do fundo falso com dip tube

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mvrinaldi1

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2016
Messages
258
Reaction score
50
Olá,

Uso minha panela de mostura com fundo falso e quando da mosturação, "desconto" a quantidade de água que fica abaixo desse fundo. Então, se a receita pede 20 litros de água por exemplo, para mostura, coloco os 20 litros mais o fundo falso, chegando a 28 litros de água. Os grãos irão ficar em contato com os 20 litros da receita e o restante, abaixo do fundo falso.

Minha dúvida é quando da transferência para a panela de fervura, pois tenho um dip tube na panela que retira praticamente toda a água. Essa quantidade maior, vai afetar a lavagem pois se a lavagem deveria ser feita com 18 litros, por exemplo, vou ter que fazer com 10, senão vai muita água para a fervura.

Então, devo mesmo considerar esse espaço embaixo do fundo falso ou não?
 
Entendo que o importante é sempre manter uns 2 dedos de agua acima da cama de grãos durante a lavagem. Alem disso, ir drenando o mosto até atingir a densidade pre-fervura correta. Nao me preocuparia tanto com a quantidade exata de agua utilizada.
Abraço!
 
Hoje sinceramente eu não olho mais o quanto de água eu usei para fazer o sparge, eu controlo é a saída do mosto do sparge para que a densidade não fique muito abaixo de 1,008. Quando chega em 1,007 pra mim é hora de parar o sparge, independente de quanto ta a densidade que vai para a fervura.

Depois que chega perto de começar a ferver e mexendo bem, faço algumas medições do mosto e se estiver acima da densidade que espero (normalmente fica um dois números acima), dou uma completada com água filtrada para ferver junto, assim parto da OG pré-fervura que preciso, daí pra frente não mexo mais.
 
Isso é bem interessante!!!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top