Escolha da pedra difusora

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedroeduardops

Active Member
Joined
Jul 2, 2014
Messages
39
Reaction score
3
Há uma grande diferença de preços entre as pedras difusoras comuns de aquário feitas de resinas cerâmicas e as pedras de inox que as lojas especializadas de homebrew vendem. Sinceramente, uma pedra difusora de aquário comum poderia causar algum problema em minha fermentação? Ou uma sanitização bem feita seria suficiente. Pensei até em guardá-la quando não estivesse utilizando numa solução com iodofor para evitar a proliferação de qualquer organismo indesejado. Obrigado pela ajuda.
 
Eu não sei se o iodofor (ou outro líquido) vai conseguir sanitizar a pedra difusora efetivamente. São muitos poros que, além de muito pequenos, entopem com bastante facilidade (ficando inacessíveis ao líquido).

Se você cuidar bem (ferver após cada uso, secar bem, proteger da poeira e não manipular diretamente com os dedos), uma pedra de inox vai durar anos e o valor ficará bem diluído em cada lote produzido.
 
Há uma grande diferença de preços entre as pedras difusoras comuns de aquário feitas de resinas cerâmicas e as pedras de inox que as lojas especializadas de homebrew vendem. Sinceramente, uma pedra difusora de aquário comum poderia causar algum problema em minha fermentação? Ou uma sanitização bem feita seria suficiente. Pensei até em guardá-la quando não estivesse utilizando numa solução com iodofor para evitar a proliferação de qualquer organismo indesejado. Obrigado pela ajuda.

Remontando aos meus tempos de aquarista...

A pedra porosa de aquário, com o tempo, começa a soltar micro particulas.
Não sei se esse residuo pode causar algum tipo de contaminação no mosto ou mesmo danos à nossa saúde, pois desconheço sua composição.

Eu ficaria com as pedras de inox, mas confesso que aqui em casa eu tenho usado o sacudidão mesmo, pois faço levas pequenas!! :D
 
E comprei uma de inox de 2 micras, mas não está funcionando com a minha bomba de aeração. Minha dúvida é se precisa de alguma bomba de maior pressão do que estas normais de aquário?

Obrigado
 
Tem na malteshop e no lamas, talvez em outras também...
 
E comprei uma de inox de 2 micras, mas não está funcionando com a minha bomba de aeração. Minha dúvida é se precisa de alguma bomba de maior pressão do que estas normais de aquário?

Obrigado

Ressuscitando o tópico.

Também comprei uma pedra difusora de inox de 0,5 micron. Só que minha bomba (muito fraca) não consegue trabalhar com essa pedra.

Guto, você conseguiu resolver seu problema?

Alguém tem alguma bomba para indicar que consiga dar conta do recado com essa pedra de 0,5?
 
Olá cervejeiros,

Estou com a mesma dúvida. Tenho uma difusora em inox de 2 mícrons. Usando bomba de aquário daria vazão ou a restrição exigiria cilindro de O2?

Cheers!
 
Caro Cipriani,

Não. Encostei a pedra e a bomba e agora faço aeração jogando o mosto de um balde para outro. Tem funcionado, e não tenho mais o stress da higienização da manguerinha, filtro, pedra, etc...

abs
Guto
 
Olá cervejeiros,

Estou com a mesma dúvida. Tenho uma difusora em inox de 2 mícrons. Usando bomba de aquário daria vazão ou a restrição exigiria cilindro de O2?

Cheers!

Eu comprei um kit pronto por este receio, mas acredito que da sim. A minha pedra é de 2 mícrons e a bomba parece simples.
 
0,5.

Eu uso uma de 0.2.

Oi Guenter,
quanto menor a pedra, menores são as bolhas, então mais homogenização no mosto?
Utilizas Oxigenio puro ou bomba de aquario? Li que bombas de aquário nao tem força para empurrar de 0.5 pra baixo. Uma bomba mais potente pode melhorar?

Valeu
 
Oi Guenter,
quanto menor a pedra, menores são as bolhas, então mais homogenização no mosto?
Utilizas Oxigenio puro ou bomba de aquario? Li que bombas de aquário nao tem força para empurrar de 0.5 pra baixo. Uma bomba mais potente pode melhorar?

Valeu
Não tem a ver com homogeneização do oxigênio, isso praticamente não importa.

Quanto menores as bolhas, mais área de contato do ar ou O2 com o mosto. Quanto maior a área de contato..... mais rápido ou eficaz é a dissolução de oxigênio (ou qualquer outro gás) no mosto.

Sim, dizem que bomba de aquário não tem força.............. e eu uso, e funciona. :)

Por isso que raramente eu levo esse tipo de dica em consideração.... tem muita gente que, quando não consegue fazer algo, nem gasta tempo pensando nos motivos pelo qual não deu certo (pedra entupida, bomba ruim) e já saem espalhando que "tal coisa não dá certo".... pois é mais fácil colocar a culpa no equipamento ou num ingrediente.... do que na técnica pessoal né? :)

Novamente, a pedra que eu uso é 0,2 micra, mas se tivesse que usar 0,5, 1... a diferença é mínima. Isso só acelera minimamente as coisas, e depois de um tempo aerando, todas vão funcionar igual pois chegará num limite de oxigenação.

Abração,
 
Não tem a ver com homogeneização do oxigênio, isso praticamente não importa.

Quanto menores as bolhas, mais área de contato do ar ou O2 com o mosto. Quanto maior a área de contato..... mais rápido ou eficaz é a dissolução de oxigênio (ou qualquer outro gás) no mosto.

Sim, dizem que bomba de aquário não tem força.............. e eu uso, e funciona. :)

Por isso que raramente eu levo esse tipo de dica em consideração.... tem muita gente que, quando não consegue fazer algo, nem gasta tempo pensando nos motivos pelo qual não deu certo (pedra entupida, bomba ruim) e já saem espalhando que "tal coisa não dá certo".... pois é mais fácil colocar a culpa no equipamento ou num ingrediente.... do que na técnica pessoal né? :)

Novamente, a pedra que eu uso é 0,2 micra, mas se tivesse que usar 0,5, 1... a diferença é mínima. Isso só acelera minimamente as coisas, e depois de um tempo aerando, todas vão funcionar igual pois chegará num limite de oxigenação.

Abração,

Geralmente o problema de "bomba sem força" é que está tendo alguma fuga de oxigênio nas conexões das mangueiras....Já aconteceu várias vezes comigo e garantindo uma conexão sem perda, praticamente todas as bombinhas funcionarão bem...
 
Não tem a ver com homogeneização do oxigênio, isso praticamente não importa.

Quanto menores as bolhas, mais área de contato do ar ou O2 com o mosto. Quanto maior a área de contato..... mais rápido ou eficaz é a dissolução de oxigênio (ou qualquer outro gás) no mosto.

Sim, dizem que bomba de aquário não tem força.............. e eu uso, e funciona. :)

Por isso que raramente eu levo esse tipo de dica em consideração.... tem muita gente que, quando não consegue fazer algo, nem gasta tempo pensando nos motivos pelo qual não deu certo (pedra entupida, bomba ruim) e já saem espalhando que "tal coisa não dá certo".... pois é mais fácil colocar a culpa no equipamento ou num ingrediente.... do que na técnica pessoal né? :)

Novamente, a pedra que eu uso é 0,2 micra, mas se tivesse que usar 0,5, 1... a diferença é mínima. Isso só acelera minimamente as coisas, e depois de um tempo aerando, todas vão funcionar igual pois chegará num limite de oxigenação.

Abração,

Guenther, qual a potência de sua bomba de aquário?
 
A de resina quebrou no primeiro uso quando fui soltar vou investir em uma inox espero que nebulizador de conta! Cheers!
 
realmente a de resina não é uma boa a longo prazo, ao menos nas minhas experiências com aquário (sim, sou aquarista até hoje). porém, conheço pessoas que usam a anos e não tiveram problemas, então meio que essa orientação é vaga. Mas, se não quiser ter problemas, vai de inox.
 
Eu comprei uma de inox de 0,5 e tentei usar com minha bomba de Aquário, porém não funcionou. No primeiro momento que testei no copo d'água ela funcionou perfeitamente, porém quando joguei no starter ela parou de funcionar.
Minha bomba de Aquário é de 2 saídas, não é tão ruim assim. Vou tentar desentupir com pressão do co2 pra ver se ela revive
 
Eu comprei uma de inox de 0,5 e tentei usar com minha bomba de Aquário, porém não funcionou. No primeiro momento que testei no copo d'água ela funcionou perfeitamente, porém quando joguei no starter ela parou de funcionar.
Minha bomba de Aquário é de 2 saídas, não é tão ruim assim. Vou tentar desentupir com pressão do co2 pra ver se ela revive
Deixe a pedra em fervura na água por uns 5 minutos. Deve ajudar a desentupir
 
Vi em um vídeo da Concervap que bomba de aquário quase não consegue empurrar ar através da pedra de inox, o que ele sugere pra fazer é secar a pedra no forno antes de usar. É um vídeo em colab com o Leandro do cerveja fácil dá uma procurada no YouTube.
 
Olá pessoal. Confirmo o fato da bomba de aquario nao conseguir empurrar na pedra difusora da inox.

Tenho aqui ambos e a bombinha não dá conta. Apenas na água e só por alguns segundos, depois pára. No mosto nunca deu certo.

O Nebulizador dá conta sim, com um pé nas costas. É tão mais forte que gerou outro problema para mim, que é excesso de espuma kkk.
 
Eu estava pensando, será que aquele compressor da xiaomi a bateria não funciona também? É mais caro, mas pelo menos teria mais utilidades tb..
 

Latest posts

Back
Top