Filtro para aerador e sanitização da pedra difusora

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
1,696
Reaction score
471
Salve pessoal.

É possível utilizar algum filtro alternativo para o compressor de aquário?

Acho que já vi um pessoal falando de algodão embebido em álcool...

Quanto à pedra difusora, a minha é uma cinza com conector de plástico.

Qual seria a forma ideal de sanitização?

A preocupação é grande, pois nesse momento os riscos de contaminação são grandes.

Para 30L, será que o compressor de 2L/min chega aos 8ppm em uns 20~30 minutos?

[]'s
 
Durante muito tempo, eu usei compressor de aerografo, antes de comprar um cilindro de O2 e pedra difusora de inox.

O que eu fiz, para resolver o problema de contaminação, foi furar uma garrafa de refrigerante (600 ml), encher de alcool 70 até a metade, fazer o ar entrar abaixo do nível do liquido e sair acima do nível do liquido. Não usava pedra nem nada, deixava lá, uns 20 minutos e nunca tive problemas, mesmo com cervejas acima de 10% de ABV (aeração é fundamental em High Density beers)

Sobre a sanitização, a pedra de inox é só ferver. A de plástico, um banho de álcool 70 e depois deixar funcionando um pouco em água corrente deve ser suficiente.

Abraços,
 
Durante muito tempo, eu usei compressor de aerografo, antes de comprar um cilindro de O2 e pedra difusora de inox.

O que eu fiz, para resolver o problema de contaminação, foi furar uma garrafa de refrigerante (600 ml), encher de alcool 70 até a metade, fazer o ar entrar abaixo do nível do liquido e sair acima do nível do liquido. Não usava pedra nem nada, deixava lá, uns 20 minutos e nunca tive problemas, mesmo com cervejas acima de 10% de ABV (aeração é fundamental em High Density beers)

Sobre a sanitização, a pedra de inox é só ferver. A de plástico, um banho de álcool 70 e depois deixar funcionando um pouco em água corrente deve ser suficiente.

Abraços,

jalexandre,

como você utiliza o O2, poderia mostrar uma foto da sua pedra difusora e como você acopla ela no cilindro? Estou pensando em partir para oxigênio puro nos próximos meses.

Obrigado!
 
Não posso porque o kit de O2 está emprestado.

Mas não tem mistério. É usar um fluxometro, mangueiras e conectar na pedra.
 
Se eu não usar o filtro o risco de contaminação aumenta muito?

Na WE custa R$5,00, mas o frete é muito caro pra mim.
 
Se eu não usar o filtro o risco de contaminação aumenta muito?

Na WE custa R$5,00, mas o frete é muito caro pra mim.

Depende de uma série de fatores, mas no geral, sim.

Sem filtro há algum risco. Se é muito ou pouco, eu não sei dizer, porque não sei o que tem no ar da sua casa (ou da minha).
 
Depende de uma série de fatores, mas no geral, sim.

Sem filtro há algum risco. Se é muito ou pouco, eu não sei dizer, porque não sei o que tem no ar da sua casa (ou da minha).

Justamente, gostaria de saber se alguém já teve problemas recorrentes em não utilizar o filtro e se a utilização dele (o que dificilmente seria comprovado) resolveu.

Ao meu ver o risco há mesmo utilizando o filtro, pois o contato com o ar vai existir, só de a panela de fervura estar aberta.

Pretendo comprar o filtro, porém como não tenho mais nada para comprar para aproveitar o frete, não vale a pena.

Os Correios estão de brincadeira...

Dificilmente encontra-se frete mais baixo do que R$15,00

Recentemente comprei um produto por R$9,50 e paguei R$11,90 de frete :S
 
Justamente, gostaria de saber se alguém já teve problemas recorrentes em não utilizar o filtro e se a utilização dele (o que dificilmente seria comprovado) resolveu.

Então, eu acho que você mesmo já respondeu.

Eu trabalhei super bem obrigado usando o filtro artesanal. Não sei o que teria acontecido sem ele.

Abraços.
 
Então, eu acho que você mesmo já respondeu.

Eu trabalhei super bem obrigado usando o filtro artesanal. Não sei o que teria acontecido sem ele.

Abraços.

Mas será que meu compressor de aquário de 2L/min aguenta oxigenar o mosto, passando pela garrafa de 600 com alcool?

Qual era a taxa do seu compressor de aerografo?
 
Tipo isso? [ame]https://www.youtube.com/watch?v=ybkiW4r41Mc[/ame]



Durante muito tempo, eu usei compressor de aerografo, antes de comprar um cilindro de O2 e pedra difusora de inox.

O que eu fiz, para resolver o problema de contaminação, foi furar uma garrafa de refrigerante (600 ml), encher de alcool 70 até a metade, fazer o ar entrar abaixo do nível do liquido e sair acima do nível do liquido. Não usava pedra nem nada, deixava lá, uns 20 minutos e nunca tive problemas, mesmo com cervejas acima de 10% de ABV (aeração é fundamental em High Density beers)

Sobre a sanitização, a pedra de inox é só ferver. A de plástico, um banho de álcool 70 e depois deixar funcionando um pouco em água corrente deve ser suficiente.

Abraços,
 
Faz isso [ame]https://www.youtube.com/watch?v=ybkiW4r41Mc[/ame]
Podes ainda colocar uma pedra difusora dentro da garrafa para aumentar eficiencia. Uso há muito tempo e nunca tiver problemas.



Se eu não usar o filtro o risco de contaminação aumenta muito?

Na WE custa R$5,00, mas o frete é muito caro pra mim.
 
Participei de um curso na última semana e a palestrante indicou um filtro de ar que, segundo ela, dura anos e pode ser autoclavado.

Acredito que seja este do link: http://www.millisul.com.br/produto.php?cod_produto=4279350

Ela também disse que o produto é vendido em caixas com dez unidades, e que o custo unitário sairia em torno de 40 reais.

Se realmente durar anos, parece um bom custo/benefício, principalmente se rolar uma compra coletiva para dividir uma caixa e o frete.

Ela ainda deu uma alternativa caseira para fazer um filtro, com a utilização de duas seringas, ambas sem o êmbolo, preenchidas algodão embebido em álcool 70º, coladas "de bunda" uma para a outra.
 
Back
Top