ESB - Extra Special Beer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Japa

Member
Joined
Nov 12, 2013
Messages
19
Reaction score
2
Fala Galera!!!

Quero fazer uma ESB. To usando como base a ESB da Dama Bier, pois vem escrito os maltes: Pilsen, Carared e Melanoidina. To aprendendo a usar maltes especiais, caramelo, torrados etc. Logo, não sei bem a porcentagem que poderia ir na receita deles. Vi que os fabricantes de malte recomendam até 20% de Carared e Melanoidina na receita. Entaum, não sei se pode somar... Tipo, 40% desses maltes e o resto pilsen.

Quem tiver um palpite dos maltes, manda aí!!!

Se souber outra receita de ESB tb será muito bem vindo!!!

E se tiver com disposição de explicar o uso desses maltes na receita de esb melhor ainda!!!:rockin:

Valeu!!!:mug:
 
Last edited:
Fala Galera!!!

Quero fazer uma ESB. To usando como base a ESB da Dama Bier, pois vem escrito os maltes: Pilsen, Carared e Melanoidina. To aprendendo a usar maltes especiais, caramelo, torrados etc. Logo, não sei bem a porcentagem que poderia ir na receita deles. Vi que os fabricantes de malte recomendam até 20% de Carared e Melanoidina na receita. Entaum, não sei se pode somar... Tipo, 40% desses maltes e o resto pilsen.

Quem tiver um palpite dos maltes, manda aí!!!

Se souber outra receita de ESB tb será muito bem vindo!!!

E se tiver com disposição de explicar o uso desses maltes na receita de esb melhor ainda!!!:rockin:

Valeu!!!:mug:

Acho demais,

Usaria no máximo 15% de malte caramelo em qq receita... nesse caso limitaria a 10%. Melanoidina no máximo 5% eu acho, esse malte serve pra dar sabor forte de malte.

Bitter não tem muito segredo de receita, é um malte base bom e uma porcentagem de malte caramelo. Se nao me engano a fullers é isso, 90% pale ale ingles, 10% caramelo escuro. A escolha de um bom fermento é importante, pra criar o perfil certo de aromas e de atenuação.

Abraço
 
Acho demais,

Usaria no máximo 15% de malte caramelo em qq receita... nesse caso limitaria a 10%. Melanoidina no máximo 5% eu acho, esse malte serve pra dar sabor forte de malte.

Bitter não tem muito segredo de receita, é um malte base bom e uma porcentagem de malte caramelo. Se nao me engano a fullers é isso, 90% pale ale ingles, 10% caramelo escuro. A escolha de um bom fermento é importante, pra criar o perfil certo de aromas e de atenuação.

Abraço

Valeu pela dica Tiago!!!

Joguei no beersmith a combinação sugerida (10% de carared/5% de melanoidina/85%de pale ale), mas não ficou a cor que eu queria. Eu queria uma cor cobre , perto de 12SRM. E a combinação deu 8SRM. O que vc sugere para incrementar a cor? A adição de caramelo escuro fica bom, mesmo já tendo carared???

Valeu brother!!!
 
Escolhe malte caramelo mais escuro, algo em torno de um crystal 110 ou 150.
Se compra malte da Weyermann tentaria um Caramunich II.
 
O carared não é muito escuro, apostaria num caramunich II mesmo. O caraarome é um dos mais escuros da weyermann, mas daí talvez ja passe do limite de cor e usar menos de 10% já acho que não daria a característica.

Se quer usar o melanoidina, talvez vc pode considerar ser mais cauteloso com ele na primeira tentativa e usar só 2 ou 3% e caso achar que foi pouco, aumentar numa próxima...

Abraço
 
Valeu pela ajuda galera!!!

To sem caramunich II. :smack:
Vou comprar...

Mas, adaptando pro que eu tenho...
87,8% Pale Ale
7,8% de Caramelo Escuro
2% de Melanoidina
2,4% Caraaroma

O que acham? Deu 10,2% de caramelo. Fico receoso em usar o caraaroma pq tentei fazer uma brow ale e usei 15% dele. Ficou horrível... To jogando fora (tomando coragem ainda, pq dá dó).

Tenho Carafa I. Dá pra diminuir a quantidade de caramelo e ajustar a cor com esse? Ou o gosto altera muito?

Valeu
 
Então do meu ponto de vista acho que o Carafa não tem nada a ver com uma ESB, Carafa é um malte tostado, que não é o que se espera de uma ESB.

Tenta dar uma mesclada no uso de CaraRED e Caraaroma, do meu ponto de vista se tu não tem caramunich II, usa 1% de caraaroma e uns 4% de Carared.

Se eu estiver falando bobagem alguem avisa.
 
Carafa vai dar muito tostado e um tom muito escuro.

Já pensou em usar o Special-B ou Special-W?

O Red-X é interessante também, um dos melhores maltes que já usei, pena que é dificil achar.
 
Japa, por que a brown ale ficou horrível?

Dá pra usar carafa I sim, em proporções de no máxio 1% é um malte que pode ser usado pra corrigir a cor, não vai dar sabor de torrado, só uma característica muito sutil. A questão é que se vc alcançar a cor por ele e usar um caramelo muito claro, pode acabar faltando o caráter do caramelo. Mas nada impede de vc testar dessa forma. 10% carared + 1% carafa I, é uma experiência.

Se vc quiser ser fiel a uma fuller's, como eu disse, pelo que eu lembro do podcast gravado com o cervejeiro deles, era 10% de caramelo escuro + 90% malte pale apenas, no caso da london pride, que é a versão mais fraca da esb.

Talvez 5% de malte caramelo pode acabar sendo pouco na receita se vc fizer no limite mais baixo da OG, se fizer pelo mais alto, até pode funcionar.

A receita do brewing classic styles pra ESB é:
92% malte pale ale ingles;
5,3% crystal 15ºL;
2,7% crystal 120ºL.

Então veja, não tá muito diferente do que vc ta pretendendo aí. Só atente que a cor dos maltes ali é Lovibond, em EBC dá um numero maior.

Abraço
 
Carafa vai dar muito tostado e um tom muito escuro.

Já pensou em usar o Special-B ou Special-W?

O Red-X é interessante também, um dos melhores maltes que já usei, pena que é dificil achar.


Ow Jota,
Pensei em usar o Special-B sim, mas não achei. Me ofereceram o Special-W, mas como eu nunca tinha ouvido falar, não comprei.

Esse Red-X tb não conhecia.

Como você usa o Special-W ? É pra dar gosto de malte ou só cor?

Valeu!!!
 
Japa, por que a brown ale ficou horrível?

Dá pra usar carafa I sim, em proporções de no máxio 1% é um malte que pode ser usado pra corrigir a cor, não vai dar sabor de torrado, só uma característica muito sutil. A questão é que se vc alcançar a cor por ele e usar um caramelo muito claro, pode acabar faltando o caráter do caramelo. Mas nada impede de vc testar dessa forma. 10% carared + 1% carafa I, é uma experiência.

Se vc quiser ser fiel a uma fuller's, como eu disse, pelo que eu lembro do podcast gravado com o cervejeiro deles, era 10% de caramelo escuro + 90% malte pale apenas, no caso da london pride, que é a versão mais fraca da esb.

Talvez 5% de malte caramelo pode acabar sendo pouco na receita se vc fizer no limite mais baixo da OG, se fizer pelo mais alto, até pode funcionar.

A receita do brewing classic styles pra ESB é:
92% malte pale ale ingles;
5,3% crystal 15ºL;
2,7% crystal 120ºL.

Então veja, não tá muito diferente do que vc ta pretendendo aí. Só atente que a cor dos maltes ali é Lovibond, em EBC dá um numero maior.

Abraço



Fala Tiago!
Gostei dessa receita do brewing classic styles...

Bom, acho que a brown ale ficou horrível porque não fermentou direito. Depois de mais de 10 dias, a FG ainda estava em 1020. Daí Ficou turva e com um gosto muito forte de torrado. Engarrafei e deixei maturando, fato que melhorou um pouco a turbidez. Mas o gosto ainda não estava limpo.
O duro que não conheço muito off flavors, entaum não sei dizer o que exatamente...

Vc acha que usar malte caramelo em demasia causa dificuldade em relação a fermentação do malte base? Pq era pra FG chegar a 1011, segundo o beersmith...


Valeu!!!
 
Então do meu ponto de vista acho que o Carafa não tem nada a ver com uma ESB, Carafa é um malte tostado, que não é o que se espera de uma ESB.

Tenta dar uma mesclada no uso de CaraRED e Caraaroma, do meu ponto de vista se tu não tem caramunich II, usa 1% de caraaroma e uns 4% de Carared.

Se eu estiver falando bobagem alguem avisa.

Fala hcoan!!!

Vou tentar mesclar esses maltes.
Mas não tenho caramunich II...

Tenho o caraaroma e carared.

Valeu pela ajuda!!!
 
Fala Tiago!
Gostei dessa receita do brewing classic styles...

Bom, acho que a brown ale ficou horrível porque não fermentou direito. Depois de mais de 10 dias, a FG ainda estava em 1020. Daí Ficou turva e com um gosto muito forte de torrado. Engarrafei e deixei maturando, fato que melhorou um pouco a turbidez. Mas o gosto ainda não estava limpo.
O duro que não conheço muito off flavors, entaum não sei dizer o que exatamente...

Vc acha que usar malte caramelo em demasia causa dificuldade em relação a fermentação do malte base? Pq era pra FG chegar a 1011, segundo o beersmith...


Valeu!!!

Ah sim, bom daí já é outra história. Tinha entendido que a culpa era do malte caramelo.

O malte caramelo não causa exatamente dificuldade de fermentação, no sentido de que causaria algum problema, diretamente relacionado a off-flavor.

Mas sim, quanto mais malte caramelo, mais alta a FG, porque ele é rico em dextrinas, açucares não fermentáveis pela levedura. Esses açucares aumentam o corpo da cerveja. Por isso que o padrão de uso do malte caramelo flutua entre 10 a 15% no máximo. É claro que é possível usar mais, mas tem que ter a consciência do efeito que isso causa.

Abraço
 
Minha receita ficou assim:

90% de Pale Ale
4% Caramelo Escuro (60L)
2% Cararoma
2% Carared
2% Melanoidina

COR 12 SRM

O que acham?
 
Back
Top