Erros na fermentação. Duvidas atípicas.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ivanov_br

Well-Known Member
Joined
Jul 16, 2016
Messages
68
Reaction score
7
Creio que cometi alguns erros na Strong Bitter que estou fazendo. Vou dividir com vocês par que, quem puder, possa dar uns toques.

- Inoculei o fermento a 22°C.
- Errei a programação do TIC, e após 16h vi que a cerveja foi para 6°C. Abri a porta da geladeira, e umas 6-8h depois chegou a 18ºC.
- PRIMÁRIA - Fermentei a 18 por uns 4 dias, e subi um grau por dia até chegar a 22°C. Mais uns 3 dias e chegou na atenuação esperada: OG 1.058/FG 1.012.
- SECUNDARIA - 4 dias a 22°C, a cerveja arredondou mais ainda havia um diacetil presente, mas não tão pronunciado.
- após, baixei para 5°C, onde ela já está há 3 dias.

A ideia seria colocar a gelatina e depois de dois dias priming e envasar. Porém, o diacetil presente ainda me incomoda.

PERGUNTAS:
1) este diacetil diminui se deixar a 5°C?
2) O priming a temperatura ambiente pode ajudar a levedura a reabsorver o que ficou deste diacetil?
3) Se negativo para as duas perguntas acima, vale a pena trazer novamente para 24°C para tentar induzir a reabsorção do diacetil pela levedura (S-04)?
4) a queda exagerada da temperatura no início da fermentação pode ter causado problemas de off flavor?

Gracias pela atenção!



Enviado do meu iPad usando Tapatalk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Olá, meu amigo, boa tarde!

Tentando responder suas perguntas com o meu conhecimento...vamos lá:

1) Acredito que não...que eu saiba diacetil é reabsorvido em temperaturas mais altas...como as da fermentação secundária, tipo 25ºC para ales.

2) Pela lógica da resposta acima, acredito que sim.

3) Como a resposta anterior não foi negativa, então acho que não seria o caso de subir a temperatura, apenas de engarrafar e deixar em temperatura ambiente.

4) Eu acredito que sim, pois a levedura não se dá bem com grandes variações de temperatura.

Espero ter ajudado.

Abraço!
 
Creio que cometi alguns erros na Strong Bitter que estou fazendo. Vou dividir com vocês par que, quem puder, possa dar uns toques.

- Inoculei o fermento a 22°C.
- Errei a programação do TIC, e após 16h vi que a cerveja foi para 6°C. Abri a porta da geladeira, e umas 6-8h depois chegou a 18ºC.
- PRIMÁRIA - Fermentei a 18 por uns 4 dias, e subi um grau por dia até chegar a 22°C. Mais uns 3 dias e chegou na atenuação esperada: OG 1.058/FG 1.012.
- SECUNDARIA - 4 dias a 22°C, a cerveja arredondou mais ainda havia um diacetil presente, mas não tão pronunciado.
- após, baixei para 5°C, onde ela já está há 3 dias.

A ideia seria colocar a gelatina e depois de dois dias priming e envasar. Porém, o diacetil presente ainda me incomoda.

PERGUNTAS:
1) este diacetil diminui se deixar a 5°C?
2) O priming a temperatura ambiente pode ajudar a levedura a reabsorver o que ficou deste diacetil?
3) Se negativo para as duas perguntas acima, vale a pena trazer novamente para 24°C para tentar induzir a reabsorção do diacetil pela levedura (S-04)?
4) a queda exagerada da temperatura no início da fermentação pode ter causado problemas de off flavor?

Gracias pela atenção!



Enviado do meu iPad usando Tapatalk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
1) Dificilmente.
2) Sim, ou seja, eu deixaria elas a temperatura ambiente até que todo o diacetil sumisse.
3) Já respondido na 2, ou seja, mantenha em temperatura de refermentação até que o diacetil suma. É como uma fermentação secundária.
4) Sim e não, agora, te dizer precisamente o que poderia causar é algo inócuo..... praticamente nenhuma literatura cita caso específico do tipo "quais off-flavors são causados por baixar demais a temperatura no primeiro dia". Ou seja, aconteceu.... aconteceu.... na próxima, evite.

Abraço,
 
Olá Guenther e eng_sergio, fico muito agradecido pelas contribuições de vocês. Quando posto uma dúvida, tento colocar todo as informações necessárias para que fique um tópico produtivo e que o leitor possa se beneficiar das informações. E claro, as respostas como a de vocês só ajudam a deixar este fórum ainda melhor!
Abraço.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Aproveitando a disponibilidade dos colegas, tenho outra pergunta. Nesta cerveja, adicionei gelatina para clarificar e envasarei em garrafa após 48h, como manda o figurino.
Como a gelatina induzirá numa menor transferência de levedura do balde de fermentação para a garrafa, isso pode diminuir a velocidade da reabsorção do diacetil, certo?
Se sim, o ideal seria não clarificar, e refermentar na garrafa com o máximo de levedura suspensa possível e viável? (Obviamente, sem levar lama).


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Aproveitando a disponibilidade dos colegas, tenho outra pergunta. Nesta cerveja, adicionei gelatina para clarificar e envasarei em garrafa após 48h, como manda o figurino.
Como a gelatina induzirá numa menor transferência de levedura do balde de fermentação para a garrafa, isso pode diminuir a velocidade da reabsorção do diacetil, certo?
Se sim, o ideal seria não clarificar, e refermentar na garrafa com o máximo de levedura suspensa possível e viável? (Obviamente, sem levar lama).


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Faz sentido levar mais tempo para absorver o diacetil, mas irá absorver da mesma forma, pois ainda sim haverá levedura na garrafa...

Não tenha pressa. Se a cerveja foi mal fermentada pode ser que com 2, 4, 6, 12 meses ela ainda esteja ruim...

Tente pegar como aprendizado qual foi a falha, para que nas próximas suas cervejas fiquem boas com menos tempo de maturação ;)
 
Back
Top