Errei no processo ou a receita está furada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcatunda

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2016
Messages
57
Reaction score
8
Fala ai gente!

Não sabia bem se colocava esse tópico aqui ou em receitas, mas como é um mix de dúvidas, acabei colocando aqui!

Seguinte, fiz minha quinta brassagem nesse final de semana, as quatro primeiras foram boas, deu tudo certo, sendo que a quarta foi a melhor delas pois acertei o volume final e a OG cravados, antes a OG estava ficando muito alta e o volume meio baixo!

Bem, para minha surpresa (desgraça), a OG ficou 10 pontos abaixo do esperado! Eu não inventei nenhum processo novo, fiz tudo igual a ultima vez justamente pq ainda estou aprendendo.

Tentando encontrar o motivo, acabei indo olhar a receita de perto e me pareceu pouco malte para 20 litros.
Ai vão as quantidades:
Pale Ale: 3,5kg
Munich Dark: 200g
Caramel Munich III: 200g
Chocolate: 200g
Munich: 120g
Black Malt Extra: 100g
Total: 4320g (4,3kg)

Já vi por ai que precisamos de pelo menos 80% de malte base, até ai tá certo. Mas no montante total parece pouco!

As outras receitas que fiz tinham entre 4,5 e 5,2kg de malte base!

Caso esse não seja o problema, alguém tem outro indício do que pode ter saído errado?

Outra dúvida, tem como salvar? rs... a fermentação ainda está no segundo dia, mas não estou sentindo cheio de nada no fermentador, parece que as coisas estão bem devagar!

Sobre o processo, ai vai um resumão do que fiz:
23 litros de água inicial (20 + 3 de volume morto abaixo da torneira)
Aquecer até 72C e desligar o fogo
Adicionar o malte lentamente e sempre misturando com a pá
Manter a temperatura entre 66 e 68C por 60 minutos (fico controlando constantemente com um termômetro de iodo. Religuei o fogo 3 vezes por uns 12 minutos)
Desligar o fogo e deixar o mosto descansar por 10 minutos
Recirculei por cerca de 15 minutos
Água de lavagem à 78C
Lavei e recirculei mais 15 minutos

Aqui eu medi a gravidade e estava ultra baixa, 1032.

Iniciei a fervura e deixei 20 minutos a mais ANTES de colocar o primeiro lúpulo, minha esperança era que a OG chegasse pelo menos próximo de 1049 que era o esperado, mas não teve jeito, só foi até 1039! :-(

Detalhe: experimentei o mosto e ele não estava doce como das outras vezes, embora os equipamentos estivessem grudentos (sinal de açucares na área. rs).

Enfim, era pra ser uma "Robust Porter", mas to achando que vai sair uma "Porterzinha meia boca"!

Valeu!
 
usa algum programa pra montar as receitas?

É provável que sua eficiencia seja baixa e faltou grãos pra chegar nessa OG..

qual foi seu volume depois de ferver? por exemplo, ali na sua sacarificação, tens umas proporção de ~4L/kg, logo poderia lavar com menos pra chegar no volume pré-fervura

Ainda sobre a sacarificação, você deixou 10min nessa etapa? Sem dúvida, um tempo insuficiente pra conversão de amido.

Siga a fermentação toda, é provavel que ela fique com pouco menos de corpo e menos alcoolica também (e mais amarga e escura)

Dê uma lida nesses tópicos aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405839

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203
 
usa algum programa pra montar as receitas?

Eu pego as receitas e os insumos na loja que fiz o curso para ter o mínimo de chance de erros, mas nesse caso to achando que a receita está meio furada! Se o pessoal achar que foi falta de grãos, vou lá reclamar com eles!

É provável que sua eficiencia seja baixa e faltou grãos pra chegar nessa OG..
Minha eficiência é um pouco baixa mesmo, mas como acertei direitinho da ultima vez, resolvi fazer tudo igual acreditando que o resultado seria bom! rs

qual foi seu volume depois de ferver? por exemplo, ali na sua sacarificação, tens umas proporção de ~4L/kg, logo poderia lavar com menos pra chegar no volume pré-fervura
Depois de ferver fiquei com 22,5 litros! Como ficam 3 litros com trub abaixo da torneira, achei que tinha acertado legal, esse era o intuito mesmo!

Ainda sobre a sacarificação, você deixou 10min nessa etapa? Sem dúvida, um tempo insuficiente pra conversão de amido.
Editei o post, a frase correta era: "Manter a temperatura entre 66 e 68C por 60 minutos"

Siga a fermentação toda, é provavel que ela fique com pouco menos de corpo e menos alcoolica também (e mais amarga e escura)
Não tem algum "macete" pra tentar melhorar a fermentação? Sei lá, tacar açúcar invertido no fermentador, algo do tipo? rs

Por enquanto to pegando receitas do pessoal que me deu o curso, mas valeu pela dica, em breve será uma mão na roda!

Já tinha lido esse tópico e achei "curioso". Até pensei em deixar a temperatura lá quieta, mas resolvi não arriscar ainda! rs Até então estava dando certo, em time que tá ganhando não se põe a mão! Quem sabe na próxima!
 
O problema dos kits prontos são as eficiências calculadas para eles, já vi um kit a venda que quando joguei no beer smith só iria dar certo se eu tivesse 95% de eficiência
 
O problema dos kits prontos são as eficiências calculadas para eles, já vi um kit a venda que quando joguei no beer smith só iria dar certo se eu tivesse 95% de eficiência

Um detalhe muito bem observado, valeu!

Mas pela sua experiência, 3,5kg de malte base são suficientes pra 20 litros? Mesmo com uma eficiência alta?
 
Cara, minha opinião: não tente corrigir, deixa rolar e acredite que vai sair cerveja. Talvez não a esperada, mas será bebivel!

Uma vez tive um problema parecido e usei açúcar (invertido e tal) para tentar resolver, mas a proporção de açúcar foi meio alta e o que quer que eu tenha engarrafado daquela leva (com certeza não foi cerveja!), acabou indo pro ralo...

Te aconselho a usar o beersmith mesmo para esses kits prontos, pra calcular melhor a quantidade de água e eficiência.

Por fim, meus dois centavos para a sua dúvida, será que vc não teve problema na moagem?

Abraço.
 
Cara, minha opinião: não tente corrigir, deixa rolar e acredite que vai sair cerveja. Talvez não a esperada, mas será bebivel!

Agora estou um pouco mais crente sobre o resultado! Medi a G após dois dias e atenuou 26 pontos! Talvez saia algo legal, não vai ser o ideal, mas acho que não vai pro ralo! rs

Por fim, meus dois centavos para a sua dúvida, será que vc não teve problema na moagem?

Eu pego os insumos já moídos lá onde fiz o curso! Eu achei que não estava muito bem moído dessa última vez, até considerei que poderia ter sido um dos problemas pois eu via muitos grãos inteiros durante a brassagem, mas não sei dizer se foi algo significativo ou não.
Sempre compro as coisas no dia que vou brassar, então não ficou "putrefando" já moído! rs

Ainda assim, minha principal suspeita fica por conta da quantidade de malte base para a litragem. A qualidade do grão também pode influenciar, mas é difícil saber ao certo o que gerou uma OG tão baixa perto do esperado!
 
O problema dos kits prontos são as eficiências calculadas para eles, já vi um kit a venda que quando joguei no beer smith só iria dar certo se eu tivesse 95% de eficiência

Peguei o Brewtarget e montei só o grid de maltes, foi justamente o que você disse, olha a eficiência que o equipamento precisaria ter pra dar certo:
KA79vgedUubkCYoyLwPbONMnYsfzf80tcyuGpKuJmru67T6G11imJnxTSxKoN7YhX0RerrWPywp99XS3yRq-OokYczsWS3GRZWe7rMX3c_SWXs4QiqQl0d958tI_8bpsb-utdQ=w832-h243-no


Considerando que cheguei a 1039 de OG, a eficiência do meu equipamento foi de 72%! Uma bela diferença! rs
 
o ideal é vc ir fazendo a checagem com refratrometro a medida que adiciona agua para lavagem ná panela de fervura e na mostura ver se a og estimada está dentro dos parametros que ideal é vc utilizar um soft tipo beer smith . mas pela pratica aí no seu caso parece que faltou umas 600g de malte base
 
Eu também sou iniciante, na 6a brassagem, mas fiquei curioso do porque você utilizou tanta agua inicial?
Nenhuma receita que fiz deu mais do que 3x a quantidade de malte em L de agua. No seu caso ficou em 5.3x! Acho que essa quantidade de agua inicial reduz mto a quantidade de agua na lavagem(ou aumenta muito o volume pré-fervura, reduzindo a OG) resultando numa eficiência mto baixa.

Abs,
 
Eu também sou iniciante, na 6a brassagem, mas fiquei curioso do porque você utilizou tanta agua inicial?
Nenhuma receita que fiz deu mais do que 3x a quantidade de malte em L de agua. No seu caso ficou em 5.3x! Acho que essa quantidade de agua inicial reduz mto a quantidade de agua na lavagem(ou aumenta muito o volume pré-fervura, reduzindo a OG) resultando numa eficiência mto baixa.

Abs,

Gustavo, nas primeiras 3 brassagens eu tive uma OG muito superior ao recomendado pela receita, o que me levou a acreditar que eu poderia usar mais água. Outro motivo foi o volume baixo no final da receita, eu uso um equipamento de 20 litros e tinha no geral uns 12 litros na hora de engarrafar.

Depois da segunda brassagem acabei descobrindo que eu estava ignorando o "volume morto", aquele tanto de água/mosto que fica abaixo da torneira com o trub, então resolvi adicionar esse tanto extra no início da brassagem para compensar a perda, também comecei a lavar a cama de grãos com um pouco mais de água para chegar até a fervura com uns 25 litros.

O resultado foi produtivo, consegui equacionar direitinho, bati a OG cravada e fui para a fermentação com 21 litros. Sei que ainda vou perder um pouco para a lama que fica no fermentador, mas acredito que eu acabe tirando uns 19 litros pelo menos para as garrafas.

Enfim, foram ajustes graduais que fiz com base no meu equipamento e no meu ambiente de brassagem. O resultado foi excelente na quarta tentativa, mas na quinta (motivo desse post) acabei derrapando feio pois a receita estimava uma eficiência quase sobrenatural! rs

Já fui lá na loja onde comprei o kit e uma pessoa me disse que pode ter ocorrido uma falha na digitação da receita, estou esperando o responsável (dono) voltar de lua de mel para conversar com ele, mas tenho certeza que tinha algo de errado!

Resumindo um pouco: o volume de água inicial foi de 20 litros pois é a capacidade do equipamento. Os 3 litros extra foram por conta do "volume morto" que fica abaixo da torneira e acaba sendo desperdiçado!

Você comentou da relação Malte X Água. Eu acho que o problema não foi a "Água" e sim o "Malte" nessa relação. Precisava de mais malte. rs Inclusive foi isso que o Brewtarget mostrou, uma eficiência de 90% é meio impossível!

Vlw!
 
Back
Top