Equipamentos para iniciantes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sandrogoldar

Active Member
Joined
Sep 6, 2016
Messages
34
Reaction score
1
Caros amigos.

Como anteriormente postado posso dizer que estou lendo e aprendendo para chegar ao posto de iniciante, e gostaria de iniciar minha produção em casa.
Analisei vários kits em lojas especializadas, e cada um com algumas peculiaridades.
Gostaria de saber de vocês quais são realmente os itens obrigatórios para uma produção inicial e quais são os acessórios que posso comprar futuramente. Também tenho dúvida quanto às opções de produção, pois como por exemplo o BIAB apesar de ser prática prefiro comprar já uma bazooka ou fundo falso (puro palpite meu).


Quem puder me ajudar agradeço.
 
Fala Sandro.... Eu também estou iniciando no mundo das cervejas caseiras. Fiz a minha primeira brassagem há um mês atras. Antes de comprar meu kit tive essa mesma dúvida. Posso te dizer que o básico para fazer uma cerveja é o seguinte:

1 panela com torneira + bazooka
1 balde fermentador com torneira + airlock
Álcool 70
Colher/pá pra mistura
1 arrolhador
1 proveta + 1 densímetro
1 escumadeira (na filtragem. Baratinho)
Tampinhas

Seria interessante o moedor, mas dependendo de onde comprar os ingredientes eles moem. Lembrando que ao moer o malte é importante utilizá- lo o mais rápido possível.

Creio que com isso já dá pra sair cerveja!! Espero que tenha ajudado... No que eu puder ajudar estou a disposição.... E bora difundir esse mundo imenso da Cerveja!!


Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Caros amigos.

Como anteriormente postado posso dizer que estou lendo e aprendendo para chegar ao posto de iniciante, e gostaria de iniciar minha produção em casa.
Analisei vários kits em lojas especializadas, e cada um com algumas peculiaridades.
Gostaria de saber de vocês quais são realmente os itens obrigatórios para uma produção inicial e quais são os acessórios que posso comprar futuramente. Também tenho dúvida quanto às opções de produção, pois como por exemplo o BIAB apesar de ser prática prefiro comprar já uma bazooka ou fundo falso (puro palpite meu).


Quem puder me ajudar agradeço.

Acho que, antes de tudo, você precisa definir seu processo para definir a quantidade de panelas, se vai usar bazooka, fundo falso e afins...quanto aos outros citados, acredito que é isso mesmo!

Entenda o processo com fundo falso, bazooka e BIAB e veja qual se adapta melhor ao seu espaço.
 
Acho que, antes de tudo, você precisa definir seu processo para definir a quantidade de panelas, se vai usar bazooka, fundo falso e afins...quanto aos outros citados, acredito que é isso mesmo!

Entenda o processo com fundo falso, bazooka e BIAB e veja qual se adapta melhor ao seu espaço.

Existe muita diferença de espaço necessário? Achei que fosse basicamente o mesmo. Me interessei pela bazooka, porém não sei se ela tem alguma desvantagem para mexer o mosto, por ser uma peça pequena no fundo da panela... senão tentaria bazooka mesmo
 
Existe muita diferença de espaço necessário? Achei que fosse basicamente o mesmo. Me interessei pela bazooka, porém não sei se ela tem alguma desvantagem para mexer o mosto, por ser uma peça pequena no fundo da panela... senão tentaria bazooka mesmo

Acho que isso é muito pessoal, mas eu prefiro fundo falso (já usei bazooka).

Espaço também é relativo, você pode usar 1, 2 ou 3 panelas.

Eu moro em apartamento e utilizo fundo falso com 2 panelas. Tudo bem que tenho que "desmontar" a cozinha no dia da brassagem, mas eu não vejo problemas..
 
Acho que isso é muito pessoal, mas eu prefiro fundo falso (já usei bazooka).

Espaço também é relativo, você pode usar 1, 2 ou 3 panelas.

Eu moro em apartamento e utilizo fundo falso com 2 panelas. Tudo bem que tenho que "desmontar" a cozinha no dia da brassagem, mas eu não vejo problemas..

Valeu a dica!
Já fiquei mais tranquilo... estava pensando em montar uma estrutura no quintal de casa com dois fogareiros... então acho que nem precisarei fazer isso... minha cozinha tem 30m2
 
Existe muita diferença de espaço necessário? Achei que fosse basicamente o mesmo. Me interessei pela bazooka, porém não sei se ela tem alguma desvantagem para mexer o mosto, por ser uma peça pequena no fundo da panela... senão tentaria bazooka mesmo

Sim depende do espaço e da quantidade que irá produzir...

Acredito que em pequenas quantidades, o BIAB seja mais prático, pois deve-se lembrar que o peso do voal com o malte molhado irá crescer, conforme a quantidade de malte utilizada...

No BIAB vc só usa uma panela, enquanto que para outros processos precisará de no mínimo 2 ou 3...

Eu comecei com 20 litros, mas já comprei pensando em 30...com menos de 6 meses eu já estava aumentando para 60 litros...mas isso tudo porque vendo umas garrafas para amigos...

Se fosse comprar hoje, começaria com fundo falso, pois a lavagem nele é mais eficiente do que usando a bazooka...

Para conseguir a mesma eficiência do fundo falso perco de 1 a 1 hora e meia a mais lavando com a bazooka, pois tenho que lavar em 3 lotes, adicionando água, mexendo e aguardando a cama se formar em cada um...

Outra coisa que precisa pensar bastante é em adquirir uma geladeira exclusiva para fermentar a breja em temperatura controlada, pois esse é um dos itens mais importantes de tudo...Só assim conseguirá reproduzir as mesmas cervejas, com a mesma qualidade...

Como dizem...não fazemos cerveja, fazemos o mosto. Quem faz a cerveja são as leveduras e estas sem condições perfeitas de trabalho, não farão uma boa cerveja ;)
 
Outra dica que dou...

Faça cotações de panelas no mercado livre e monte suas próprias panelas, se tiver condições de furá-la e etc...pois é bem mais barato montar a sua do que comprar as que já vem prontas com a torneira...

Na net tem dicas de como instalar o registro na panela...

Outra coisa que fica mais em conta é montar o próprio chiller de imersão, comprando o tubo de cobre daqueles usados em geladeira e enrolando-a conforme o tamanho da sua panela...

Tirando esses dois itens, acredito que a maioria é mais vantajoso comprar nas lojas de homebrew. Aí vale a pena montar compras similares em mais de uma loja online e ver se o preço final, considerando o frete compensa...pois hoje em dia o frete tá osso
 
Balde fermentador também vale muito a pena montar em casa.
Um furo na tampa para o airlock e um furo na lateral, bem embaixo, para a torneira.
Vai gastar menos da metade do preço de um pronto.
 
Acho que vou para o fundo falso... quando falam em duas panelas seria um para o mosto e outra pra fervura?

Pensei em comprar duas panelas N 36, um balde para fermentar, termômetro, um fundo falso, proveta, densimetro, arrolhador, colher, escumadeira, tubo de enchimento e os insumos.

Vocês acham que falta algo?

Quanto à geladeira dei sorte, pois tenho uma no quintal quase que exclusivamente para cerveja. Tenho também um freezer.
 
Veja como é o processo do fundo falso. Os amigos que usam podem explicar melhor, mas se não me engano deve ser feita a recirculação em todo o processo....

Procede pessoal?

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Veja como é o processo do fundo falso. Os amigos que usam podem explicar melhor, mas se não me engano deve ser feita a recirculação em todo o processo....

Procede pessoal?

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Pior que pelo menos por enquanto farei a recirculaçao manualmente. Não vou comprar bomba de início.
 
A minha preocupação com o fundo falso é a bomba.... Como você disse que quer o básico depois vai comprando o resto....

Ah, e não esquece de relatar as suas brassagens com agnt heim!! Sempre aprendo com os relatos!!

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Uma dica para o fermentador, não compre aqueles baldes brancos de 20 litros, compre bombonas de 30 litros, bem melhor..

Meu kit inicial eu comprei com os baldes brancos, mas hoje utilizo só a bombona para fermentar..
 
Veja como é o processo do fundo falso. Os amigos que usam podem explicar melhor, mas se não me engano deve ser feita a recirculação em todo o processo....

Procede pessoal?

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Não, não procede.

Com o fundo falso, faz-se a recirculação apenas quando a chama está ligada, para evitar caramelização do mosto abaixo do fundo falso e homogeneizar a temperatura. Faço isso com bomba mas tem relatos aqui no fórum de gente que faz isso manualmente.

A recirculação constante exige fonte de calor constante e, por consequência, controle preciso (termostato + resistência, por exemplo, normalmente com RIMS ou HERMS) desta fonte de calor, pois o próprio ato de recircular dissipa o calor do mosto.
 
Acho que vou para o fundo falso... quando falam em duas panelas seria um para o mosto e outra pra fervura?

Pensei em comprar duas panelas N 36, um balde para fermentar, termômetro, um fundo falso, proveta, densimetro, arrolhador, colher, escumadeira, tubo de enchimento e os insumos.

Vocês acham que falta algo?

Quanto à geladeira dei sorte, pois tenho uma no quintal quase que exclusivamente para cerveja. Tenho também um freezer.

Desculpe se está bagunçado, mas na época que montei meu equipamento foram essas coisas...depois foi comprando outras...mas pra começar, atendeu perfeitamente:

item quantidade
foguareiro 1
balança digital 1
bomba de recirculação 1
kit torneira caldeirão 1
filtro bazooka 1
caldeirão sem válvula 2
transferidor de mostro 1
moinho 1
balde fermentador completo 1
balde fermentador completo com poço térmico 1
termometro 2
colher cervejeira 1
mangueira aimentícia atóxica 3/4" + 4 presilhas 1
pipeta de paustor 5
iodo 1
iodofor 1
Phmetro 1
proveta 250 ml 1
densímetro 1
chiller de 15m com mangueira de 4m 1
hopbag 1
manometro + adaptador 1
100 unidade de tampinha 2
arrolhador 1
5kg malte pilsen 80
1kg malte munich 20
1kg malte carared 10
500g malte caramucich 2
50g lupulo chinook 10
100g lupulo cascade 11
levedura US-05 2
geladeira usada 1
controlador de temperatura 1
Gás 1
Jarra Graduada 1,3 L 1
Placa de Toque - 6 Cavidades 1
Escova de Crina (crina super grossa) 1
Lavador de Garrafas 1
Peneira Cônica - INOX (média) 1
Chave para balde fermentador 1
válvula para envase 1
Beersmith 2.2 1
 
Uma dica para o fermentador, não compre aqueles baldes brancos de 20 litros, compre bombonas de 30 litros, bem melhor..

Meu kit inicial eu comprei com os baldes brancos, mas hoje utilizo só a bombona para fermentar..

Assino embaixo...as bombonas são muito melhores...dão mais segurança para transportar, é bem mais fácil de fechar...

Tenho duas de 60 litros
 
Caros amigos.

Como anteriormente postado posso dizer que estou lendo e aprendendo para chegar ao posto de iniciante, e gostaria de iniciar minha produção em casa.
Analisei vários kits em lojas especializadas, e cada um com algumas peculiaridades.
Gostaria de saber de vocês quais são realmente os itens obrigatórios para uma produção inicial e quais são os acessórios que posso comprar futuramente. Também tenho dúvida quanto às opções de produção, pois como por exemplo o BIAB apesar de ser prática prefiro comprar já uma bazooka ou fundo falso (puro palpite meu).


Quem puder me ajudar agradeço.

Resposta 'control + c control + v' :

1 Caldeirão de 27 litros
1 saco de voal ou musseline de 45cm de altura x 70cm de largura
1 resistência elétrica tipo ebulidor ou sobre borda de 2000W, ou fogareiro
1 Sifão em aço inox para mosto quente
Balança e termômetro culinários (digital ou analógico, espeto ou ‘de imersão’)
2 baldes plásticos alimentícios de 12 ou 20 litros cada (depende do tamanho da leva)
1 densímetro com escala de 1.000 à 1.100 e proveta apropriada
Ácido peracético, álcool 70 ou Iodo para fazer a sanitização


Tu já consegue se virar muito bem com isso até ter experiência pra montar um equipamento melhor. Essa foi e ainda é a base do meu equipamento cervejeiro.

Resposta longa:

Melhor começar simples e incrementar conforme a necessidade e gosto do que tentar comprar o 'equipamento perfeito' e depois vender tudo pela metade do preço porque você simplesmente não precisa, não se adapta ou não quer ter o trabalho de lidar com 3 panelas.

Você vai ouvir muito 'não compre isso, compre aquilo porque é melhor', e como sugestão, indague o porque.

Se a resposta parecer fraca ou sem fundamento, desconsidere.

Apesar de 90% da população jurar que suas escolhas são melhores que as dos outros, o fato é que muitas vezes não faz a menor diferença prática optar por alumínio ou inox, balde ou bombona, densímetro ou refratômetro. É uma questão de gosto, custo e práticidade, cada qual com seus malefícios e benefícios e se bem utilizados, todos funcionam bem.

Por fim, o melhor equipamento é aquele que você pode comprar, manter e cuidar.

Eu uso BIAB a quase 3 anos, e sempre que tento sair acabo voltando pra ele. Recentemente fiz uma grande limpa nos meus equipamentos, e mantenho apenas um saco de voal, panela de 27L c/ resistência instalada, bomba chugger, chiller de imersão, baldes fermentadores e os demais equipamentos necessários para envase e sanitização, além dos controladores de temperatura que eu mesmo desenvolvo por diversão.

Além disso, a parte mais importante do equipamento, um freezer pequeno, de apartamento, exclusivo para fermentação.

Com certeza, o investimento maior tem que ser na area de fermentação. Se estiver em dúvida por onde começar a investir, a minha sugestão é:

Invista no melhor sistema de fermentação possível (geladeira e controladores), e economize no resto.
 
Resposta 'control + c control + v' :

1 Caldeirão de 27 litros
1 saco de voal ou musseline de 45cm de altura x 70cm de largura
1 resistência elétrica tipo ebulidor ou sobre borda de 2000W, ou fogareiro
1 Sifão em aço inox para mosto quente
Balança e termômetro culinários (digital ou analógico, espeto ou ‘de imersão’)
2 baldes plásticos alimentícios de 12 ou 20 litros cada (depende do tamanho da leva)
1 densímetro com escala de 1.000 à 1.100 e proveta apropriada
Ácido peracético, álcool 70 ou Iodo para fazer a sanitização


Tu já consegue se virar muito bem com isso até ter experiência pra montar um equipamento melhor. Essa foi e ainda é a base do meu equipamento cervejeiro.

Resposta longa:

Melhor começar simples e incrementar conforme a necessidade e gosto do que tentar comprar o 'equipamento perfeito' e depois vender tudo pela metade do preço porque você simplesmente não precisa, não se adapta ou não quer ter o trabalho de lidar com 3 panelas.

Você vai ouvir muito 'não compre isso, compre aquilo porque é melhor', e como sugestão, indague o porque.

Se a resposta parecer fraca ou sem fundamento, desconsidere.

Apesar de 90% da população jurar que suas escolhas são melhores que as dos outros, o fato é que muitas vezes não faz a menor diferença prática optar por alumínio ou inox, balde ou bombona, densímetro ou refratômetro. É uma questão de gosto, custo e práticidade, cada qual com seus malefícios e benefícios e se bem utilizados, todos funcionam bem.

Por fim, o melhor equipamento é aquele que você pode comprar, manter e cuidar.

Eu uso BIAB a quase 3 anos, e sempre que tento sair acabo voltando pra ele. Recentemente fiz uma grande limpa nos meus equipamentos, e mantenho apenas um saco de voal, panela de 27L c/ resistência instalada, bomba chugger, chiller de imersão, baldes fermentadores e os demais equipamentos necessários para envase e sanitização, além dos controladores de temperatura que eu mesmo desenvolvo por diversão.

Além disso, a parte mais importante do equipamento, um freezer pequeno, de apartamento, exclusivo para fermentação.

Com certeza, o investimento maior tem que ser na area de fermentação. Se estiver em dúvida por onde começar a investir, a minha sugestão é:

Invista no melhor sistema de fermentação possível (geladeira e controladores), e economize no resto.


Show de bola!
Vou nessa mão mesmo...
Só não sei se incluo um chiller...
 
Show de bola!
Vou nessa mão mesmo...
Só não sei se incluo um chiller...

Hmm... eu fiquei mais de um ano resfriando com bacia de gelo e agua até montar meu chiller.
Pra levas pequenas, funciona bem.

Tu sobrevive sem chiller por alguns meses sem problema algum. :p
 
Não, não procede.

Com o fundo falso, faz-se a recirculação apenas quando a chama está ligada, para evitar caramelização do mosto abaixo do fundo falso e homogeneizar a temperatura. Faço isso com bomba mas tem relatos aqui no fórum de gente que faz isso manualmente.

A recirculação constante exige fonte de calor constante e, por consequência, controle preciso (termostato + resistência, por exemplo, normalmente com RIMS ou HERMS) desta fonte de calor, pois o próprio ato de recircular dissipa o calor do mosto.

Eu mesmo faço isso manualmente...o bom é que você consegue dar uma 'corrigida' na temperatura caso deseje somente retirando o mosto no fundo e colocando em cima da cama de grãos cuidadosamente depois...
 
Hmm... eu fiquei mais de um ano resfriando com bacia de gelo e agua até montar meu chiller.
Pra levas pequenas, funciona bem.

Tu sobrevive sem chiller por alguns meses sem problema algum. :p

Esse resfriamento com balde de gelo seria tipo banho Maria?
 
eu resfriava colocando a panela com o mosto dentro de uma bacia com muito gelo e agua..
 
Esse resfriamento com balde de gelo seria tipo banho Maria?
Digamos que sim.... Bacia dessas de lavar roupa, coloca a panela lá dentro e caprichada no gelo em volta. Como está iniciando, se o que quer é economizar e começar com o basico, essa é uma ótima opção. Mais pra frente tb irei comprar um chiller...

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Back
Top