Equipamentos para 10 L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcoterra

Member
Joined
Nov 27, 2015
Messages
18
Reaction score
3
Boa noite!

Estou montando um equipamento para brassagem de 10 L, estou considerando o uso de fundo falso. A panela n.° 28 de 15 litros é suficiente? E para fervura? Uma de 15 litros também atende?
 
Pelo meu pouco conhecimento, acredito que uma de 17,18 Litros, caso exista, seja suficiente.

É melhor esperar o pessoal mais experiente responder.
 
Se fosse você comprava logo uma de 30l, assim caso você queira aumentar a produção pra 20l(e isso é bem provável, vai por mim!) já tem o equipamento, e consegue fazer os 10l com folga.

Por que não faz um BIAB pra facilitar a vida? Pra esse volume ficaria super fácil a brassagem, e não ia precisar ficar passando o mosto pra outro recipiente, limpar panela, pra depois ferver...
 
Eu faço BIAB e uso uma panela de 15,3L (n° 28). Fiz levas pequenas até então, na faixa de 5 e 6 L, e nesse final de semana farei uma de 9 L, que acredito que seja o máximo que irei conseguir, levando-se em consideração a quantidade de grãos que coloco no saco.

Porém há maneiras de aumentar o mosto resultante adicionando água nas etapas mais finais como pós-fervura e no fermentador...se você fizer os cálculos certos e não abaixar sua OG, não há problema...
 
Até o memento eu tenho um equipamento para 10 litros, caldeirão nº28, não utilizo fundo falso mas deve sobrar um pouco de espaço se utilizar.
 
Se fosse você comprava logo uma de 30l, assim caso você queira aumentar a produção pra 20l(e isso é bem provável, vai por mim!) já tem o equipamento, e consegue fazer os 10l com folga.

Cara, eu pensei realmente em comprar um equipamento maior já visando um possível aumento na produção, mas eu moro em apartamento e minha esposa faz gelatos em casa o que já ocupa bastante espaço então fica inviável guardar um equipamento maior.

Agora uma outra dúvida: Durante a brassagem (fundo falso) qual é a maneira mais precisa para medir a temperatura do mosto? Um termômetro na água acima do malte ou um termômetro de espeto enfiado no malte?
 
Uso o sistema que você quer montar. Uso 2 panelas n30, de 18 litros. Uma pra fervura e a outra com fundo falso. Consigo fazer cervejas com og alto. Já usei 4kg de grãos com tranquilidade. Pra fervura, sempre levo uns 14,5 litros. Acho que 15 daria, mas ficaria bem no limite, não recomendo.
 
eu tenho uma panela de 15l pra fazer 10l de cerveja e a acho muito pequena.
no máximo vai caber 3kg de malte moido.
Considerando uma IPA e almejando 13,5l de mosto antes da fervura vc vai precisar de 75% ~80% de eficiencia (o maximo que eu consegui foi 70%).

eu iria de panela de 20l, assim vc consegue fazer cervejas mais alcoolicas sem menor problema (eu estou quase trocando minha panela atual por uma de 20litros)
 
Back
Top