Equipamentos - Dicas de

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

romer0

Active Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
42
Reaction score
6
Galera, estou fazendo meu primeiro equipamento agora, e gostaria de alguma ajuda e sugestões.

Esclareço que este equipamento é temporário, para uns 2 anos, provavelmente. Estou começando a fazer cerveja agora e quero começar a fazer de forma barata, pois no momento não quero investir muito nisso, mas fazendo cerveja boa (com o tempo, claro).

Tenho 3 panelas ARARA, nº38, 3mm de espessura.
Comprei 3 registros esfera 1/2", prolongadores, espigoes, e fiz uma Bazooka de 1,2m (grande mesmo, dá a volta na panela).

Agora estou definindo o Chiller, mangueiras, etc...

Quais diametros voces aconselhariam? Manter o 1/2" ou ir pra um mais fino, ou mais grosso? Eu sei que mais grosso é mais caro (consideravelmente, em alguns casos) mas a produtividade melhora o suficiente para o investimento valer a pena? Pensei no chiller de aluminio, pq eh muito mais barato (faria logo um de 15m, fazendo várias voltas de forma que não fique muito perto da parede da panela, nem muito no centro. algo como 66% ou 75% do diâmetro.

Estou pensando em usar galões de água, de 20L para fazer a fermentação/maturação.
Pensei em adaptar eles, lacrando a boca, virando de cabeça pra baixo, e fazendo uma saída por cima, com uma torneira lateral, pouco acima do fundo. Seria um "fermentador cônico" homemade. o que voces acham? Possivel? Ruim?

Desde já obrigado pela atençao
 
Romer,
Se isso lhe ajuda, atualmente uso um chiller 3/8 de 15m. Paguei em torno de R$90,00 (cobre é vendido por peso). Uso também um chiller em aluminio imerso no gelo. Resfrio em torno de 55l em 30mins aproximadamente.
Quanto aos baldes, depende muito da quantidade da receita que você irá mirar. Pense que se você buscar umas receita de 20L, um balde de 20 não suportaria pois a ação do fermento trás transbordo e você teria que utilizar 2 recipientes (2 baldes, 2 airlocks).
Talvez uma bombona de 30L seja uma boa alternativa.
 
Falando sobre o galão, eu particularmente não gosto pois a limpeza após a fermentação me trazia um "trastorno" um pouco chato demais. Em se tratando de cônico, o ideal é que o mesmo seja em torno de 90º e que o material seja uma parede lisa o suficiente para acúmulo de impurezas.
Espero ter ajudado.
 
Entendi. Valeu pelas dicas. É, a ideia é fazer levas de 20L. então eu devo procurar baldes ou bombonas maiores! interessante.
O chiller de aluminio eu achei an net por 60 reais, enquanto de cobre nao tenho visto por menos de 100 (130 com frete), por ser mais pesado.

A idéia era usar agua corrente, já que na minha casa temos poço artesiano e a agua já vem bem fria, e um balde de gelo (balde mesmo, daqueles de roupa, de poucos litros). Minha ideia era fazer 5m para o préresfriamento e 10m para o resfriamento real.

acha que é muita "mão de vaquice" ou ta valendo?Aahahhaaha
 
Acho válido. Em se tratando de 20L vai mandar bem. Eu me arrependi de comprar 3 baldes de 20. Atualmente produzo uma quantidade maior e utilizo bombonas de 60L fermentando um máximo de 50L.
Quanto ao chiller, pode ser tanto aluminio (mais barato, porém conduz menos calor) quanto cobre, se for utilizar trocando o calor com a água, sem problemas. Já se for o inverso (cerveja dentro do chiller) eu diria que inox seria a melhor solução devido a dificuldade de higienização.
No que tange o tamanho, acho que 5m é pouco. Talvez pense na ideia de usar cobre na panela de fervura e alumínio na pre resfriamento. Ficaria com um bom sistema e se vier a aumentar a produção (muito comum), "não terá" problemas com resfriamento.
 
Eu tenho basicamente o mesmo equipamento, faço brassagens resultando em pouco mais de 20 litros.
Eu tenho um chiller de alumínio de 9m e outro de cobre de 6,5m. O chiller de cobre eu deixo dentro de uma panela com gelo e o chiller de alumínio deixo dentro da panela de fervura. Faço assim pois o chiller de cobre é menor.

Uso água de poço artesiano também para fazer o resfriamento.

Quanto ao fermentador, tenho cerca de 7, todos eles de 30 litros. Tenho inclusive duas opções, 1 balde azul da termaplas ou formaplas, agora não lembro, e o outro é o balde branco que já vem com torneira e airlock, que compro normalmente na WE.
 
Galera, comprei a maioria das coisas.
Ainda está faltando baldes, balança e o termostato.

Pensei em usar como baldes, galões de água. Vejo muita gente usando e funcionando. O que voces acham?

Vi os equips da WE e está tudo muito caro. A ciadacerveja e a Lamas tao com preço bem mais em conta...
 
Normalmente os preços da WE valem a pena para os insumos mesmos. Os equipamentos normalmente são mais caros.

Só aconselho você a tomar cuidado ao colocar no galão de água, como sua panela é bem maior, você não vai poder enchê-la, caso contrário a cerveja pode vazar do galão na fermentação. Deve-se deixar um espaço para que o fermento possa crescer.
 
Eduardo, voce sabe em quantos % aumentaria o volume? Assim eu calcularia algum extra, ou divido em alguns galões menores
 
Aí eu vou ficar devendo porque não tenho muita experiência... mas talvez o pessoal mais experiente consiga te ajudar com isso
 
Boa tarde

Na minha pouca experiencia eu diria que não da para dizer exatamente quantos % aumenta, pois depende de vários fatores que vão fazer o fermento reagir mais ou menos.

Eu uso assim: balde de 20L, coloco de 16L a 17L, isso você vai pegar com o tempo ;)

Peço que me corrijam por favor.

Grande abraço
 
Para estas bombonas de água de 20 litros (comprei no Lamas) alguém saberia me dizer qual o exato tamanho de uma tampa de borracha (tem disponível na WE) para realizar uma vedação adequada?
 

Latest posts

Back
Top