Equipamento Mec Bier - Linha Hobby

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Diogo, a MecHobby Plus, pelo que eu entendi, já vem com o painel automático que armazena até 20 receitas.

Diego, palavras do Fabio da Mec Bier:

"...O controlador que estamos usando ele grava apenas uma rampa com 4 patamares. O seu equipamento tem o FlyEver que armazena 20 receitas e 20 patamares. O ideal seria colocar seu Flyever no Hobby PLUS..."

Estou vendo com eles de trocar o meu equipamento para um Plus de 50 Litros.
 
Diogo, novamente valeu pelas respostas, e foto. A tua Mec é a anterior a tal Plus?
E porque tu faz o mosto na panela, algum risco de caramelização de parte do malte se fizer direto na Mec?
:mug:

Sim, é um anterior!
Na verdade se tu ver algumas paginas atrás desse tópico vai ver onde conto minhas experiências desastrosas com a mostura .. kkkk
Então apesar deles terem trocado a resistência ( sem custo algum ) eu não tive mais coragem de repetir o processo. Vem dando certo, pra que mexer né? rsrs Utilizo apenas na filtragem do malte e lavagem.
 
Bom dia pessoal.

Como tem feito com o Trub após a fervura, durante o processo de transferência para o fermentador?

Grande abraço

Não estou tendo mais tanto trabalho com o trub depois que deixei de pressa e passei a fazer o whirpool por cerca de 5 minutos, no sentido da agua da privada..rsrs, e de usar o chiller de imersão e passei a usar 1 de placas e o chiller passando cerveja por dentro e ele dentro de uma bacia com gelo.

Obs: e passei a tirar a cerveja para resfriar pela saida da bomba.
 

Attachments

  • 1655870_796336507047050_867099583_n.jpg
    1655870_796336507047050_867099583_n.jpg
    30 KB · Views: 711
  • 1557602_780592905288077_459506623_n.jpg
    1557602_780592905288077_459506623_n.jpg
    43.2 KB · Views: 720
Qual foi a quantidade máxima de água que vcs conseguiram colocar de uma só vez na Mec 30? Estou querendo evitar esquentar em outra panela a lavagem. Cheers!
 
Qual foi a quantidade máxima de água que vcs conseguiram colocar de uma só vez na Mec 30? Estou querendo evitar esquentar em outra panela a lavagem. Cheers!

Gustavo na brassagem utilizei até 30 litros. mas na fervura já coloquei até um pouco acima daquela "dobrinha" que tem na parte de cima da panela.
 
Os preços aumentaram hoje

Mec Hobby (Home) 30 litros: R$ 3.850,00
Mec Hobby (Home) 50 litros: R$ 5.590,00
Mec Hobby Plus 50 litros: R$ 7.150,00
Moinho Hobby Manual 2 Rolos: R$ 790,00
 
As empresas brasileiras estão me levando a optar pela marca importada. Pelos valores praticados, melhor pagar por algo q é 100% de certeza q funciona bem, pelos relatos q leio internet afora.
 
Boa tarde galera.
Alguém aqui tem a Mec Hobby Plus 50?
Saberiam informar se os problemas com as mec bier já foram sanados? Como queima na resistência?

Estou montando um projeto para compra do equipamento e está díficil decidir entre a Mec Hobby 50 ou a Master Bier 50.
Abraço.
 
Também estou no processo de escolha entre elas, mas pelo que conclui acho que foi sanado sim, primeiro que eles diminuíram a potência da resistência para 7.000w (segundo os relatos iniciais daqui os primeiros 'hobbys' eram de 9.500w).

E pelo que entendi também, a bomba deve ficar sempre ligada para haver a mistura constante do líquido e evitar que algum resíduo se acomode próximo da resistência.
 
Pessoal .. revivendo o tópico .. kkk
O Fabio da Mec Bier entrou em contato comigo .. e me ofereceu a nova Mec Hobby de 50 L para solucionar meu problema de mosturação. ( para quem não leu todo o tópico, eu não consegui fazer mais que 02 brassagens completas. toda vez na resistência queimava o residual do malte. Fazendo eu jogar fora a brassagem. E toda vez na mesma etapa .. da passagem de 68 graus para 76 graus. Então só utilizava a panela para fervura )
Meu painel chegou lá e devo receber a nova dentro de alguns dias.
Fiquei contente com a atitude do Fabio. ( mec Bier ). Sem discussões e sem ficar insistindo apenas mandei email relatando e após algum tempo de espera recebi a noticia.
Assim que receber e fazer a brassagem posto mais fotos.

Obs: tive que dar um valor em troca, mas vou trocar por um equipamento maior e com uma bomba de inox. Acho que vale a pena. E ainda não precisei enviar a panela de 30L que irei usar como agua de lavagem.
 
Pô! Legal a autitude dos caras e legal tbm que as empresas ficam por dentro do que acontece nos fórums. Estava vendo suas postagens Diogo e queria saber se ao mandar o mosto de sua panela ao fermentador pela bomba não ia muito trub. Abç!
 
Pô! Legal a autitude dos caras e legal tbm que as empresas ficam por dentro do que acontece nos fórums. Estava vendo suas postagens Diogo e queria saber se ao mandar o mosto de sua panela ao fermentador pela bomba não ia muito trub. Abç!

Gustavo, fazendo o whirpool corretamente não vai quase nada. Ir um pouco não irá causa problemas. Se for fermentador cônico só purgar após 24~36 horas.

Lembrando que whirpool não é só fazer o redemoinho e parar, tem que ficar lá mexendo ( sentido da agua da privada..rsrs ) por 3 a 5 minutos.
 
Oi pessoal, nas minhas rampas na Mec 30 a temperatura tem continuado a subir uns 5° depois do desligamento da resistência. No mashout por exemplo coloquei a 71 para atingir 76. Isso já aconteceu com vcs? Qual seria o diagnóstico?
 
Oi pessoal, nas minhas rampas na Mec 30 a temperatura tem continuado a subir uns 5° depois do desligamento da resistência. No mashout por exemplo coloquei a 71 para atingir 76. Isso já aconteceu com vcs? Qual seria o diagnóstico?

Nas vezes que eu fiz a brassagem com a minha não deu isso.

Mas eu acredito que seja alguma diferença de temperatura. ou energia térmica.
Se não me engano vi algumas pessoas falando sobre isso aqui no fórum, mas não lembro em qual tópico.

Você consegue medir a temperatura da agua que sai da bomba? Você esta recirculando o tempo inteiro?
 
Pra quem achar que o Diogo tá louco.....na questão do Whirpooll (água de privada)...ele tá certo..rsrsrs....é porque estamos no hemisfério sul e se notarem, realmente a água de privada roda ao contrário pra levar as "coisas" embora...e o Whirpool também segue essa dinamica..rsrs...grande Diogo

PEDROSA
 
Essa história da água de privada (ou pia) girar no sentido horário ou anti-horário devido ao hemisfério é mito. Isto só vale para movimentos de grandes massas de fluídos por grandes distancias, como nos oceanos ou atmosfera. A escala espacial e temporal para que que um movimento de massa sofra interferência da rotação da terra vai depender da latitude. No hemisfério sul os fluidos geofísicos (que sofrem influencia da rotação da terra) tendem a ser desviados para a esquerda, e no hemisfério norte para a direita.
Abraço
 
Vivendo e aprendendo....e deve ser mito mesmo...isso eu ouvi de um mestre cervejeiro de 1900 e bolinha....e os instrumentos de aferição deveriam ser outros...imagino...é que nem aquelas coisa da avó que pegam de pai pra filho....
 
Isso é o efeito Coriolis. Mito não é, existe de fato. Mas realmente é desprezível para pequenas massas e velocidades.
 
Fala Galera,

minha mec hobby 50 L plus chegou hoje

fiquei na dúvida na parte elétrica, pois como a potência é alta, e qual tipo de tomada é melhor ligar ela

abraços
 
Fala Galera,

minha mec hobby 50 L plus chegou hoje

fiquei na dúvida na parte elétrica, pois como a potência é alta, e qual tipo de tomada é melhor ligar ela

abraços

Olá Rafa_santos.

O correto é chamar um eletricista de confiança.

Mas para você pesquisar segue uma foto das crianças.
É uma tomada e plug blindada, geralmente, 2P+T. ( aqui na empresa chamamos de tomada "Steck"=marca).
Sei que você já deve ter pensado nisso, mas vale + 1 aviso, tem que verificar toda a fiação de onde você vai utiliza-la. O correto é colocar tudo novo. Se for casa verificar o disjuntor de entrada e bitola de cabo que entra até a central. Ai colocar um disjuntor ( compatível) somente para a Mechobby.
E sempre aterrar! Se sua residência não tiver aterramento pede para o eletricista fazer um.

Abraço
 

Attachments

  • 2011-06-14-09-06-13-Brasikon Plug S-3076.jpg
    2011-06-14-09-06-13-Brasikon Plug S-3076.jpg
    95.6 KB · Views: 312
  • 1320.jpg
    1320.jpg
    23.3 KB · Views: 329
Grande Diogo, tudo beleza.
Seguinte no manual da minha MASTERBIER, não é MCHobby, mas creio que as resistências sejam semelhantes, inclusive o motor é igual ao do McHobby, vem disjuntor de 32 amp e o fio é de 4 mm....eu testei a danada com água..rsrsrs....e o fio aparentemente não esquentou...será que precisa mesmo de fio 6 mm...
 
Grande Diogo, tudo beleza.
Seguinte no manual da minha MASTERBIER, não é MCHobby, mas creio que as resistências sejam semelhantes, inclusive o motor é igual ao do McHobby, vem disjuntor de 32 amp e o fio é de 4 mm....eu testei a danada com água..rsrsrs....e o fio aparentemente não esquentou...será que precisa mesmo de fio 6 mm...

Pedrosa funcionar vai sim. Mas por quanto tempo até derreter o fio não sei .. rsrs
O fio 4mm2 aguenta entre 28 e 30 A. Existe tb o coeficiente de cagaço tanto do cara que fez o fio quanto do cara que fez a sua maquina. rsrsrs
No meu nas primeiras vezes não troquei, mas com o uso vi a tomada derretida e o fio que era branco ficou cobre e depois vermelho, quando desmontei estavam praticamente torrados. Por sorte não aconteceu nada. Mas até isso acontecer usei variasssss vezes ... ai é por sua conta e risco .. vai usando e acompanhando .. mede com multimetro quando estiver aumentando a temperatura ou fervura e veja quantos amperes.
No mais .. chama eu pra beber e fazer tb ...kkkk
 
É Diogão...hoje testo numa Pale Ale...20 litrinhos né...vai que dá m......e vem pra cá quando quiser..abcs
 
Oi pessoal, que bom que esse tópico gigante voltou com usuarios da mec. Descobri meu problema sobre as subidas de temperatura nas rampas (que continuavam subindo mesmo com a resistência desligada), a resistência de 4000w é forte demais e a temperatura somente é atingida corretamente se abrir todo o registro da bomba. Aí o problema fica outro, se abre o registro todo o cesto não dá vazão pra quantidade de mosto e ele vaza por cima. Com um dimmer esse problema seria resolvido 100%, bastaria diminuir a potência da resistência nas rampas. Agora vem minha pergunta. Dá pra colocar um dimmer funcionando junto com o TIC? Valeu!
 
Oi pessoal, que bom que esse tópico gigante voltou com usuarios da mec. Descobri meu problema sobre as subidas de temperatura nas rampas (que continuavam subindo mesmo com a resistência desligada), a resistência de 4000w é forte demais e a temperatura somente é atingida corretamente se abrir todo o registro da bomba. Aí o problema fica outro, se abre o registro todo o cesto não dá vazão pra quantidade de mosto e ele vaza por cima. Com um dimmer esse problema seria resolvido 100%, bastaria diminuir a potência da resistência nas rampas. Agora vem minha pergunta. Dá pra colocar um dimmer funcionando junto com o TIC? Valeu!

Na minha quando usei um pouco não vi esse problema pois meu controlador tem opção de mudar a temperatura de subida. Posso passar desde 0.01 a 10 graus por minuto.
A parte do cesto acontece mesmo, tem que achar a vazão exata. Essa era uma das minhas vontade de testar usar o maximo de agua na brassagem pra ver como fica. Dependendo até nem fazer lavagem.
Mas pensando no que você disse do dimmer eu acho que da sim. Tem que achar um dimmer que guente 4.000w tb.
 
Boa noite amigo(a)s cervejeiros.

É com muita alegria que a Vale do Lúpulo recebeu a Mec Bier Hobby Plus 50L.

Estamos revendendo toda a linha Hobby da Mec Bier no Estado de Santa Catarina.

Venham a loja ver de perto o equipamento, logo estaremos anunciando brasagens pelo estado para mostrar o produto, ela esta cheia de novidades!!!

Dúvidas e orçamentos estamos a disposição.

10417496_531614083605730_2180011542936105780_n.jpg


Prosit!
 
PESSOAL... acompanhando o tópico e trazendo a frente de novo... tempos atrás li num blog sobre o fator "C", de encarecimento por ser para "cervejeiros"... algumas perguntas:

- A Masterbier subiu de 6 para 10 mil o preço?
- A Mec Hobby 50 de R$ 4.800 para 5.500?

Houve alguma evolução na Mec Hobby 30? Alguém comprou nas últimas semanas e pode nos atualizar??
 
Eu fiz um perfil legal da Mechobby 50 pra 35 litros e 50 llitros.
Só não sei passar pois uso o Beersmith no celular.

Mas depois passo os parâmetros.
 
Boa noite amigo(a)s cervejeiros.

Já realizamos uma brassagem, uma "Belgian Blonde Ale" na Mec Hobby 50L Plus

Usamos:
14kg de malte
1kg de açúcar demerara
74L de água

Resultado:
47L de mosto
Densidade Inicial Pós fervura 1067
Fervura rodando a 130oC(poderia ter sido a 99oC)

Achei um bom resultado pela situação da fervura ter ocorrido tão alta, ouve muita evaporação, na próxima brassagem vamos corrigir a configuração.


Minha dúvida é quanto ao controle de temperatura.

Mesmo após desligar a resistência a temperatura sobe, normal pois o campo de calor de malte só vai aumentar a temperatura, o mesmo acontece em panelas.
O que o pessoal tem feito para ajustar isso, configurado rampas com 3 ou 4 graus a menos ou algo do gênero?

OBS: recirculação ocorrendo durante todo o processo.

PS: nosso objetivo de realizar a venda da linha Hobby da Mec Bier é justamente fazer o trabalho de pré-venda informando ao cliente o ambiente que ele precisa e o ambiente que ele pode ter para facilitar ainda mais o seu processo de fazer cerveja, e pós-venda, acompanhar a primeira brassagem e instruir o uso do equipamento, como configuração de rampas entre outros pequenos macetes que todo equipamento tem, por isso participo do fórum para que cada cliente possa cada vez mais fazer sua cerveja de maneira mais pratica.

Agradeço a todos pelas colaborações no fórum para que possamos escolher o melhor equipamento antes da compra.

Prosit!
 
Reginaldo, muito interessante essa tua preocupação em mostrar como funciona o equipamento antes de vender. Seria legal um vídeo pra mostrar funcionando.

Só achei estranho essa fervura a 130 graus. Tem coisa errada nesse sensor ai.

Se a água ferve a 100 graus, não tem como passar dessa temperatura! Dependendo das condições de pressão atm até pode ter uma variaçãozinha fervendo a 96 ou 102, mas 30 graus acima? Não dá...

Isso me faz questionar a precisão da temperatura durante a mostura.

Meu equipamento montado em casa ferve com 98 em Jaragua do sul, do ladinho de Blumenau. Mesmo que coloque o alvo pra mais do que 100 graus a temperatura não passa dos 98. Achei estranho isso ai...
 
Reginaldo, muito interessante essa tua preocupação em mostrar como funciona o equipamento antes de vender. Seria legal um vídeo pra mostrar funcionando.

Só achei estranho essa fervura a 130 graus. Tem coisa errada nesse sensor ai.

Se a água ferve a 100 graus, não tem como passar dessa temperatura! Dependendo das condições de pressão atm até pode ter uma variaçãozinha fervendo a 96 ou 102, mas 30 graus acima? Não dá...

Isso me faz questionar a precisão da temperatura durante a mostura.

Meu equipamento montado em casa ferve com 98 em Jaragua do sul, do ladinho de Blumenau. Mesmo que coloque o alvo pra mais do que 100 graus a temperatura não passa dos 98. Achei estranho isso ai...

Bom dia,
Parece que está regulado para 130 e não que esteja marcando 130... Se for isso e se o sensor não estiver estragado isso significa que a resistência vai ficar ligada no máximo o tempo todo pois nunca chegará na temperatura de corte... ( talvez em uma panela de pressão se consiga uns 120...)
 
Back
Top