Equipamento Mec Bier - Linha Hobby

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Mais um que pensa em adquirir um equipamento deste tipo. Está interessante acompanhar o review dos equipamentos.
 
Obrigado Victor.

Com certeza sua opinião vai ser valiosa pra minha decisão. Se me permite, outras questões.
Você esta usando toda quantidade na base de 6 lts/kg, conforme eu vi o Bode indicar no seu último post, ou conforme o Beersmith (meu calo, preciso estudar mais o programa)? E o seu moedor é o de 02 rolos??

Grande Abraço

Luiz
 
Obrigado Victor.

Com certeza sua opinião vai ser valiosa pra minha decisão. Se me permite, outras questões.
Você esta usando toda quantidade na base de 6 lts/kg, conforme eu vi o Bode indicar no seu último post, ou conforme o Beersmith (meu calo, preciso estudar mais o programa)? E o seu moedor é o de 02 rolos??

Grande Abraço

Luiz

Luiz,
ainda não ajustei o BS para o MB.
A proporção q usei (fazendo agora o cálculo) foi 7,4l/kg.
Na net tem alguns ajustes para o Meisterbrau que é bastante similar ao MB, o sistema é o mesmo, mas não sei se aplica ao MB pois as dimensões são diferentes.
O meu moedor é de 3 rolos e ainda tenho q ajustar ao MB tbm.
O certo é q em poucas brassagens vc já está com tudo ajustado, pois a coisa é muito simples.
Usando panelas vc leva um dia todo pra fazer uma brassagem de 20 litros, com este equipamento vc faz uma brassagem com rampa única em 3 horas.
Este meu equipamento vem com dois tubos de malte um pra 20 l e outro pra 50 l.
Não faço sparge mas se quiser vc pode fazer sparge e obter bateladas meiores q 20 ou 50 litros.
Como disse, estou bastante satisfeito.
 
Eu tb comprei uma masterbier que chega semana que vem e estou ansioso.

Victor em relação a quantidade de h2o eu acho que vc deveria colocar menos agua na brassagem fazendo um mosto mais concentrado e depois adicionar mais h20 para fervura para atigir a og pretendida.


um mosto muito diluido, como 7L/kg, pode ter um ph alto e logo facilitar a estracao de taninos. Alem disso a eficiencia tb pode diminur ja que as enzimas ficam muito disperrsas.

abraço
 
Eu tb comprei uma masterbier que chega semana que vem e estou ansioso.

Victor em relação a quantidade de h2o eu acho que vc deveria colocar menos agua na brassagem fazendo um mosto mais concentrado e depois adicionar mais h20 para fervura para atigir a og pretendida.


um mosto muito diluido, como 7L/kg, pode ter um ph alto e logo facilitar a estracao de taninos. Alem disso a eficiencia tb pode diminur ja que as enzimas ficam muito disperrsas.

abraço


Thiago,
se vc for começar a ferver água e armazernar sanitizada para adicionar no final da brassagem, vc perde toda razão de ter um equipamento "automatizado" como este.
Além do que não vejo necessidade alguma, já que vc pode atingir o OG pretendido.
Eu procuro sempre obter o OG pretendido e nunca dei bola pra essa relação, pois cada cerveja requer uma concetração diferente.
Tenho certeza q o Luiz confundiu a recomendação do Bode, q alias eu não li.
O mosto final não deve ser nem diluído nem concentrado, deve bater com o meu OG pretendido.
Recomendo a vc ler com muita atenção todas as recomendações do fabricante.
Boas cervejas!
 
Caros Victor e Thiago, o post que me referi foi indicado pelo proprio Bode aqui no Forum, então acho que ele não vai ligar se eu colar um paragrafo do post.

"EX: O pH da água era 7.1 o que é relativamente alto principalmente se levarmos em conta que a proporção que eu iria utilizar era de 6/1 (o BIAB utiliza aproximadamente 6 litros de água para cada quilo de malte)"


Bom, continuando, nessa brassagem que ele fez ele adicionou 66 lts de água em 11 kg de malte, e foi medindo o pH do malte, e ai que tá o pulo do gato, o ph baixou para 5.3, qual seja, ele não precisou fazer correção nenhuma. Lembrando que ele fez o BIAB naquela panela italiana que está vendendo no Mercado Livre. Vale a pena ver o post, é o último publicado.
...Mas de toda forma, tem o famoso ph2 stabilizer que corrige a água.

Victor, falei com o pessoal da Lamas, e segundo eles, já venderam mais de 30 Masterbier, pô...o pessoal que tem, precisa aparecer no Forum..rs rs rs

Abraços.
 
Luiz,
esta relação água/kg depende de vários fatores.
Depende da moagem, da concentração pretendida (SG), taxa de evaporação e trub (se é q lembrei de todas).

O q posso afirmar é q o equipamente é excelente! Recomendo!

Estou contigo, seria bom o pessoal das MB aparecer e comentar suas experiencias, trocar dicas, etc. Acho até q valeria um tópico apenas para as Masterbiers, a exemplos de outros fóruns que tem tópicos específicos para as Meisterbrauns.

Equipamento extremante simples, de fácil operação, manutenção e limpeza.
 
Olá amigos, excelente a discussão
Tava escrevendo aqui que minha masterbier 50 estava com a transportadora, mas no meio da mensagem tocou o interfone e era a dita cuja chegando!!!!
Em breve fotos e depoimentos, espero já fazer a primeira brasagem no final de semana
Abraços
 
Caro MPR, faça a brassagem e vá contando rapidinho, pois estou mais ansios que você, pretendo fechar na 2.a feira com a LAMASBREW, você comprou deles também. Ah, e conta pra nós tudo hein?? receita completa e processo. eh eh

Abração e Sucesso ai
 
Essa questão do cesto de malte a mec bier também tem, apesar da minha ser de 30 litros mas tb não é tão facil tira-lo.
Na Brasil Brau eu vi a Mybeer, acho que pro pessoal que não tem como colocar uma roldana e suportes no telhado pode tentar inventar um esquema desse na parede mesmo.

http://www.mybeer.com.br/pre/
 
Fala Diogo

Cara, ele nos enviou uma nova resistência e não queimou mais.
O controlador de temperatura funciona bem pelo que percebi. Usamos um adicional para verificar a temperatura de cima da panela e elas se equilibram no processo.

Quanto a queimar o fundo, não deveria nem ter sinal de "fervura" nas rampas. É isso mesmo que queima como vc disse. Isso indica que a resistência é muito forte ainda ou que o malte foi moído demais e não formou uma cama boa no fundo do cesto.

Eu fiz vários testes com nosso equipamento pra definitivamente entender como funciona.
Constatei que se o filro natural do malte não funciona, as chances de queimar o fundo, mesmo com uma resistência mais baixa, fica muito alto.

Outra coisa que verifiquei é que em uma brassagem com muito malte, tipo uma Imperial IPA, o cesto não dá muita vazão para o mosto. Demora mais para escoar e com isso precisa ficar esperto com a resistência e não mexer nunca. Mesmo princípio de panela com fundo falso ou bazooka.

Vamos Brassar!!!
 
Pessoal, vcs vão achar que sou volúvel....mas além da Masterbier, tenho acompanhado desde o começo a MYBEER e, é um pessoal apaixonado por cerveja, eles estão demorando pra fazer o lançamento oficial, e agora entendi assistindo um vídeo, o porquê....questões de segurança e etc....mas é um depoimento muito honesto, é o pai e os 02 filhos, sei que vai ficar mais caro, mas todo nacional e fornecedores dos periféricos também nacionais, mas é muito mais customizado e eles estão testando até não dar mais...me tocou a reportagem feita...a sinceridade da proposta... vale a pena assistir.... seguem os links do site e da reportagem e a causa da demora do lançamento.

Luiz

O inicio da historia da mybeer

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=6w97qGKJb8Q[/ame]

O site:
www.mybeer.com.br

E a reportagem final, datada de 30/11/2013, a qual me referi no inicio do texto:

https://www.youtube.com/watch?v=PLaMl99_b-E
 
o que vou aqui é apenas a minha opinião, mas dps de ver os equipamentos (principalmente a parte do controle da temperatura) e o preço que estão cobrando por isso, resolvi montar meu próprio equipamento
 
Caro Robocop, conta ai.....o que vc vai montar...pois acho que vai ser muito útil....já ouvi maravilhas também do sistema HERMS..e por ai vai....mas tá muito bom este post, vamos trocar muitas idéias....abrçs

Luiz
 
estou montando um sistema HERMS, a maior vantagem desse sistema é a resistência não ter contato direto com os grãs, assim o risco de queimar praticamente não existe.

estou procurando usar excelente materiais e vou ter um custo total de uns 3 mil para uma produção final de 60, 70 litros por leva ....

(se tudo der certo, faço a primeira brassagem na segunda)


eu até estava interessado em comprar um mecbier, mas depois que vi que usam um TIC-17 como controlador fiquei duvidando mto da qualidade final e resolvi montar
 
Caro Robocop, se não for abusar, você pode compartilhar projeto, fornecedores, fotos etc...porquê apesar de tudo que ja compartilhei no FORUM, foi pra estimular o debate, pois eu tenho o "bichinho" da construção....e como a partir de janeiro meu tempo vai ser maior, tenho muita vontade de fazer também....
 
Caro Robocop, se não for abusar, você pode compartilhar projeto, fornecedores, fotos etc...porquê apesar de tudo que ja compartilhei no FORUM, foi pra estimular o debate, pois eu tenho o "bichinho" da construção....e como a partir de janeiro meu tempo vai ser maior, tenho muita vontade de fazer também....

a maioria das coisas, eu peguei aqui do forum, na sessão FYI. Mas qdo eu terminar e ver funcionando, irei colocar mais informações :)
 
Pessoal que tem a masterbier, vcs usaram tomada de 20A para ligar ela? Pq ela puxa 30A, mas o flavio disse que podia usar tomada de 20A e nao estou muito seguro com isso
 
Pessoal que tem a masterbier, vcs usaram tomada de 20A para ligar ela? Pq ela puxa 30A, mas o flavio disse que podia usar tomada de 20A e nao estou muito seguro com isso

Estou usando de 20A.
Mas vou trocar por uma steck 32A.
Uma fêmea de 20A que estava usando derreteu, por sorte não deu problema.
Ainda mais para fervuras de 90 min. Ou para fazer 02 receitas no mesmo dia.
 
Olá!
Sou novo aqui no fórum. Pretendo comprar uma masterbier, mas estou em dúvida entre a de 10 e a de 50. Analisei tb a mec hobby (com controlador 100% automático), mas fiquei grilado em relação à bomba dela, também ao fato de a leva mínima (30 litros) ficar acima do que pretendo fazer; outra coisa que tenho dúvidas é em relação à forma de recirculação do mosto nessa máquina (é diferente da masterbier, correto? uma é por gravidade, com chuveirinho, enquanto a masterbier a bomba empurra o mosto pra cima. correto?) na prática, não sei qual o melhor sistema, pois nunca utilizei nenhum dos dois. Pretendo comprar a masterbier 10, mas fico na dúvida se poderei fazer vários tipos de cerveja com essa versão, porque o cesto tem capacidade máxima de 3kg de malte. Alguém pode me ajudar a dizer se há muitas cervejas que levam mais de 3kg de malte para 10 litros de cerveja? Essa de 10 litros é boa porque poderei fazer receitas com mais frequencia e terei mais variedades, mas fica essa dúvida.
Uma última pergunta. Quantos litros de cerveja pronta poderei ter num máquina dessas, mais que 10, menos?
 
Mike,
eu comprei uma de 50L.
Eu acho que comprar a de 10 é usar munição inglesa pra matar jacú... não dá nem pra gelar a garganta.
Recomendo a de 50.
 
O único cuidado que recomendo com estas máquinas elétricas é ter a instalação eletrica da casa de acordo com a corrente da máquina.

Ex.: Se a MarterBier puxa 30A você precisa de uma tomada de 32A, a FIAÇÃO de 32A e DISJUNTOR de 32A.

Senão corre o risco de pegar fogo na casa.
 
Eu li o tópico todo e troquei uma ideia com o pessoal da mecbier e da masterbier e ainda estou mais propenso a comprar uma mecbier 30.

O pessoal da mecbier me disse que realmente tiveram alguns problemas com as resistências mas que agora foram corrigidos.

O pessoal que tem a mecbier, como está o uso? Andando bem? Vale a pena?
 
Cara, na verdade foi um somatório de fatores mas o principal foi o preço.

Achei a masterbier 10 muito pequena e a 50 muito grande pro meu uso.

A braumeister nem se fala, o preço é absurdo.

Achei o tamanho da mecbier legal, um preço bom e fiquei confiante com o atendimento eles foram bem sinceros comigo quanto aos problemas enfrentados em alguns exemplares.

Eu ainda não comprei, estou vendo para comprar até o final do ano, mas o preço da masterbier achei caro demais.

O sistema da mecbier parece funcionar legal, mesmo com o inconveniente de não poder programar as rampas, o produto parece muito bem acabado e eu gastaria quase o valor dele para fazer uma coisa minimamente parecida.

Como me faltam as habilidades manuais e de engenharia, me pareceu mais inteligente comprar um produto pronto, com garantia e assistência.

Você tem algum dos modelos ou pensa em comprar Diego?
 
Penso em comprar. Comecei pesquisando e fazendo orçamento da Mecbier, mas ai lançaram a Masterbier e há rumores de que até março a MyBier lance o deles pra 30/15L e pra 60/30L. To na espera pra ver como vai ser esse.
 
Pois é, esse do mybeer tb parede interessante, mas o lançamento não sai nunca!

30/15 litros pra mim seria o ideal!

Resta saber quanto vai custar a brincadeira.
 
Pessoal eu tinha recebido um e-mail da MECBIER a alguns dias atras mas não quis falar nada ainda. Só que acabo de ver no facebook deles que iram apresentar um novo equipamento no festival da cerveja.
Talvez seja um novo Mec-hobby no qual recebi de uma fonte que eles iram lançar.
O sistema vai ter as rampas automáticas, fundo cônico whirpool e bomba sanitária em aço inox.

Vamos ver se será esse o lançamento.
 
Pessoal lançaram mesmo a nova Mec-hobby ... ainda sem preço.
Verificarei pessoalmente em Blumenau e veremos como ficou!!

- Painel com rampas automáticas
- Armazenagem de receitas
- Bomba sanitária em aço inox
- Fundo cónico para deposito do trub
- Whirlpool
 

Attachments

  • 1625459_484770188290120_2073516210_n.jpg
    1625459_484770188290120_2073516210_n.jpg
    42.6 KB · Views: 404

Latest posts

Back
Top