Equipamento Mec Bier - Linha Hobby

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Diogo, eu fiz a minha primeira leva no Hobby 30 litros e a filtração não foi boa. Como não tenho muita experiência, gostaria de saber se podemos nos falar por email? Meu email e [email protected].

Eu também não tenho experiencia no equipamento.

Mas vou te enviar um e-mail para trocarmos ideia de como fazer a lavagem.

abraço
 
Eu também não tenho experiencia no equipamento.

Mas vou te enviar um e-mail para trocarmos ideia de como fazer a lavagem.

abraço

Sugiro colocarem suas experiencias aqui no forum, assim poderão ajudar mais pessoas.
 
Sugiro colocarem suas experiencias aqui no forum, assim poderão ajudar mais pessoas.

galera, essencial compartilhar esta experiência conosco!

valeu aí diogo pelas fotos e depoimentos...Está dando uma boa noção do equipamento. Assim que mandar outra posta aí pra gente!

boa sorte aí na lavagem!

abs
 
Pessoal, relaxem! A minha intenção de trocar email com o Diogo e para termos rapidez nas trocas de informações, e com isso chegarmos em uma solução que atenda a todos.
Tão logo consigamos resolver alguns problemas enfrentados na brassagem, iremos compartilhar!!!! Abs. Ed
 
galera, essencial compartilhar esta experiência conosco!

valeu aí diogo pelas fotos e depoimentos...Está dando uma boa noção do equipamento. Assim que mandar outra posta aí pra gente!

boa sorte aí na lavagem!

abs

Tranquilo, como o Ed falou, foi só pra ficar mais rapido a troca de ideias.

Mas estamos discudindo como melhorar a lavagem, e se tem que lavar com esse equipamento.

Acabei de sair da Lamas e comprei uns 50kg de malte para começar a fazer os testes...kkkkk

E que venha esse final de semana!!! rsrs

abraços
 
Mas estamos discudindo como melhorar a lavagem, e se tem que lavar com esse equipamento.
abraços

´pois eh, eu tenho esta dúvida tb. em algum lugar vi que não precisava, pois a recirculação vai fazendo estre trabalho....enfim, discutam e testem bastante pra passar pra gente!

vlw
 
´pois eh, eu tenho esta dúvida tb. em algum lugar vi que não precisava, pois a recirculação vai fazendo estre trabalho....enfim, discutam e testem bastante pra passar pra gente!

vlw

Lucas é isso que estou pensando também.
Essa nova brassagem, vou fazer com 30l de agua como pede o manual e deixar uns 10l só para lavagem. Vamos ver como vai ficar.
E vou mecher um pouco mais do que que a anterior.
 
Vocês estão fazendo pelo metodo BIAB?

Praticamente o equipamento é um BIAB, eu testei colocar "pano" mas ficou caindo. Não era tão grande para panela. Essa outra vou fazer sem ele.
 
Eu peguei algumas dúvidas que estava rolando aqui no tópico em relação a Masterbier e recebi hj as respostas. Seguem:

Boa noite Flavio, me tira algumas duvidas:

1- O equipamento tem visor de nível?
tem uma gravacao interna na panela para voce saber o nivel

2 - Quantas receitas eu posso salvar
nosso painel é muito facil de programar mas nao tem memoria para gravar receitas.

3- sobre o whilrpool, é usada a bomba ou se faz normalmente como em nossas panelas usando um colher?
whirpol voce faz manualmente

4- qtas bombas ela possui? seriam para recirculação do mosto?
a maquina de 50 litros tem duas bombas Chugger inox

5 Essa capacidade nominal de 14kg é para 50 litros?
Sim esta capacidade é para 50 litros

6- Vcs tem perfil do equipamento para usar no Beer Smith?
O David do Lamas esta terminando o perfir e devo ter nos proximos dias.
 
na minha opinião esses 14 kg irão limitar para fazer algumas receitas (belgian strong ale por ex)

Diogo,
qual a capacidade do cesto do teu equipamento?
 
na minha opinião esses 14 kg irão limitar para fazer algumas receitas (belgian strong ale por ex)

Diogo,
qual a capacidade do cesto do teu equipamento?

Eu não testei, mas posso depois testar, mas eu coloquei 6kg para chegar em uma densidade de 1.060 e o cesto ficou + - pela metade. Isso para 22 litros de cerveja.

George, esse negocio de gravar receita o vendedor da Mec Bier disse que tinha, até no site deles diz que tem, mas até o momento não aprendi fazer.

A graduação realmente não tem, mas nada impede de comprar aquelas reguas de inox de 1 metro e fazer os calculos.

Ainda acho que o mec bier poderia ter uma chugger de inox, eu mesmo já vou deixar uma no gatilho, quando a que veio queimar troco.

- Os dois equipamentos são bons, é questão de escolha. Hoje se eu fosse comprar eu iria no Master bier pelo prazo de entrega de 20 dias. Pois o Mecbier são 60 dias.
 
Diogo, marca o volume na colher de pau. Eu fiz isto e funcionou muito bem! Vc diz que o manual indica usar 30 litros de água primária, mas no que eu recebi com o mec Hobby não veio nada. Fiz algumas perguntas para o Fábio sobre os problemas enfrentados na minha primeira brassagem, mas até agora não recebi resposta.
 
Diogo,

Qual a capacidade em litros do equipamento?

Pretendo fazer algumas receitas para 30 litros usando 10 kg de malte
 
Diogo, marca o volume na colher de pau. Eu fiz isto e funcionou muito bem! Vc diz que o manual indica usar 30 litros de água primária, mas no que eu recebi com o mec Hobby não veio nada. Fiz algumas perguntas para o Fábio sobre os problemas enfrentados na minha primeira brassagem, mas até agora não recebi resposta.

"Ligar a chave geral do painel (ver fig 2).
Abastecer a panela de brassagem com água conforme a sua receita. Geralmente nesta fase se utiliza em torno de 30 litros de água (dependendo do estilo de cerveja)."

Ed, no meu esta na pagina 02 ( tirando a capa..) com ela é a 3 .. rs.

Não consegui anexar, aqui. Mas esta no link : http://www.4shared.com/office/Ft4l3vZH/MANUAL_DE_FUNCIONAMENTO_-_Linh.html

O Fabio era bom antes da gente comprar dele ... kkkk .. ele me passou esses dados para quando eu tiver duvida ligar lá.

Palavras do Fabio: "Esse aparelho realmente é complexo no inicio. Se tiver dificuldades, por favor, entre em contato direto na fabrica(14) 3452 2442 com o Sr. Gonçalo ou Renan que eles são técnicos e lhe ajudarão"
 
Pessoal,

O volume máximo no mecbier e 41 litros.

Alguém sabe qual a temperatura máxima que a bomba de recirculação aguenta?

Abs.
 
Diogo, a merda de colocar 30 litros de água inicial ( a minha receita pede 18 litros) e que compromete a eficiência.

Vc usou, na sua brassagem, a recirculação do mosto de forma constante? Isto ajuda muito!
 
Diogo, a merda de colocar 30 litros de água inicial ( a minha receita pede 18 litros) e que compromete a eficiência.

Vc usou, na sua brassagem, a recirculação do mosto de forma constante? Isto ajuda muito!

Essa receita é para 20 litros? Porque compromete a eficiencia? quantos litros no total pede sua receita?

Sim eu recirculei o tempo todo na mostura.

Fiz uma receita Lager no BS de 32 litros de cerveja pronta e deu 41 litros para fervura e 49 litros no total com lavagem e as perdas que tive na primeira brassagem. e coloquei eficiencia de 65%. 8.5kg de malte. Taxa de evaporação de 10%/h.

obs: em anexo como eu configurei meu equipamento, não sei se esta certo. Alguém mais tem alguma dica?
No perfil da mostura vocês estão usando como? Pensei em usar este perfil em anexo para fazer essa receita.

Edit: esse topico também esta interessante de ver, fala sobre usar toda a agua na mostura. http://www.homebrewtalk.com.br/f13/brassagem-com-toda-agua-em-og-alta-403317/
 

Attachments

  • Mec.jpg
    Mec.jpg
    33.9 KB · Views: 730
  • most.jpg
    most.jpg
    36.7 KB · Views: 728
A proporção ideal para uma conversão de amido em açúcar pelas enzimas e de 2 a 3 litros por Kg de malte. Ao colocar mais água, o açúcar fica muito disperso, dificultando com isso o trabalho de conversão das enzimas. Por isso a eficiência cai!!!

Onde vc tirou os 57 litros do volume da tina de mosturação no BS?

A taxa de perda por evaporação que eu uso e de 15% e bateu certinho na minha brassagem.
 
A proporção ideal para uma conversão de amido em açúcar pelas enzimas e de 2 a 3 litros por Kg de malte. Ao colocar mais água, o açúcar fica muito disperso, dificultando com isso o trabalho de conversão das enzimas. Por isso a eficiência cai!!!

Onde vc tirou os 57 litros do volume da tina de mosturação no BS?

A taxa de perda por evaporação que eu uso e de 15% e bateu certinho na minha brassagem.

Sim a proporção eu concordo, mas ai se você colocar toda a agua pode aumentar os tempos das rampas, da uma olhada no topico que passei os caras estão discutindo exatamente isso. Vou fazer o teste como disse deixando só uns 10l para fazer a lavagem. A taxa de evaporação vou conferir mais vezes vou deixar com 10% ainda. ( apesar de eu achar que foi mais na outra brassagem).

Os 57 litros foi o fabio que disse: "....são 30lts uteis. A capacidade real do tanque principal é de 57 litros...." ... mas não calculei ... coloquei aquele 57 litros por achar que esta certo .. vou testar com os 41 litros que você falou... pois 57 e o tanque principal sem o cesto.
 
Alguns pontos esclarecidos pelo Sr. GonçaloÇ
1) Colocar uma quantidade inicial de agua que cubra o malte. Pode ser 30 ou menos, depende da quantidade de malte.

2) Para não haver queima do residuo do malte sobre a resistência, ele sugere que se mexa o mosto durante a fervura.

3) A bomba usada na recirculação do mosto e de maquina de lavar louça, que aguenta ate 75oC no maximo. O ciclo de trabalho da bomba é de 45 minutos, com temperatura de 75 graus.
 
Alguns pontos esclarecidos pelo Sr. GonçaloÇ
1) Colocar uma quantidade inicial de agua que cubra o malte. Pode ser 30 ou menos, depende da quantidade de malte.

2) Para não haver queima do residuo do malte sobre a resistência, ele sugere que se mexa o mosto durante a fervura.

3) A bomba usada na recirculação do mosto e de maquina de lavar louça, que aguenta ate 75oC no maximo. O ciclo de trabalho da bomba é de 45 minutos, com temperatura de 75 graus.

1- beleza, na minha primeira ele não cobriu com 16 litros só foi cobrir com 20 litros... então vou por agua até passar 1 dedo dos furos do cesto e ver quantos litros vão caber.

2- a minha queimou durante a mostura, antes de chegar nos 75 graus. .. Mas diminui a subida para 1 grau por minuto, antes estava 5 graus por minuto.

3- a bomba é isso ai, usar ela até onde der.. rs.. mas vou me atentar aos 45minutos maximo ligada direto .. ehehe

Obrigado por compatilhar!!
 
Outro ponto importante: quando vc terminar o mashout e começar a lavagem, faz primeiro a lavagem com o próprio mosto, usando a recirculação. Quando vc perceber que o mosto esta clareando, vc passa para a água de lavagem.

Espero que de tudo certo na sua próxima brassagem!!!!

Compartilhe com a gente, ok?

Abs. Ed
 
Pessoal,

O volume máximo no mecbier e 41 litros.

Alguém sabe qual a temperatura máxima que a bomba de recirculação aguenta?

Abs.

Você tem certeza desse valor de 41 litros?

Conforme informações do vendedor, a tina tem 57 litros, com o cesto dentro acredito que deve cair para uns 54 litros ...
 
Vc falou, que a temperatura subia 1°C por minuto. Como vc conseguiu isto? Configurou o controlador?
 
Vc falou, que a temperatura subia 1°C por minuto. Como vc conseguiu isto? Configurou o controlador?

Sim. Só que meu controlador é diferente.. pode ver nos videos a algumas paginas atras. Não é o Tic17.
 
Pessoal, vou relatar + - oque houve novamente:

- fiz a receita de um weiss pumpkin e eu já tinha feito ela, nas panelas 3x, mas só sendo weiss. Só que pra 20l, então mudei para 32l.
- comecei a receita como tinha falado ia jogar mais agua no inicio, mas coloquei 25l é oque a receita pedia.
- até os 54 graus tranquilo.
- na hora de subir para 67 graus, mesmo colocando no controlador para subir de 0,4 graus por minuto, a resistencia queimou.
- Fiquei fudido nessa hora .. rsrs.... ranquei tudo rapido e fui limpar a resistencia, lá em baixo tinha muita farinha de trigo, ( só que a receita não vai farinha só trigo em grão). Bom voltei tudo novamente e troquei o lugar do termometro pois achei que poderia estar grudando farinha e atrapalhando a medição.
- Comecei estava com 50 graus, e coloquei par asubir 0,1 grau por minuto...adivinha? ... queimou tudo de novo!!.. chegando nos 56 graus ... puta raiva!! joguei tudo fora!! ai adivinha!!
- Peguei as panelas e comecei tudo de novo ...novos maltes, nova moagem... kkk....e pra minha surpresa, tudo ocorreu como planejado, pra vc´s terem ideia tive uma eficiencia de 80% ...

Agora minha duvida, já pe a segunda vez que queimo a resistencia com receita de trigo, as duas levavam 50% dele.
Será que estou moendo muito fino? Será que 50% de trigo é muita farinha passando na resistencia?
Hoje ainda lá pelas 09h vou começar uma Lager, vamos ver se vai dar certo.

Foda... rsrs
 
Diogo, primeiramente parabéns pela cerveja!!!

Como havia comentado com vc, na minha primeira leva de Hefe-Weizen usei 60% de malte de trigo, a resistência ficou com uma crosta preta que tive que tirar com bombril. O Gonçalo me disse que isso acontece na fase da Fervura, por isso que tem que mexer.

Agora, vc tinha resistência de reserva? Foi fácil trocar?

Tenta moer os grãos quebrando apenas a casca do malte, que isso vai minimizar o risco da resistência queimar.

Eu também tive uma eficiência de 80%, muito bom!!!!

Como funcionou a recirculação e a clarificação?

Boa sorte com a Lager!!!!
 
Diogo, primeiramente parabéns pela cerveja!!!

Como havia comentado com vc, na minha primeira leva de Hefe-Weizen usei 60% de malte de trigo, a resistência ficou com uma crosta preta que tive que tirar com bombril. O Gonçalo me disse que isso acontece na fase da Fervura, por isso que tem que mexer.

Agora, vc tinha resistência de reserva? Foi fácil trocar?

Tenta moer os grãos quebrando apenas a casca do malte, que isso vai minimizar o risco da resistência queimar.

Eu também tive uma eficiência de 80%, muito bom!!!!

Como funcionou a recirculação e a clarificação?

Boa sorte com a Lager!!!!


Ha Ed to desanimando viu .. rs..terceira leva e foi pro ralo...dessa vez foi a Lager... já tinha feito essa receita 4x nas panelas...e nunca deu problema.
Novamente na temperatura de 63 graus.
Depois peguei a mesma receita e fiz nas panelas, e adivinha, tudo certo novamente.
Realmente não sei, estou moendo como moia antes, em todas minhas levas eu mecho o malte, será que nesse equipamento não pode mecher?

A resistencia queimou ficando essa crosta preta também, mas tive que jogar fora por causa do cheiro forte de torrado. ( anexo foto )

Dessa vez não achei que estava com tanta farinha, tem uma foto que da pra ver bem. E nessa hora como ficar mechendo? Não tem como com aquele cesto.

Usei 26 litros no inicio para 8.5kg de malte.

Mandei e-mail para mec bier, e vou ver se consigo falar com alguém por lá.

Realmente não me adaptei, 4 brassagens e 3 jogadas fora.

Vou aproveitar e ver se compro uma resistencia para ficar de reserva, pois na hora que gruda essa crosta é ruim hein.. até tirei ela é bem fácil, solta duas porcas na parte de baixo e na parte de cima.
 

Attachments

  • 20131027_132649.jpg
    20131027_132649.jpg
    50.2 KB · Views: 804
  • 20131027_132709.jpg
    20131027_132709.jpg
    44.2 KB · Views: 777
  • 20131027_132716.jpg
    20131027_132716.jpg
    46.4 KB · Views: 762
Diogo, liga para o Gonçalo no telefone 14-3452-2442.

Vc havia dito que a resistência tinha queimado antes, vc a trocou? Como conseguiu uma nova?
 
Recebi a Masterbier.
Apesar da primeira impressão que tive dos primeiros contatos, a assistência é excelente e sempre com muita simpatia.
Mas vamos ao equipamento.
Muito bem feito e acabado.
De fácil operação e todo automatizado permitido várias rampas de operação.
Recomendo o Masterbier!
 
Diogo, liga para o Gonçalo no telefone 14-3452-2442.

Vc havia dito que a resistência tinha queimado antes, vc a trocou? Como conseguiu uma nova?

Dei a entender que queimou a resistencia, mas me referi a crosta queimada...desculpa na hora escrevi errado.

Ele ficou de me retornar. E o fabio disse que vai me enviar outra resistencia sem cobrar.
 
Recebi a Masterbier.
Apesar da primeira impressão que tive dos primeiros contatos, a assistência é excelente e sempre com muita simpatia.
Mas vamos ao equipamento.
Muito bem feito e acabado.
De fácil operação e todo automatizado permitido várias rampas de operação.
Recomendo o Masterbier!

Victor, e a resistencia? Tira uma foto dela pra eu ver. Tenta tirar uma foto tb de onde fica o poço do termometro.

Obrigado
 
Back
Top