Envasadora de contra-pressão versão 2.0

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guenther

Administrador
Joined
Apr 23, 2013
Messages
3,826
Reaction score
3,382
Bom, eu já tinha um contra-pressão há bastante tempo. Fiz com uma cruzeta de inox que comprei dos EUA (e na época comprei só por comprar, mas acabou sendo útil), mangueiras, torneiras, etc., mas uma coisa que sempre me incomodou é ter que ficar segurando o contra-pressão e ficar fazendo força (se não o contra-pressão salta fora), pois isso cansa caso tenha que engarrafar VÁRIAS garrafas, além de ter que ficar soltando o contra-pressão numa bacia e fazer aquela sujeira.

Ou seja, o que eu sempre quis era um contra-pressão normal, mas com uma estrutura que eu colocasse a garrafa, baixasse uma alavanca, e então sem ter que ficar segurando a garrafa pudesse purgar o CO² da garrafa, colocar pra encher, etc, um processo mais seguro, mais equilibrado, e tento até aqueles segundos livres pra fazer outra coisa enquanto a garrafa enche. Também como o troço fica segurando a garrafa, dá pra envasar usando pressões altas, como 2kg ou mais, por exemplo, o que inibe totalmente a geração de espuma.

O fato é que, mesmo tendo um monte de ferramentas como sempre tive, era quase inviável fazer algo assim sem soldar, o que deixou de ser um limitador desde o ano passado quando comprei soldas MIG e TIG e comecei de fato a soldar inox, etc.

Então, segue...

20140130_192719.jpg


20140130_192726.jpg


20140130_192746.jpg


Aqui é a estrutura básica do meu antigo contra-pressão. Basicamente é uma cruzeta de Inox que comprei há muito tempo dos EUA, com um cano fininho de inox colocado dentro dela e vedando com uma mangueirinha de silicone na parte de cima, entre o tubo grosso da cruzeta e por fora do tubo fino onde passa o líquido. Nas laterais, entra e saí o CO².


20140223_193642.jpg


Aqui a base do contra-pressão, onde vou colocar uma base rosqueável para poder regular a altura da garrafa.


20140223_195743.jpg


Aqui a base da garrafa de cabeça pra baixo depois de uns pontos de solda.


20140223_200135.jpg


Aqui como ela vai funcionar.


20140223_204827.jpg


Aqui soldando a alavanca que já tinha cortado e furado.

20140223_224141.jpg

20140223_224148.jpg

20140223_224216.jpg


Aqui a alavanca já soldada na estrutura básica onde ela vai ficar presa.


IMG_20140225_200504.jpg


E então, depois de vários outros passos que esqueci de tirar foto, aqui já com a base e alavanca que tinha feito antes soldadas nas paredes laterais que sustentam tudo. Também já coloquei as duas chapas que prendem o contra-pressão à alavanca em cima.


IMG_20140228_234045.jpg


E aqui como ela ficou depois de pronta, já com uma chapinho atrás pra segurar a garrafa e outra na frente para que o contra-pressão dessa centralizado bem no gargalo da garrafa.

20140228_234401.jpg

20140228_234342.jpg

20140228_234317.jpg


20140228_234237.jpg


Aqui com a alavanca toda pra cima.

20140228_234227.jpg


Aqui descendo a alavanca.


20140228_234217.jpg


Aqui com ela quase toda pra baixo.


20140228_234259.jpg


Detalhe da base da garrafa para poder engarrafar as de 600 e também as de 300 bem pequenas.


IMG_20140304_221233.jpg


E aqui, depois de soldar uma estrutura para poder prender tudo, o contra-pressão preso do lado de fora da câmara fria, ao lado das torneiras, e já com o tampador preso ao lado pra ficar mais cômodo.

Já testei tudo, e funcionou muito.... muito bem. Uma das grandes vantagens de ter acoplado tudo na câmara fria é que eu não preciso carregar os barris pra engarrafar, só conecto eles lá dentro, sem mexer, o que além de evitar trabalho, faz com que a borra que fica no fundo não seja perturbada, gerando possível turbidez. Além disso, os barris e a linha que alimenta o contra-pressão ficam gelados o tempo inteiro.

Pra limpar tudo, basta conectar lá dentro da câmara um pequeno barril que sempre tenho cheio de sanitizante, e então coloco uma garrafa na envasadora, e passo sanitizante por tudo, tanto pela parte do líquido como na parte do CO². Depois de enxaguado e sanitizado, eu abro a entrada de CO² que retira todo o excesso de sanitizante das linhas de CO², e força o sanitizante da linha de cerveja de volta para o barril de sanitizante. Por fim, não aparece nas fotos, mas todos os excessos de cerveja e sanitizantes vão direto para o esgoto através de uma mangueira que coloquei nos suspiros da envasadora até o cano branco que vem do chão no canto direito. Uma maravilha.

Foi um dos projetos mais legais e gratificantes que já fiz, pois tinha ele pronto e projetado na minha cabeça há anos, só faltava por em prática, mas dessa vez eu resolvi ir fabricando e resolvendo os problemas ao mesmo tempo, sem desenhar tudo em 3D antes... foi absurdamente divertido.

Era isso...

Abraço!
 
Last edited:
Simplesmente fantástico! Sem palavras!

Um dos meus projetos pro futuro é começar a soldar inox também... tenho certeza que muitos limites vão embora depois disso! hehe

Parabéns Guenther! Show de bola!
 
Muito bem bolado, merecia um video. Obrigado por compartilhar.
 
Belas soldas! Você já foi soldafor? Hehehe
Hehehe.. nada.. nunca tinha soldado na vida, aí comprei as soldas uns 11 meses atrás e comecei a soldar na raça mesmo, estudando, olhando vídeos do YouTube, etc.
 
Profissional. Parabéns!
Um vídeo com a engarrafadora funcionando seria legal.
 
Parabéns, poderia até vender, tenho certeza que muitos querem, inclusive eu, rs
 
Parabéns Guenther, belo projeto se for vender estou na fila das encomendas.
 
Ficou mto foda! super robusto!!!
Parabéns!!!!

Tem funcionado bem? as cervejas ficam bem carbonatadas?

Acho que preciso de um desses... não aguento refermentar em garrafa, é mto lento! heheheh
 
Cara, pode parecer arrogante ou prepotente, mas é simplesmente o melhor contra-pressão que eu já vi funcionando, e eu já vi e usei vários. Como ficou tudo muito controlável e bem preso, eu posso envasar usando 2kg de pressão na garrafa e no barril, e isso elimina qualquer chance de gerar espuma. Nada!

A coisa fica ridícula, também, pelo conjunto da obra.

Ontem mesmo eu envasei umas garrafas. O rack de garrafas (comprei um pra 90) fica trás de mim. Eu coloco uma pra encher, ela enche, e então tiro e já coloco embaixo do tampador, pego outra garrafa, e já coloco pra encher, e então posso voltar pra garrafa anterior, tampar (enquanto a outra está enchendo sozinha), e colocar na bandeja/pingador de Inox que já fica acoplada na câmara fria... sendo que nesse pingador consigo colocar até umas 40 garrafas... ou seja, eu consigo fazer tudo sem sair do lugar, sem fazer força, com os barris gelados, linha gelada, e tudo extremante fácil de limpar... além de poder fazer o que quiser pois a bandeja de inox embaixo tem dreno que vai direto pro ralo.

Pra limpar o contra-pressão é ridículo também pois eu simplesmente conecto um barril com sanitizante, coloco uma garrafa, e abro a entrada de líquido, só que em vez de bloquear quando está perto de encher a garrafa, eu deixo o sanitizante "transbordar" pelas linhas de CO²..... ou seja.... limpa a linha de cerveja, de CO², tudo, e todo esse líquido já indo direto pro ralo pois já está tudo conectado. Depois disso, com a garrafa ainda nele, eu abro o CO². O que ele faz? Ele empurra todo o sanitizante em excesso das linhas de volta pro barril, e depois começa a repressurizar o barril de sanitizante com CO², hehehehehe...

Segue a foto de ontem:

10153223_694137780643530_6230640747573944817_n.jpg
 
Last edited:
Mais uma vez parabéns!!!!!!!!!
Você fez o projeto todo ou teve base em outos envasadores?
 
O projeto em si foi em que bolei..... sistema de alavanca é comum e existe em milhares de envasadoras pelo mundo.
 
Estou montando meu equipamento todo em inox, e muitas decisões tomei vendo seus equipamentos,
voce colocou este projeto no papel com medidas.
Se tiver pode compartilhar para tentarmos fazer parecido?
 
Não cara, esse foi o único projeto que fiz até hoje que não projetei nada em 3D antes. Fui fazendo, medindo, testando a garrafa para ver a posição, etc. Haviam muitas coisas que não adiantaria eu medir ou projetar antes... então fui construindo e bolando as soluções ao mesmo tempo.... o que aliás... é bem divertido. :)

Abraço,
 
Termaco em Porto Alegre. Tem em qualquer casa para materiais/sistemas pneumáticos.
 
Sensacional ... sem palavras pro projeto .... parabens

Me coloque na fila para comprar 1 tbm ....
 
Ficou sensacional mesmo. Adorei o minimalismo da solução da cruzeta. Poderia passar especificações mais detalhadas dela? Qual o diâmetro interno de cada ponta da cruzeta? Será que só trazendo de fora mesmo?

Parabéns pelo projeto!
 
parabéns, velho! muito massa. tu é fudido na lança hahaha
 
Muito bom o projeto.

Vai fazer o vídeo? Estou montando uma. Onde é a entrada do CO2, à esquerda ou direita? Vi que são 3 entradas/saídas de gás, qual a função de cada uma?

Abc
Marcio
 
Bom dia Guenther,
gostei seu prejoto de envasamento, bom trabalho. Muito details, acho vc trabalha na area mecanico.
Vc usei pequenas torneiras para fechar o CO2. Onde vc comprou elas?

Tirei um screenshot

Abraco
Ralf
 

Attachments

  • Screenshot_2015-01-09-05-32-33.png
    Screenshot_2015-01-09-05-32-33.png
    28.3 KB · Views: 341
Guenther,

Me desculpe, eu realmente não havia visto a especificação da cruzeta no post.

Agora encontrei.

Parabéns pelo projeto.
 
@guenther você está usando a envasadora ?, quanto a carbonatação da garrafa ficou perfeita ?, encontrou algum problema ou dificuldade de uso durante esse tempo ? posso copiar seu projeto ?
 
@guenther você está usando a envasadora ?, quanto a carbonatação da garrafa ficou perfeita ?, encontrou algum problema ou dificuldade de uso durante esse tempo ? posso copiar seu projeto ?

Sim, continuo usando.

Cara, é uma envasadora de contra-pressão. Se ela funciona direito, qualquer dificuldade encontrada é mal uso de quem tá usando por falta de conhecimento, etc (maioria dos casos).

Sobre copiar o projeto... é pra isso que eu postei.

Abraço,
 
Super bacana sua envasadora... não deixa a desejar nada pelas que existem por aí comercialmente e, especialmente, porque foi feita por você.
Parabéns!!!
:mug:
 
@Guenther, achei muito bem bolado seu projeto, então resolvi fabricar um clone. Já comprei os retalhos de chapa inox e estou tirando as medidas para iniciar os cortes.

Se voce puder contribuir somente com a medida do braço onde vai a cruzeta seria fabuloso, pois aí já posso basear para fabricar o meu e me ajudaria a ter uma ideia tbm. Caso tbm possa informar a altura total das chapas laterais eu agradeceria.:)

Parabens pelo projeto!
 
Back
Top