Entupiu... =/

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlexCorsato

Well-Known Member
Joined
Feb 10, 2014
Messages
105
Reaction score
20
Pessoal, fiz 2 blond ale e meu filtro funcionou legal, mas quando fiz a weizen ele entupiu e com certeza minha cerveja não vai ficar muito boa, foi muito difícil filtrar na peneira.

O que posso fazer para melhorar o sistema?
Mudar de filtro? Adicionar fundo falso? BIAB?
 
O segredo para não entupir com cerveja de trigo é fazer a recirculação BEM devagar.

Além disso, pode ser uma boa pensar num melhor dimensionamento do seu sistema de filtragem, o que não substituirá a recirculação devagar.
 
Acredito que a recirculação já está bem devagar, pois desde o começo quase não saia mostro pela torneira e nem preenche os espaços nas mangueiras da bombinha... pra falar a verdade não saiu nem o suficiente para recircular assim.

Quando tentei fazer com jarra e escumadeira, sem sucesso também, pois não saia nada pela torneira... o mostro ia ficar eternamente lá..

Hoje tenho uma mini-bazoka, e também tenho um grain bag de mussolini, mas achei que ele reteve demais e a filtragem era muito lenta, optei por não usar e ficou bom numa blond ale, mas não deu certo na weizen.
 
Tem que tomar cuidado na moagem dos grãos. Cada grão tem características diferentes (dureza, tamanho, etc), que exigem regulagens específicas. Uma moagem muito fina pode aumentar a eficiência mas vai dificultar a filtragem do mosto.
Alguns cervejeiros recomendam um repouso mais longo aos 45 ºC que, além de gerar os precursores que vão gerar sabor de cravo, ajuda bastante na redução da viscosidade do mosto, facilitando a filtragem.
Mas acho que isto não vai ser tão significativo assim no resultado final. Durante o processo uma boa parte deste trub vai decantar e Weizen tem turvação mesmo.
 
Back
Top