Em busca de duas receitas: Baden Baden Red Ale e Eisenbahn Strong Golden Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Carloseb

Member
Joined
Aug 8, 2018
Messages
7
Reaction score
0
Location
Sao Paulo
Bom dia!

Não encontro as receitas citadas pela internet de forma nenhuma.
Já encontrei um tópico deste sub-forum sobre a strong golden, mas sem dicas sobre a sua receita, alguém já descobriu?
Meu senso sabor-tipo de malte ainda é baixo, mas eu suspeito que a red ale não seja uma red ale e que a strong golden não seja uma belga.
Considero ambas bem maltadas, mas a strong golden é mais doce. Não sinto esterificação em nenhuma das duas, então suponho que um US-05 dê conta. Imagino que ambas levem açucar para acentuar o teor alcoolico.
Sem ideias para os maltes e os lúpulos.
Sugestões?
 
Cara, eu fiz uma SGA onde usei 100% malte pilsen e açúcar cristal no final da fervura, usando a levedura BE-256 da Fermentis (ABBAYE). As diferenças para a SGA da Eisenbahn foi principalmente a COR que na minha ficou bem mais clara, e o DULÇOR RESIDUAL que na minha foi praticamente zero (essa levedura é bem agrassiva e a FG ficou em 1.000 partindo de OG de 1.074). Na Eisenbahn esse dulçor residual chega a ser enjoativo, agora posso te afirmar categoricamente, a levedura que a Eisenbahn usa é sim do tipo belga (de jeito nenhum é US-05), pois os sabores residuais típicos de leveduras belgas estão lá e comparando, a minha e a deles ficaram bem próximas nesse quesito.
Uma sugestão de malte seria utilizar 100% pale ale com açúcar cristal no fim da fervura, acredito que a cor vai ficar bem próxima da Eisenbahn, ou fazer um grist entre pilsen e um caramelo (caragold ou carared, por exemplo) pra chegar próximo aos 10 de EBC, e adicionar açúcar no fim da fervura.
Se vc domina a técnica, pode tentar fazer um candy-sugar em casa (eu tentei uma vez e não consegui), ou mesmo compra-lo (melhor opção), aí usa malte pilsen de base e puxa a cor no candy...
Agora, tem que usar levedura belga, se não vc vai ficar longe da pretendida SGV da Eisenbahn. Não precisa ser a BE-256 que é agressiva demais, mas a T-58 ou a BE-134 são boas pedidas.
Lúpulo usei Styrian Golding, gostei bastante do resultado.
Abraço, boa brassagem.
 
O motivo de não gostar da Eisenbahn SGA é o dulçor residual enjoativo, e olha que sou apaixonado por estilos belgas... Acho que o @DallaPria te deu as dicas essenciais em relação a ela.

Em relação a Baden Baden Red Ale, ela é uma cerveja mais potente em teor alcoólico (Imperial Red Ale), pode tacar bastante malte para aumentar a OG dela e contra-balancear o dulçor com um lúpulo de amargor clássico acima de 30 IBUs.
 
O motivo de gostar tanto da Eisenbahn SGA é justamente o dulçor residual enjoativo. Alguma sugestão de gravidade final pra chegar naquele sabor? E eu coloco algum ou alguns maltes caramelo na receita, certo?
 
O motivo de gostar tanto da Eisenbahn SGA é justamente o dulçor residual enjoativo. Alguma sugestão de gravidade final pra chegar naquele sabor? E eu coloco algum ou alguns maltes caramelo na receita, certo?
Tenta ficar na faixa mais alta de FG do estilo, entre 1,010 e 1,016, que deve ficar um residual evidente.

Além de Pilsen, talvez um pouco de Carablond para pegar um dourado mais profundo seja interessante.

Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk
 
Para o dulçor, use maltes caramelo que já foram sacarificados e entregam açucares não fermentáveis ao mosto. Para ajustar o teor alcoólico e dar uma secada, use açúcar de cana.
 
Back
Top