Eisenbahn Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rins

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
690
Reaction score
225
Pessoal alguém teria a receita do clone dessa cerveja?
É uma das que eu mais gosto e eu nao faço ideia dos ingredientes que leva.
 
Mais alguém conhece a receita dessa cerveja?
 
Mais alguém conhece a receita dessa cerveja?

É como o Ronaldo disse. É uma pale ale belga, usa fermento belga, porém extremamente neutra pra uma fermentação desse tipo. Então o segredo de fazer um bom exemplar com certeza está na fermentação, nem tanto na receita.

De malte base muito provavelmente usam pilsen nacional pelo custo. Eu já faria melhor e substituiria por pilsen belga ou pale ale belga. Uns 7% de caramelo mais uns 3% de malte tostado, talvez biscuit, devem chegar próximo.
 
Será que ela fica mais próxima com o S33, T58 ou US05?

A receita do Tiago deve chegar na cor e tal...
A pegada dela é 100% fermento.
US05 é neutro demais...
T58 e S33 já seriam "melhores", mas vais te decepcionar se colocares lado a lado com a Eisenbahn.
 
Tem algum que substitua o 3538? Não achei nada referente a isso
 
Será que ela fica mais próxima com o S33, T58 ou US05?

Eu estou cogitando usar levedura liquida a partir do próximo batch. Não sei se é algo no meu processo, nariz defeituoso ou uma confluência de júpiter na sétima casa de saturno, mas eu simplesmente tenho feito ales com um aroma bem 'flat', passando quase desapercebido. Tanto o S04 quanto o US05 não me agradaram nesse quesito. Vou dar uma chance ao T58, mas é bem provavel que eu parta para leveduras liquidas já no próximo batch.

Eu hidrato a levadura e faço o pitch de 1 pacote para 10L de mosto, começo a fermentação em 15ºC e subo para 18, onde ela permanece durante a fermentação primária e secundária.
 
Eu estou cogitando usar levedura liquida a partir do próximo batch. Não sei se é algo no meu processo, nariz defeituoso ou uma confluência de júpiter na sétima casa de saturno, mas eu simplesmente tenho feito ales com um aroma bem 'flat', passando quase desapercebido. Tanto o S04 quanto o US05 não me agradaram nesse quesito. Vou dar uma chance ao T58, mas é bem provavel que eu parta para leveduras liquidas já no próximo batch.

Eu hidrato a levadura e faço o pitch de 1 pacote para 10L de mosto, começo a fermentação em 15ºC e subo para 18, onde ela permanece durante a fermentação primária e secundária.

Que eu saiba a diferença de líquida pra seca é a variedade, líquida não é necessariamente superior à seca, acho que você tá com uma idéia errada sobre leveduras.

Dito isto, seria uma boa dar uma pesquisada em cada fermento antes de usar, a temperatura que você fermenta também pode influenciar no resultado final.
 
Que eu saiba a diferença de líquida pra seca é a variedade, líquida não é necessariamente superior à seca, acho que você tá com uma idéia errada sobre leveduras.

Dito isto, seria uma boa dar uma pesquisada em cada fermento antes de usar, a temperatura que você fermenta também pode influenciar no resultado final.

Concordo com o Raisoshi...

As duas leveduras que vc citou não irão te dar nada de aroma derivado de fermento.

O US05 é limpo, não afeta sabor nem aroma, deixando os lúpulos brilharem.
O S04 vai destacar o malte no sabor, mas não deve aparecer de sobremaneira no aroma, como um fermento belga, por exemplo.
 
Que eu saiba a diferença de líquida pra seca é a variedade, líquida não é necessariamente superior à seca, acho que você tá com uma idéia errada sobre leveduras.

Dito isto, seria uma boa dar uma pesquisada em cada fermento antes de usar, a temperatura que você fermenta também pode influenciar no resultado final.

Não afirmei que levedura liquida é melhor, até porque não utilizei. Apenas disse que o perfil aromático do S04 e US05 não me agradaram muito.

Realmente, temperaturas mais altas geram mais esteróis. Talvez fermentar a 19/20º ao invés dos habituais 18º me entreguem um aroma melhor sem gerar diacetil.

O jeito é fazer teste! :rockin:
 
Não afirmei que levedura liquida é melhor, até porque não utilizei. Apenas disse que o perfil aromático do S04 e US05 não me agradaram muito.

Realmente, temperaturas mais altas geram mais esteróis. Talvez fermentar a 19/20º ao invés dos habituais 18º me entreguem um aroma melhor sem gerar diacetil.

O jeito é fazer teste! :rockin:

Mals então, é pq do jeito que vc falou parecia que tava esperando melhor resultado só porque é líquido hehe.

Não tem jeito, se quiser um aroma de fermento belga tem que usar fermento belga, geralmente vc encontra descrições do fermento.

Se ler inglês pode pesquisar relatos de quem usou pq os americanos tão nesse hobby há muito mais tempo e tem gente que já usou de tudo praticamente e depois contou a história kk. Pode procurar listas brasileiras também, só a probabilidade de encontrar relatos de fermentos menos comuns fica bem menor por uma simples questão de quantidade.
 
Eu leio muita coisa do HBT gringo, mas confesso que é muita informação pra assimilar.

Vou dar uma estudada nas cepas disponíveis aqui no Brasil pra ter uma idéia melhor do que esperar.
 
Será que ela fica mais próxima com o S33, T58 ou US05?

Novamente concordo com a resposta do Ronaldo, esses fermentos são bacanas, mas nenhum deles vai chegar lá, ao menos não pra "clone". Dos 3 acho que iria no s33. t58 não tem a ver, é belga, mas é muito fenólico e o us05 não tem nada muito especial...

Eu já tentei fazer belgian pale ale aproximando a cerveja da palm, que também é bem neutra, também não consegui fermento certo. Fiz 2 levas, uma usando o trappist da bio4 e outra usando o belgian ale deles também (acho que esse ultimo foi um lançamento sazonal) o último deriva se nao me engano da achouffe. Com ambos o aroma de fermento ficou muito proeminente pra uma tentativa de uma cerveja neutra com "toque" de fermentação belga.

Se fosse refazer, utilizaria o segundo, que é mais frutado e menos fenólico e talvez tentaria fazer um blend com fermento neutro e um pitching rate bastante alto pra amenizar o sabor. Embora nunca tenha feito essa tentativa de neutralizar uma fermentação utilizando 2 fermentos.

Abraço
 
O Belgian Ale da Bio4 será que chega perto desse tipo de fermento?
 
O Belgian Ale da Bio4 será que chega perto desse tipo de fermento?

Provavelmente dos disponíveis é um dos que mais se aproxima. Mas tem que se esforçar um pouco pra ele não dominar o sabor. Produz cerveja bem frutada.
 
E que tal o m27 ?

Desconheço esse na prática... O problema são as descrições dos fermentos as vezes feitos pelas companhias... A mangrove recomenda o uso desse fermento pra desde Saison, passando por todas as modalidades de trapista, até belgian pale ale... e isso é meio chato, porque a variedade de fermentos belgas é enorme e a diferença entre eles é grande também. A gente acaba não sabendo na real o que o fermento é, já que muito dificilmente as empresas citam de qual cerveja ou cervejaria foi retirada a cepa.

No site da malteshop cita o t-58 como substituinte desse fermento. Se realmente for, não acredito ser bom candidato.
 
o Belgian Ale da Bio4 numa temperatura mais baixa, 18... 19... talvez possa te dar o gostinho bem sutil que a eisenbahn pale ale tem.

Vale a tentativa, tem qualquer maneira, vai ter uma bela cervejinha pra tomar!
 
O M27 da Mongrove Jacks alguém já usou?
Eu comprei dele pra experimentar.
 
Poxa fiz com o m27, fermentei a 17 graus e fico beeem parecida com a Eisenbahn Pale Ale, do jeito que eu queria.
Fabuloso!
Mas tem que baixar bem a temperatura como fiz, pra nao criar tantos ésteres. FIcou bem equilibrada e com alto drinkability. O unico defeito foi que ficou com 6% de alcool, na proxima é brassar em temperatura um pouco mais alta.
 
Poxa fiz com o m27, fermentei a 17 graus e fico beeem parecida com a Eisenbahn Pale Ale, do jeito que eu queria.
Fabuloso!
Mas tem que baixar bem a temperatura como fiz, pra nao criar tantos ésteres. FIcou bem equilibrada e com alto drinkability. O unico defeito foi que ficou com 6% de alcool, na proxima é brassar em temperatura um pouco mais alta.

Ou diminuir a quantidade de grãos... essa Pale Ale é bem sequinha, aumentar o corpo dela talvez não seja o canal!

Mas legal que deu certo o perfil de fermentação.

Abraço
 
Poxa fiz com o m27, fermentei a 17 graus e fico beeem parecida com a Eisenbahn Pale Ale, do jeito que eu queria.
Fabuloso!
Mas tem que baixar bem a temperatura como fiz, pra nao criar tantos ésteres. FIcou bem equilibrada e com alto drinkability. O unico defeito foi que ficou com 6% de alcool, na proxima é brassar em temperatura um pouco mais alta.

Passa a receita pra eu tentar tb.
 
Então eu tenho esta receita mas ainda não testei, peguei ela nas listas de email, alguem não lembro quem, jurava ser a receita original, bom...
segue

Eisenbahn Pale Ale

Para 2800 Litros

Pilsen 485kg
Viena 25kg
Carafa tipo3 3,5kg

L. Nugget 1,510kg – 60 min
L. Tradition 0,475kg – 10 min
Fermento - Leuven Pale Ale 3538 0,100kg

Arriar malte a 48°c
62°c - 20mim
65°c - 10mim
72°c 20mim teste iodo ok?
aquece ate 78°c
 
Então eu tenho esta receita mas ainda não testei, peguei ela nas listas de email, alguem não lembro quem, jurava ser a receita original, bom...
segue

Eisenbahn Pale Ale

Para 2800 Litros

Pilsen 485kg
Viena 25kg
Carafa tipo3 3,5kg

L. Nugget 1,510kg – 60 min
L. Tradition 0,475kg – 10 min
Fermento - Leuven Pale Ale 3538 0,100kg

Arriar malte a 48°c
62°c - 20mim
65°c - 10mim
72°c 20mim teste iodo ok?
aquece ate 78°c
Entao. O problema he q nao diz og fg nem ibu.
Ai fica dificil.....
 
Entao. O problema he q nao diz og fg nem ibu.
Ai fica dificil.....

Medindo a FG da cerveja original e lendo o ABV dela (no rótulo) vc consegue montar todas as informações no software.

Abraço
 
Medindo a FG da cerveja original e lendo o ABV dela (no rótulo) vc consegue montar todas as informações no software.

Abraço

Boa! Não havia pensado nisso! Só lembrar, para quem for tentar, que é necessário retirar o gás da amostra antes de medir a FG...
 
Fala galera segue a receita:


Eisenbahn Pale Ale Clone v.01


Belgian Pale Ale (16 B)



Type: All Grain
Batch Size: 22,00 l
Boil Size: 27,96 l
Boil Time: 60 min
End of Boil Vol: 24,96 l
Final Bottling Vol: 21,50 l
Fermentation: Ale, Single Stage


Date: 20 Jun 2015
Brewer: Rins
Asst Brewer:
Equipment: Panela 32 Litros Aluminio
Efficiency: 72,00 %
Est Mash Efficiency: 78,5 %
Taste Rating: 30,0


Taste Notes:



Ingredients


Amt

Name

Type

#

%/IBU

5,00 kg Pilsen Agromalte (3,5 EBC) Grain 1 93,2 %
0,25 kg .WE Château Crystal [Castle Crystal 150] (148,0 EBC) Grain 2 4,7 %
0,11 kg .WE Château Melano [Melano 80] (80,0 EBC) Grain 3 2,1 %
48,00 g Goldings, East Kent [5,00 %] - Boil 39,0 min Hop 4 22,6 IBUs
1,16 Items Whirlfloc Tablet (Boil 15,0 mins) Fining 5 -
17,00 g Goldings, East Kent [5,00 %] - Boil 0,0 min Hop 6 0,0 IBUs
1,0 pkg Mangroove Jack M27 Dry Yeast 7 -


Gravity, Alcohol Content and Color

Est Original Gravity: 1,055 SG
Est Final Gravity: 1,010 SG
Estimated Alcohol by Vol: 5,8 %
Bitterness: 22,6 IBUs
Est Color: 15,4 EBC

Measured Original Gravity: 1,053 SG
Measured Final Gravity: 1,005 SG
Actual Alcohol by Vol: 6,3 %
Calories: 487,7 kcal/l


Mash Profile

Mash Name: Temperature Mash, 1 Step, Light Body
Sparge Water: 19,34 l
Sparge Temperature: 75,6 C
Adjust Temp for Equipment: FALSE


Total Grain Weight: 5,36 kg
Grain Temperature: 19,0 C
Tun Temperature: 22,0 C
Mash PH: 5,20

Mash Steps


Name

Description

Step Temperature

Step Time

Saccharification Add 14,99 l of water at 70,6 C 64,4 C 90 min
Mash Out Heat to 75,6 C over 10 min 75,6 C 10 min

Sparge: Fly sparge with 19,34 l water at 75,6 C
Mash Notes: Temperature mash for use when mashing in a brew pot over a heat source such as the stove. Use heat to maintain desired temperature during the mash.



Carbonation and Storage

Carbonation Type: Keg
Pressure/Weight: 55,21 KPA
Keg/Bottling Temperature: 2,0 C
Fermentation: Ale, Single Stage


Volumes of CO2: 2,3
Carbonation Used: Keg with 55,21 KPA
Age for: 15,00 days
Storage Temperature: 5,0 C


8 dias fermentando entre 17 e 18 graus, últimos 3 dias a 25 graus diacetyl rest.

15 dias a 5 graus maturando.
 
Uma pequena obs. Nao usei o malte escuro, conforme a receita original, a cerveja ficou um pouco mais clara mas com cor de cobre.
Usei o fermento M27, portanto baixem beeeem a temperatura dele, se não ele vai esterificar de mais.
 
Rins,

sua receita está com o fermento "Pilsner Urquell (Bio4 #SY001)".
É isso mesmo?? Esse não é pra lager?
 
Esse seu "baixem beeem" é os 17º que vc usou? Eu vou testar esse fermento tb e pela 1ª vez usar a gelatina e por no postmix.
Obrigado.
 
@Rins fiz sua receita ontem e está a 18º mas nada de atividade no airlock. Estou lendo em vários lugares que o M27 gosta de ficar entre 22 e 30º. Você cosneguiu uma boa fermentação nessa faixa de 18º?
 
@Rins fiz sua receita ontem e está a 18º mas nada de atividade no airlock. Estou lendo em vários lugares que o M27 gosta de ficar entre 22 e 30º. Você cosneguiu uma boa fermentação nessa faixa de 18º?
Cara. Eu fiz a 17 e o air lock no primeiro nao ficou borbulhando muito. Esse fermento tem um certo lag phase.
Ontem fiz um teste cego entre a minha receita e a eisenbahn ficou dificil saber qual era qual.
 

Latest posts

Back
Top