Eficiência muito abaixo do esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

danilonog

Active Member
Joined
Jan 9, 2016
Messages
35
Reaction score
3
terminei a brassagem de uma APA esse final de semana, e notei que a eficiência ficou bem abaixo do esperado.


OG estimado = 1055
OG medido = 1038

essa é minha terceira cerveja, e as outras duas também tiveram baixa eficiência.
Onde eu posso estar errando?
O que eu posso fazer para melhorar essa eficiência baixa.
 
Vc esta calculando a eficiencia usando beersmith ou outro software? Essa eficiencia é a da mosturação ou global? Além de varios fatores já mencionados aqui no fórum, como moagem dos graus, se vc fez lavagem dos graos e por qto tempo (informe qual é o seu equipamento), no beersmith por ex a perda de liquido devido volume morto, nas mangueiras, etc, impacta significamente sua eficiencia global.

Mas dê mais informaçoes de seu sistema e processo, só assimalguem podeajudar.
 
Em qual temperatura estava o o mosto quando vc mediu a OG? Vc fez a correção de acordo com a temperatura? Quando comecei minhas brassagens também fiz 2 com eficiência baixa e não fazia a correção, e assim sempre sobrava água de lavagem. logo a OG era na verdade bem mais alta do que aquela que eu media e cabia mais água pra levar para a fervura.

Abs,
Sergio
 
No meu caso se deveu a moagem do malte. Quando passei a moer mais fino a OG bateu.
 
uso um filtro bazuca e faço fly sparge.
pelo o que eu andei lendo pode ser esse o erro.

Minha eficiencia dava baixa por esses motivos... Minhas panelas eram muito largas eu perdia muito açucar nas laterais(58% de eficiencia).
Comecei a fazer bath sparge e minha eficiência subiu para 82%!
Tem um post fixo sobre lavagem, do Guenther, da uma lida lá...
 
fiz a correção de acordo com a temperatura, provavelmente eu devo ter errado na moagem dos grãos e no fly sparge.
mas como eu faço o batch sparge?

recircular, drenar tudo, lavar, recircular e drenar tudo

é isso mesmo?
 
Uma boa maneira de descobrir se o problema da baixa eficiência está na mostura ou na lavagem, é medir a densidade do primeiro mosto, ou seja, antes de lavar.
Eu tive várias vezes problema de baixa eficiência.
Mas da última vez que brassei, usei fundo falso para mostura e fiz fly sparge, beeem devagar.
Fui lavando e medindo a densidade com o refratômetro. A OG chegou no ponto certo quando eu recolhi uns 4 litros de mosto a mais do que caberia na minha panela para ferver.
Resultado: como não havia espaço para ferver tudo, a eficiência total ficou na casa dos 65%, mas se eu tivesse conseguido aproveitar todo o mosto recolhido, teria ido para 75%.
 

Latest posts

Back
Top