Efeito da água sanitária sobre brettanomyces

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

emiliomachado

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
105
Reaction score
18
Pessoal, alguém que manja bem do assunto sabe dizer se a água sanitária tem efeito sobre brettanomyces? Seria suficiente para matar as benditas?
 
Cara, água sanitária tem um potente efeito sanitizante contra leveduras em geral, ela mata mesmo. Agora, depende de alguns fatores, depende da quantidade utilizada, concentração da solução, formação ou não de biofilmes (crostas de microorganismos), tempo de exposição, etc...

Qual o motivo da pergunta? Foi algum fermentador que teve contaminação por Bretta e vc quer recupera-lo?
 
Cara, água sanitária tem um potente efeito sanitizante contra leveduras em geral, ela mata mesmo. Agora, depende de alguns fatores, depende da quantidade utilizada, concentração da solução, formação ou não de biofilmes (crostas de microorganismos), tempo de exposição, etc...

Qual o motivo da pergunta? Foi algum fermentador que teve contaminação por Bretta e vc quer recupera-lo?

Quanto aos fermentadores pra mim não é um problema. Na verdade a minha dúvida seria sobre outros utensílio que possam entrar em contato com ele. Mais especificamente na hora de engarrafar como tubo de enchimento, colher, o balde graduado que uso pra fazer o envase, etc. Se logo após o envase eu deixar eles na água sanitária seria o suficiente, visto que terão contato por pouco tempo com a cerveja fermentada com bretta?
 
Last edited:
O IDEAL é usar um equipamento separado, como sabemos.

Se for usar mesmo o balde, após o uso, encha-o com solução de água sanitária e não apenas pulverize pela superfície. O mesmo eu digo para os equipamentos, deixe-os completamente submersos no sanitizante ao invés de apenas pulverizar. Pesquise sobre as concentrações de uso da solução com água sanitária e o tempo de exposição, esse tipo de informação faz toda diferença.

OBS: ácido peracético também é muito efetivo contra leveduras/fungos.
 
Água sanitária em ambiente ácido é eficiente. Ela pura não é tão eficiente. Pra tornar o ambiente ácido, basta diluir em água.
 
Back
Top