duvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vinikz

Member
Joined
Oct 20, 2017
Messages
6
Reaction score
0
Boa tarde, eu e meus amigos recentemente começamos a fazer cerveja juntos. Temos algumas dúvidas.
Quando fazemos a recirculação percebemos que na borda da panela cria um pequeno vão, o problema é que nossa bazooka é circular na borda da panela, tivemos de optar por esta pois os grãos queimariam no centro da panela.
Isso já ocorreu com alguém? moldar o assentamento dos grãos com a pá antes de inciar a recirculação mudaria algo?

Não trocar de recipiente entre fermentação e maturação(fermenta 7 dias e matura 15+-) acarreta algum problema?

A clarificação melhoraria apenas a aparência ou algo a mais?

Devido a vários problemas no processo do ultimo lote acabamos passando batido no whirlpool e ela está com densidade maior que o primeiro lote. Vai influenciar muito no sabor? ela vai ficar apenas mais densa ou algo a mais?
Durante a fervura furou a mangueira do gás e criou uma labareda em direção ao botijão(vi minha vida passar na minha frente hehehe)
Vocês utilizam mangueira com tamanho maior ou algo assim?

obrigado desde já
:tank:
 
Eu tenho um fogareiro que uso mangueira com tamanho maior pois como o furo na parede para a casinha do gás fica do lado esquerdo do balcão e a entrada de gas fica do lado direito do fogareiro eu preferi deixar uma folga maior na mangueira para poder deixar ela mais longe do fogareiro o bom é que a mangueira. Nao fique encostada na parte metálica do fogareiro pois as vezes ela esquenta bastante. Eu comprei uma mangueira multiuso pois a para gas mesmo acho que a maior é de 1,20 m se não me engano. Quanto de densidade ficou acima? Olha geralmente o sabor não altera muito, ela vai ficar mais alcoólica só.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu tenho um fogareiro que uso mangueira com tamanho maior pois como o furo na parede para a casinha do gás fica do lado esquerdo do balcão e a entrada de gas fica do lado direito do fogareiro eu preferi deixar uma folga maior na mangueira para poder deixar ela mais longe do fogareiro o bom é que a mangueira. Nao fique encostada na parte metálica do fogareiro pois as vezes ela esquenta bastante. Eu comprei uma mangueira multiuso pois a para gas mesmo acho que a maior é de 1,20 m se não me engano. Quanto de densidade ficou acima? Olha geralmente o sabor não altera muito, ela vai ficar mais alcoólica só.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Então é esta mesmo de 1,20m que temos, mas pra evitar de morrer na próxima vamos procurar uma maior.
a densidade estava em 1030 a 5ºC.

obrigado pela resposta
 
Boa tarde, eu e meus amigos recentemente começamos a fazer cerveja juntos. Temos algumas dúvidas.
Quando fazemos a recirculação percebemos que na borda da panela cria um pequeno vão, o problema é que nossa bazooka é circular na borda da panela, tivemos de optar por esta pois os grãos queimariam no centro da panela.
Isso já ocorreu com alguém? moldar o assentamento dos grãos com a pá antes de inciar a recirculação mudaria algo?

Não trocar de recipiente entre fermentação e maturação(fermenta 7 dias e matura 15+-) acarreta algum problema?

A clarificação melhoraria apenas a aparência ou algo a mais?

Devido a vários problemas no processo do ultimo lote acabamos passando batido no whirlpool e ela está com densidade maior que o primeiro lote. Vai influenciar muito no sabor? ela vai ficar apenas mais densa ou algo a mais?
Durante a fervura furou a mangueira do gás e criou uma labareda em direção ao botijão(vi minha vida passar na minha frente hehehe)
Vocês utilizam mangueira com tamanho maior ou algo assim?

obrigado desde já
:tank:


Tá... vamos por partes...

Eu também uso bazooka circular, pois tenho um mexedor automático e tive que abandonar a bazooka reta. Este vão na borda da panela pode ter sido causado por ter começado a recircular muito rapidamente. Sempre abra bem pouco a torneira da panela na hora de recircular. Faça assim até a cama de grãos começar a se formar. Se você recircula "na jarra", vai ser um saco, eu sei. Se vc tem uma bomba para recircular automaticamente, é mais tranquilo. Mas nunca abra toda a vazão da torneira, pois isso vai criar um vácuo, e esse vácuo vai formar esses "caminhos", o que vai diminuir drasticamente tua eficiência (pois alguns grãos não serão lavados devidamente).

Não tem problema vc "moldar" novamente a cama de grãos, porém isso vai desmanchá-la. Aí vc terá que recircular novamente para remontá-la. Mas é melhor fazer isso do que não ter uma lavagem eficiente. Uma vez eu fiz uma witbier com muito trigo em flocos, e tive que refazer a cama de grãos umas 5 vezes, pois estava entupindo tudo o tempo todo.

Não tem problema usar o mesmo recipiente para a fermentação primária e secundária (maturação). Eu mesmo já mantive por mais de 2 meses e não tive o tal problema de off-flavors por autólise. Porém, se for fazer uma cerveja que exija um tempo bem maior de maturação, é aconselhável transferir para outro.

A "clarificação" a que vc se refere é a da recirculação, certo? Acredito que mantendo as partículas maiores na panela de brassagem já é suficiente. Fazer uma recirculação mais perfeita não implica necessariamente em uma cerveja mais límpida. Tem vários outros fatores que vão influenciar neste detalhe, como o cold break (baixar a 1 grau depois da fermentação) e até mesmo um processo de filtragem. Também há quem faça clarificação com ovo e outras substâncias. Eu nunca fiz.

Whirlpool eu não faço. E isso não vai impactar na densidade. O que impacta na densidade é apenas a quantidade de açúcares que você conseguiu extrair na mostura. Como disse, eu não faço whirlpool. Existe uma polêmica a este respeito, pois enquanto alguns dizem que é indispensável, outros dizem que o melhor mesmo é mandar todo o conteúdo da fervura pro fermentador.

Veja aqui: http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/



Eu uso um brewstand, o gás fica embaixo da panela. A mangueira tem 1m.

:rockin::rockin:
 
Back
Top